segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Exposição nas Redes Sociais



A internet trouxe o universo para dentro de nossas casas. A frase, em linguagem figurada, cabe bem aos nossos dias, considerando a abrangência das redes sociais. Mas que tal avaliarmos essa frase sob a perspectiva literal? No meu caso foi quase isso: a internet esteve prestes a trazer, se não o universo, pelo menos a população da região metropolitana de Porto Alegre para dentro do meu lar. Se não fosse o quase, eu teria tido meus 5 minutos de fama em rede nacional, quem sabe até internacional, como aconteceu com a jovem inglesa que divulgou no Facebook  sua festa de aniversário e teve a mansão  invadida pelos convidados de todos os lugares da web.

Imagine que, num momento de suprema inspiração, você que raramente participa de forma ativa das redes sociais – porque tem mais o que fazer – resolve checar se por um milagre alguém postou algo importante  lá, e dá de cara com um convite. Normal, se não fosse um detalhe: A FESTA É NA SUA CASA!  Pois é, aconteceu. E lá estava, divulgado para quem quisesse ler e anotar, meu endereço com os devidos pontos de referência. Como todo convite, trazia data e horários específicos – por sinal, um horário em que eu tinha outro compromisso agendado e nem estaria em casa!  As autoras da promoção do evento, facilmente identificadas pela postagem, eram amigas minhas. Organizaram a despedida de um amigo comum e decidiram que minha casa era o melhor local. Só esqueceram de solicitar minha aprovação, SÓ ISSO! Detalhe tão insignificante... Afinal, por que eu precisaria saber, não é mesmo? Festa surpresa é coisa tão divertida... Fica ainda mais divertida se o anfitrião é convidado assim, via internet, numa rede social que ele raramente utiliza!

Nesse dia, pensei seriamente: para que preciso de uma rede social, afinal de contas?! Para isso?! Mas então lembrei dos amados amigos distantes, espalhados pelas tantas cidades onde já morei; dos familiares queridos, contatados frequentemente graças à tecnologia; dos leitores diligentes, sempre visitando meu blog e minhas páginas... E concluí: o perigo não está nas redes sociais, nossa ingenuidade é que é perigosa!

Expomos nossa vida como se ela fosse um livro aberto, e até nos orgulhamos dessa frase. Mas isso virtualmente. Pois fisicamente nem as penitenciárias de segurança máxima se utilizam de tanta tecnologia para manter o perigo distante quanto nós o fazemos. Estamos presos dentro de casa, mas flertando todos os dias com o perigo. Atrás das grades que erguemos em volta de nossa propriedade, mas abrindo as portas para o inimigo e convidando para um chimarrão. Tão fácil é o acesso de qualquer um a nossa vida pelos meios virtuais!

É preciso cuidado com o que postamos, ali deixamos nossa assinatura. Quantas moças já ouvi lamentando a imagem denegrida pela opinião alheia, procurando fofoqueiros e culpados. Mas que cuidados tiveram com as fotos que divulgaram? E com as afirmações que acompanharam seu nome em cada postagem? Se a atualização é feita, imagina-se que seja para gerar comentários. Que paradoxo tentar, por não gostar dos resultados, tolher a crítica dos outros! A discrição é a regra número 1 para quem quer desfrutar somente dos benefícios das redes sociais. Aliás, é o segredo para o sucesso em tudo nesta vida.

Voltando ao incidente com as amigas, uma maldade me ocorreu: eu poderia devolver o favor divulgando os nomes delas agora mesmo! E elas nem poderiam sentir-se ofendidas, pois estariam no lucro já que eu preservaria seu endereço. Ao invés disso, prefiro dar-lhes o exemplo daquilo que solicito para mim: por favor, respeitem minha privacidade e tomem somente a liberdade que eu lhes der no que tange meu lar e minha família. E, se lhes parecer sábio, ajam com a mesma cautela quanto a suas próprias vidas e suas declarações públicas.

Logicamente, as meninas retiraram o convite da web e foram perdoadas pelo deslize duplo de agendar algo em minha casa sem que eu fosse consultada e, pior, divulgar o convite pelos quatro cantos do mundo antes de minha aprovação – que obviamente elas nunca tiveram! Espero que tenham aprendido algo com isso. De minha parte, aprendi: para algumas pessoas é preciso dizer claramente até que ponto permitimos sua interferência em nossa vida. Não é que haja nelas maldade. Sua ingenuidade já é o suficiente para nos acarretar sérios problemas.

Se grandes são os riscos de equívocos na vida real, olho no olho, quanto mais na vida virtual! Ser precavido – como diz um amigo meu – não é defeito. Contudo, a liberdade existe e há quem goste de compartilhar cada passo que deu dentro de casa, e em que direção foi. Tudo bem. Mas não reclame depois!

Suzy Rhoden
Gravataí, 21 de novembro de 2011


9 comentários:

  1. Oi Suzy,

    muito instrutivo seu texto, conheço pessoas que tiveram problemas sérios com a exposição na rede.

    Aqui conhecemos pessoas maravilhosas, mas também surgem pessoas com segundas e terceiras intenções.
    É sempre bom tomar cuidado!

    beijos e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  2. fora o tempo que perdemos né Suzy!?.... muito bom o texto

    Rafael F de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Susy...
    Surpresas?
    Oras Bolas...
    A comunicação diária já é difícil onde existe entonação de voz, postura, olhar...etc...imagina quando ela é fria, no sentido de só lermos o texto, fica a critério de quem a interpreta...
    Mas, por favor, surpresas?, ai já passou quilômetros do limite permitido de confiança.
    Desconfiada que sou e com os dois pés atrás para surpresas, creio eu, muitas vezes, na péssima intenção de muitas pessoas. Sou traumatizada, quem quer intimidade demais na real, eu to me distanciando...talvez seja coisa de minha personalidade mesmo, pois adoro as pessoas, adoro uma conversa, um café...mas uma conversa, não entrevista...kkkk
    Aquarianos são estranhos mesmo, prefiro pensar assim....heheh
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que susto! Acho que cairia dura !!! Credo, mas é uma ingenuidade mesmo das amigas,heim?

    Ainda bem que conseguiste perdoar,rsrs...

    É mesmo um perigo e temos que saber usar,senão... beijos,tudo de bom,chica

    (Como foste na prova?Espero bem!)

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzy, às vezes me assusto diante de tanta exposição nas redes sociais, por isso os golpistas encontram suas vítimas tão facilmente.
    Confesso que fiquei chocada com a falta de bom senso das suas "amigas", rsrs, mas você se saiu muito bem, nada como um basta para por as coisas nos seus devidos lugares.
    Seu texto, muito bem elaborado, é um alerta à muitos desavisados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Suzy.
    Às vezes fico assustada com a falta de noção de algumas pessoas nas redes sociais...
    Quando a gente pensa que já viu de tudo,aparece cada coisa!rsrs
    (A festa surpresa que suas 'amigas' organizaram,por exemplo!).
    Sem contar que acho completamente fora de propósito,certas pessoas ficarem atualizando o status no Facebook,a cada 5 minutos,com coisas que não interessam à ninguém,exceto à elas...
    Bjs!
    Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Senhora!! Suzy, quando vejo certas coisas é que me dou razão: não faço parte de nenhuma rede social, graças a Deus! Nego-me sempre.

    Respeitar a privacidade dos amigos é obrigação, afinal para que se expor tanto?

    Suzy, a Internet é ótima, hoje ninguém mais conseguiria viver sem ela, e por vários motivos, mas todo o cuidado é pouco; sempre 'menos é mais' - a frase que também serve para a Internet.

    Gostei do teu texto, serve de alerta. Eu ficaria louca...

    beijos
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  8. Suzy,
    Muitas vezes eu fico pensando nisso, nessa tecnologia toda que nos expõe e nos aproxima do mundo. É certo que precisamos estar atentos, mas é uma delícia essa oportunidade de conhecermos pessoas tão interessantes. Eu fico feliz de poder conhecer pessoas que certamente eu não teria a oportunidade de conhecer, você é uma delas. Obrigada por seu carinho de sempre.
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  9. O lado B das mídias Sociais. Duas em uma, as mídias sociais junto às tecnologias mais recentes são o maior sistema de espionagem já inventado pelo homem. Gravam tudo o que você fala, e se expões registrado em vídeo e fotos e textos para a eternidade.
    Alteram suas regras, as mídias sociais, mudando todo o comportamento de uma sociedade e ou levando-a ao constrangimento porque expõe suas particularidades. Que só se fazia entre amigos íntimos ou às escondidas entre quatro paredes. Porque o usuário ainda se ilude que a Internet é algo privado, que só você ou quem você quer tem acesso às suas informações íntimas e particulares, naturalmente confidenciais como inclusive confidências verbais ou escritas feitas à algum(a) amigo(a).
    E o que é pior, em dois pontos:
    Primeiro, existem organizações criminosas especializadas em criar armadilhas para pessoas comuns que vivem solitáriamente e usam a Internet em uma frequência maior. Transformando-as em reféns (vítimas) das próprias confidências, levando-as à navegações excusas, tenebrosas e às escuridões das trevas "também ciberneticas" as expondo e comprometendo com situações inimagináveis.
    Segundo: é uma mídia que está nas mãos de meia dúzia de empresas influenciando as massas, o planeta, e de alguma forma com os seus dados estatísticos extraídos dos segredos pessoais guardados em seus bancos de dados. Ameaçando a todo momento e ou constrangendo e inibindo os movimentos legítimos em defesa de suas pátrias. Também transformando seus usuários em reféns (vítimas) das próprias confidências, navegações secretas e exposições de suas estratégias políticas, quando não se aproveitando dos momentos pessoais, suas intimidades e particularidades verbais ou físicas.
    Mesmo os Guerrilheiros, rebeldes, revolucionários e independentes são dependentes e submetidos às ações das plataformas que usam para "erguerem suas vozes" como: Facebook, twitter, Google, Yahoo, Gmail, hotmail, msn, Blog, Orkut, Linkedin, que s
    ap bancos de dados gigantescos que guardam as informções de todo o planeta com os seus IP´S. O que apelidei de era apocalÍPtica, com o maior´e único detentor da informação de todos inclusive das mídias sociais, o próprio grupo detentor da W W W, que controla tudo, cada virgula movimentada por todos eles.
    Os supercomputadores calculam estatisticamente tudo, baseado em informações pessoais para tomarem conclusões sobre mudança de comportamento à até um golpe de estado em uma nação, e como e onde se aproveitar disso.
    Como exemplo, de nome sugestivo, No Brasil temos o Tiranossauro, apelidado de Tirano, é um supercomputador da receita federal brasileira que cruza dados de seu cartão de crédito, imóveis (cartórios), contas bancárias de mais de 170 bancos, conta telefônica, plano médico, chegando `a mais de 30 opções de cruzamentos de informaçoes, hoje. Com tendência a aumentar sempre, vasculhando a vida fiscal e financeira de todo cidadão brasileiro e em milésimo de segundos.
    Imagine os supercomputadores que calculam estatisticas via mídias sociais, WEB, bancos de dados, identidade digital de voz nos bancos de dados das empresas telefônicas e etc?
    Esta na hora de criar um movimento que crie alternativas para que não fiquemos à mercê de meia dúzia de detentores desta tecnologia. Criar e fortalecer outras mídias sociais em bancos de dados independentes e seguros de privataria e acabar com o monopólio midiático e de espionagem que se instalou na Internet.
    José da Mota.
    Comentário para artigo publicado no blog de Altamiro Borges, para artigo de Luiz Carlos Azenha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...