segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Férias Escolares


Final de janeiro e eu ainda não tinha falado sobre elas: as férias escolares tão esperadas, sonhadas, desejadas pelos brasileirinhos!  Lembro bem de meus tempos de criança, contava os dias para entrar em férias... Mas acho que meus pais contavam os dias para que elas acabassem: eu não era o tipo de criança que se satisfazia com desenhos animados na TV, requeria um pouco mais de emoção, adrenalina nas atividades, para angústia de meus progenitores. Minhas aventuras demandavam energia extra que eles nem sempre tinham a oferecer...

Sei exatamente como eles se sentiam há uns vinte e tantos anos atrás. Tenho filhos em idade escolar. Mas será coisa de primogênito essa teimosia em desbravar o mundo?! Meu garotinho de 6 anos me colocou essa dúvida no último final de semana...

Tivemos a ideia de levá-los a um sítio. Lugar perfeito, com local adequado para pescaria, piscina, área para camping, e até uma cascata. A pesca foi uma beleza, atividade ideal, recomendo para todos os pais: você ensina o filho a sentar e esperar a boa vontade do peixe. A cada 3 horas, dá uma conferida pra ver se o pobre fisgou. E tudo no mais absoluto silêncio, pra não espantar as vítimas. 

Mas como meu filho é realmente meu filho, morreria de tédio se tivesse que passar 5 minutos ali, naquela interminável espera. Não teve outro jeito, tivemos que encarar a cascata...

Subimos pela montanha, e retornamos pelo riacho. Não sei qual das trilhas foi mais cansativa. Pra mim, claro. Pois meu primogênito agia como se fosse o guia de nosso grupo, a frente de todos, explorando todas as possibilidades. Sua alegria era completa quando encontrava um desafio! Acessorado por seu irmãozinho e outros amigos de mesma faixa etária, deliberava sobre a ação mais acertada: contornar um tronco que obstruía nosso caminho ou andar sobre ele, exercitando o equilíbrio? Nós, adultos, não éramos chamados a dar palpites. Talvez  porque, ofegantes, estivéssemos alguns quilômetros atrás da criançada...

Ao final da trilha, como era de se esperar, algumas crianças reclamaram do cansaço. Citaram os obstáculos como pontos negativos. Mas foram de imediato contestadas por meu menino, que curtiu especialmente os desafios da caminhada. Disse que o mais divertido era ter que decidir o que fazer diante de um problema... Nem os espinheiros que encontramos o detiveram, para tudo seus olhos perspicazes encontraram uma solução.

Aprendi tanto com meu pequenino em um único dia! Ele cresceu e eu nem havia percebido... não tanto em estatura, mas em conhecimento e sabedoria. O menino tímido da sala de aula deu lugar ao aventureiro resoluto, decidido a enfrentar e vencer qualquer barreira em seu caminho. Se pudéssemos olhar como ele para nossos problemas diários, não perderíamos tempo chorando e lamentando: avaliaríamos a situação e então agiríamos, sendo positivos em todas as coisas.

Como recompensa, encerramos o dia nas águas cristalinas da piscina. Quem se lembrou das quedas durante a trilha? Ou dos espinhos que por um instante causaram dor? E ainda do esforço para escalar pedras lisas e íngremes? Ou dos obstáculos superados dentro d’agua? Não, as dificuldades não foram lembradas. Mas serviram, certamente, para que desfrutássemos da calmaria da piscina com ainda mais alegria e gratidão.

Engana-se quem pensa que férias escolares são pausas no aprendizado. Eu particularmente penso que é para essa época, quando estamos mais próximos de nossos filhos, que a Escola da Vida reserva suas melhores lições.

Suzy Rhoden

7 comentários:

  1. Olá,Suzy!!

    O aprendizado não para nunca né?!Quem tem crianças pequenas sabe bem...rsrsr
    Que passeio lindo fizeram!Meu filho também não aguentaria a pescaria...um pouco talvez...rsrsr
    Minha filha nem pensar!!!rsrsr
    Lindo texto querida!!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. LINDO,Suzy e que belas fotos...

    Concordo que a cada dia das férias podemos aprender. Há limites que temos que respeitar, a natureza a preservar, tanto a falar!

    Até o silêncio é preciso escutar! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Suzy,

    Você narrou umas férias em que todas as crianças gostariam de ter: vários amiguinhos, o silêncio numa pescaria e trilhas com emoções lideradas pelo seu filhote. Mas mostrou ao mesmo tempo uma mãe preocupada, responsável e presente em todos os momentos.

    Deu pra notar, amiga, sua preocupação em conduzir suas crianças para uma vida com responsabilidades. Diria que foram lindas férias com um cunho educativo. Mas deu pra perceber, também, a sua surpresa em perceber atitudes de liderança em seu filho, uma criança que cresceu e que lhe surpreendeu. E estas fases a gente se orgulha; vamos vivenciando todas as fases e vendo que nossos filhos estão começando a sair debaixo de nossas asas e que em breve se tornarão adolescentes e depois adultos. E esta é uma fase que deixa muitas saudades. Aproveite! Passa muito rápido.

    Beijão, amiga.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  4. Suzy, aproveitar cada momento e fazer disso um aprendizado é a melhor forma de educar a alma. Fico impressionada com as crianças, a pureza faz deles verdadeiros mestres, principalmente quando educados tendo como base a sabedoria cristã.
    Pelo visto as férias foram animadas, nada como a energia dos pequeninos que parece não se esgotar nunca!
    Parabéns pelo texto e pelas lindas fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que passeio maravilhoso...
    E seu filho é um desbravador :)
    Adorei o texto e as fotos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Suzy!

    É verdade: as crianças hoje só querem adrenalina. Mas eu qdo pequeno, era como vc e os de hoje: nada de sala e televisão!

    Gostei da história. Sim, é sempre assim: quando o prazer é grande depois do martírio, nem lembramos do que passamos. Vale a pena!

    Uma perguntinha: aquela última foto mostra 4 crianças na piscina. São todos seus??? Benzadeus, como diria minha avó! rsrs

    1 bjo pra vc
    Cesar Cruz

    ResponderExcluir
  7. Suzy

    Achei incrivel sua abilidade com as palavras, não sabia desse dom!
    em relação ao texto sinto-me inspirada, visto que nossos primogenitos seguiram a frente do grupo e aproveitaram cada momento, o Felipe com menos disposição é claro. Mas ainda se vangloreia a todos que encontra que ele pescou um peixe.
    Acredito que aprendi mais sobre eles e sobre o aproveitamento desse tempo naquele dia do que em semana.
    Sua Familia é Especial e Maravilhosa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...