sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Intolerância Religiosa?






Minha crônica nesta semana ia por outros rumos, bem diferentes deste que me sinto obrigada a tomar devido ao meu comprometimento com a verdade. Refiro-me ao infeliz artigo de Luis Fernando Verissimo, publicado em Zero Hora, entre outros jornais de grande circulação no país, nesta última quinta-feira. Seria mais um artigo, dentre tantos, com o qual eu poderia concordar ou discordar, se não fosse a leviandade nas palavras do escritor, e diante delas não posso permanecer calada e inerte. É preciso que os equívocos sejam desfeitos e explicarei porque me sinto em condições de fazê-lo.

Não sou escritora conhecida, nem tenho a presunção de comparar minha cultura com a de Luis Fernando Verissimo, importante escritor nacional. Não venho aqui fazer duelo de conhecimento. Porém saio do anonimato  para esclarecer as inverdades proclamadas em tom de deboche contra a igreja da qual sou membro, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sobre a qual não tenho apenas vagas informações, mas conhecimento amplo adquirido como membro ativo e fiel dessa religião ao longo de vários anos. Posso, portanto, falar com mais credibilidade sobre ela do que um escritor que sequer pesquisou em fontes oficiais antes de lançar sua opinião sobre o público. Testifico que algumas afirmações são levianas e que não se aplicam, conforme foram elaboradas por Verissimo, à A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A "religião Mórmon" - apelido dado à igreja por não membros - tem estado em evidência devido ao crescimento de Mitt Romney na corrida eleitoral pela presidência dos Estados Unidos. Que alguns gostam, outros desgostam da opção religiosa do candidato, é fato: é normal, é saudável, posto que  temos nosso livre arbítrio e nossa liberdade de expressão. Considero sagrada essa liberdade, e  não questiono por um instante o direito que Verissimo ou qualquer autor tem de proclamar-se favorável ou contrário a um partido político ou religião. Espalhar mentiras, porém, é baixo. Se motivadas pela ignorância, coloca a cultura e o conhecimento da pessoa, por mais conhecida e ilustre que seja, em cheque; se motivadas por ideologia pessoal, revela intolerância religiosa, o que para mim é pior do que a própria ignorância.

Verissimo equivoca-se completamente ao afirmar que a religião de Mitt Romney permite a poligamia – inferindo que Romney, que só tem uma esposa, não seja um Mórmon praticante, visto que não segue as normas de sua igreja. Se seguirmos essa linha de pensamento, meu esposo, Bispo da igreja na região de Gravataí, é também membro inativo pois sou sua ÚNICA esposa. E não existirão outras, uma vez que declaração oficial, datada de 06 de outubro de 1890, proíbe casamento plural para membros de nossa religião. O descumprimento da lei conduz à desassociação da igreja. Como então afimar levianamente que Romney descumpre as normas de sua igreja por ter uma só esposa?! Estamos visivelmente diante de um paradoxo.

Causa-me espanto saber que um escritor renomado emite julgamento a respeito de um assunto sem buscar conhecimento em fontes oficiais. Estaríamos diante de um caso de intolerância religiosa? Mauro Loureiro defendeu em seu blog a seguinte visão dos fatos: “O que me incomoda é que um candidato a uma eleição política seja desqualificado por pertencer a uma denominação religiosa. Isso contraria os princípios básicos de uma democracia e das regras mínimas de tolerância religiosa. É algo tão inaceitável quanto o preconceito racial."Seria esse o fator motivador para tamanho deboche? Lastimável.

Fico aqui pensando no motivo que uma pessoa teria para atacar a crença de outra... Não consigo entender! Jamais fiz isso - o que não significa que eu aceite ou concorde com tudo que ouço e vejo por aí. Mas respeito é fundamental entre pessoas civilizadas e que se dizem cultas. Eu não me sentiria à vontade pra falar de uma prática religiosa, por exemplo, se não tivesse mergulhado profundamente nela e soubesse com detalhes de sua história, e só me arriscaria a proferir algo se tivesse certeza de sua veracidade. Eu, que sou um ninguém, tenho o cuidado extremo de evitar a leviandade em minhas palavras. 

Enquanto isso, segue a corrida presidencial lá nos Estados Unidos, uns torcendo por Mitt Romney, outros por Barack Obama. Eu, aqui, torço acima de tudo para que a intolerância religiosa seja vencida, assim como todo e qualquer preconceito, pois não basta ser instruído: é preciso ser sábio nesta vida.

Suzy Rhoden


89 comentários:

  1. Suzy...
    Sabia que um dia essa confusão iria acontecer,é realmente horrível ver pessoas que nem conhecem falando sobre uma coisa tão séria como religião e no caso fazendo uma confusão daquelas.Gostei muito do seu post,você sabe explicar muito bem a verdade.
    parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! Vc dissse tudo, Suzy. Espero que um dia Veríssimo possa mesmo conhecer "a" verdade!

    ResponderExcluir
  3. "Fiquei satisfeito com suas palavras... pois não basta ser sábio,tem que ser instruído.lfv,me decepcionou com a falta de conhecimento,por alguém que considerava um homem além se sábio,instruído.use a inteligência não somente para escrever,ou pensar.mas use-a para fazer as coisas corretamente,tomar escolhas certas,falar coisas certas,e verdadeiras.lfv decepcionante!!!

    ResponderExcluir
  4. Suzy querida!!..AMEIIi.. sua cronica vc diz oq muita gente gostaria de dizer!!..inclusive eu!Obrigada..e meus sinceros cumprimentos por sua expressividade..vc foi clara e objetiva...Eu espero que assim como aqueles que atacaram em turbas vieram a conhecer a verdade..Verissimo possa conhecer e aprender que nunca sabemos de tudo e antes de falar e comentar algo precisamos buscar em fontes confiavéis oq não sabemos..Bjão..

    ResponderExcluir
  5. Suzy, fico feliz ao ler suas palavras esclarecedoras das inverdades divulgadas pela midia atraves do referido artigo do renomado escritor, formador de opiniao! Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Susy! Por meio de tuas palavras,fica o desabafo de cada membro fiel desta igreja. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas equivocadas a respeito da fé que professamos. É uma pena que, tamanha ignorância, tenha vindo de alguém que é considerado culto e bem instruído. Mas, de qualquer forma, o teu recado foi bem mandado. Abraço. Janete Vargas

    ResponderExcluir
  7. Suzy...
    Falou e disse!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Eu já fui membro da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias e, apesar de não partilhar e nem praticar mais os preceitos religosos desta, tbm me fiquei chocada com tamanha ignorância e prepotência do Luis Fernando Veríssimo. Como um renomado escritor como ele se põe a criticar e satirizar com tanta ênfase um assunto que ele ignora???
    Decepcionante!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. PUXAAA... FAÇO DAS SUAS AS MINHAS PALAVRAS E GOSTARIA DE TÊ-LA COMO AMIGA NO MEU FACE E ASSIM DIVULGAR ESSAS SUAS PALAVRAS E CRIAR FORÇAS NA REDE SOCIAL CITADA. PALAVRAS DE CAUSAR ORGULHO A MINHA PESSOA!!!
    PARABÉNS AMIGA SUZY ;) ÉS COM CERTEZA MULHER DE QUALIDADES DIVINAS E UMA ESPOSA, FILHA E MÃE (SE JÁ É...)DE EXEMPLO... BJÃO E MUITO SUCESSO NA SUA VIDA ESPIRITUAL.

    ResponderExcluir
  10. Testifico e apoio as palavras de nossa amiga Suzy, Fatos verdadeiros. Por outro lado um escritor respeitado por muita pessoa escreve suas críticas baseadas por fontes erradas. É como colocar-se na lista de ignorante pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Faço das palavras de Sandra Annenberg minhas palavras para essa crítica infeliz:
    "Mas que deselegante..."

    ResponderExcluir
  12. Mas uma mente cegada pela região que so atrasa o mundo moderno....tsc tsc
    Apenas lamento

    ResponderExcluir
  13. Suzy,
    Gostei da clareza dos fatos que postou aqui. Parabéns!
    Realmente Verríssimo não foi feliz em seu comentário sobre a igreja.

    ResponderExcluir
  14. Falar sobre algo sem saber do assunto é pura tolice, ignorância, quase uma impulsividade de causar uma polêmica, polêmica essa SEM FUNDAMENTO. Talvez até não tenha intenção de causar polêmica, porque do mesmo modo que a mente "brilhante" de Luis F. V. fez esse artigo de nível ignorante, ele não poderia ter pensado na consequência da burrice. Lamentável é saber que existe pessoas com mentalidade de alguns animais: irracional. Desculpe as palavras pesadas, me sinto indignado com essa redação de 5ª série, onde começavamos nossa estória com ERA UMA VEZ...

    ResponderExcluir
  15. Parabens por defender a verdade e a retidão! que todos possamos ser corajosos assim!

    ResponderExcluir
  16. Amei o seu texto! Demais!!!

    ResponderExcluir
  17. Li o artigo agora há pouco.
    No 1o parágrafo ele vai bem.

    No 2º vai bem até a 6a linha.

    Da 7a linha em diante, comete um erro que certamente vem de sua ignorância sobre o fato de que há duas igrejas conhecidas como igrejas Mórmons.

    Uma delas, fundamentalista, realmente pratica e defende a poligamia, enquanto a outra não apoia essa prática.

    Se o escritor soubesse disso, talvez não tivesse concluido, erroneamente, que:
    1) Todo mórmon é polígamo.
    2) Romney pertence à uma corrente religiosa fundamentalista.
    3) Por não ser polígamo, não é pois praticante da própria fé que professa.

    No segundo parágrafo, o escritor inicia dizendo que a religião é uma coisa de cada um e que não deve fazer parte do embate político. CONCORDO.

    Em seguida fala sobre o mundo e a vida serem misteriosos e menciona que certas teorias seriam tão improváveis quanto absurdas.
    Admira-se do poder crescente do fundamentalismo em "nossas vidas".
    ESTRANHEI ISSO. Então continua a falar sobre fanatismo e fundamentalismo citando exemplos de países ou grupos.

    Ele conclui como que esperando que Romney seja chamado para falar sobre sua religião (Contradiz o início do 2o parágrafo )

    Fala do temor de uma intervenção do anjo Moroni num possível governo do candidado Rominey e finaliza dizendo que é melhor torcer para o Barak Obama. SÚPERFICIAL.

    SUPERFICIAL E DESCARTÁVEL É MINHA AVALIAÇÃO SOBRE O ARTIGO DO ESCRITOR.

    ResponderExcluir
  18. Romney's Speech on Faith (discurso sobre fé), Dec 6, 2007:

    http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=16969460

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela iniciativa!! Vamos colocar para que o mundo saiba somente a verdade!! Chega de julgamentos antecipados!! Oro para que o Verissimo leia este artigo!!

    ResponderExcluir
  20. O pior de tudo isso é que a ignorância do senhor Veríssimo leva muitos incautos a pensarem da mesma forma que ele e a se posicionarem contra a Igreja, numa espécie daquela brincadeira "O chefe mandou..."
    Causou-me espécie a sua declaração, eu que sempre admirei os seus textos. Desta vez ele pegou pesado e não tive como rir do que ele escreveu... Infelizmente para ele. Uma leitora a menos.

    ResponderExcluir
  21. Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e fico muito triste de ver este tipo de artigo! Infelizmente este escritor que quer fazer parte da Academia Brasileira de Letras versou sobre um assunto do qual não tem domiinio algum! Por outro lado, fico feliz em ver pessoas como você que são esclarecidas e não tem medo de defender a verdade!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por suas palavras verdadeiras. Continui sendo verdadeira sempre.

    ResponderExcluir
  23. Parabens irmã pelas suas sábias palavras...O grande Erico Veríssimo que foi um escritor reconhecido e respeitado mundialmente, gaúcho de muito brio e que nos deixou a tempo... dever estar chorando e revoltado pelo que seu filho luizinho comentou, com maldade e dsconhecimento...Cristo falou e disse...Pai perdoa por que não sabem o que fazem, e hoje diria...perdoa porque não sabem o que escrevem e não procuram saber a verdade...Assinado. com muito orgulho. Carlos Pereira.

    ResponderExcluir
  24. Suzy,
    É muito desagradável quando isso acontece, eu passei por essa questão. Sou uma pessoa religiosa e em minha vida busquei alguns caminhos, confesso que de forma eclética, mas realmente o que me interessa é Deus, sua palavra, seu apoio espiritual em minha vida. Não suporto preconceito, independente do nível de conhecimento, ou falta de conhecimento. Afinal não devemos falar do que não conhecemos, ainda mais assim publicamente como fez o escritor.
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  25. Susy, parabéns por suas palavras sábias, bem colocadas e de coragem.

    ResponderExcluir
  26. Quando essa chaga vai ser desvinculada de nossa religião, não é mesmo? Estou de saco cheio de pessoas ignorantes a respeito de nossa fé espalharem falsas doutrinas, com tanta firmeza que todos os que leem acabam acreditando, enquanto, nós, membros, que vivemos o evangelho e conhecemos a fundo, tentamos a todo custo, há mais de cem anos, desmistificar tal informação, a de que vivemos a poligamia. Legal você escrever isso, Suzy. Vou espalhar para meus contatos. Abraços...

    ResponderExcluir
  27. Sabemos que a cada vez mais teremos 'fatos' como este que irão contorcer a verdade... oro para que esse homem um dia conheça a verdade e possa se retratar pelo que falara.
    Parabéns por sua iniciativa Suzy!
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  28. Minha resposta para a opinião de Luís Fernando Veríssimo sobre nossa religião:

    "O estandarte da verdade foi erguido; a mão do ímpio não conseguirá barrar o progresso da obra; (...) a verdade de Deus avançará com coragem, nobreza e independência, até que tenha penetrado cada continente, visitado cada clima, varrido cada país e soado em cada ouvido, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos e o grande Jeová diga que o trabalho está terminado."

    (Joseph Smith, History of the Church, vol. 4, p. 540.), citado por PRESIDENTE BOYD K. PACKER, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos em:
    http://lds.org/conference/talk/display/0,5232,89-2-404-8,00.html#35

    ResponderExcluir
  29. Tínhamos ciência de que com o tempo isso começaria a acontecer; pessoas iriam contorcer toda a verdade a respeito da Igreja.
    Parabéns por compartilhar conosco.
    Beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  30. Falando em poligamia, sabia que Joseph Smith teve 33 esposas e que 11 delas tinha maridos ainda vivos quando se casaram com ele?

    Fato real, não calúnia.

    ResponderExcluir
  31. Coloquei um comentário no facebook, que fica muito fácil alguém se sentir um escritor, ir no google ou qualquer outra fonte e sem fundamento nenhum publicar um artigo. Suas considerações são bem satisfatória p/ nós membros. Infelismente tudo que emanar do Senhor será combatido pelo mal e assim como o Senhor tem seus instrumentos, o mal também.
    Parabéns Irmã, é de pessoas assim que são cautelosas no que escrevem que estamos precisando!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Suzy, sua crônica foi perfeita!
    Sua habilidade em escrever e a simplicidade dizem da melhor forma tudo que sentimos a respeito desse acontecimento!
    Mas respondendo ao comentário anterior do nosso amigo 'O Edito', digo que sim, tem uma outra Igreja intitulada como 'Igreja de Cristo' que foi fundada pelos filhos do Profeta Joseph Smith Jr. Mas o que nos convém caro colega, é que essa não é uma desculpa para a ignorância do próprio Luis Veríssimo sendo que a religião que ele ataca é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que é a religião em que Mitt Romney pertence. E mais, a igreja que você se refere, não tem NENHUMA ligação com a nossa! Se eles se nomeiam 'Mórmons' também, que assim seja porque nós somos Santos dos Últimos Dias.
    Beijos Suzy! :)

    ResponderExcluir
  33. Penso que diante de tanta ignorancia de quem se dia tão entendido LFV, é o momento de pensarmos junto com OM, enfatizar o trabalho dos MS e STS, para que também levem a verdade a essas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir a verdade, temos que ter coragem suficiente para tambem fazermos um trabalho junto aos intelctuais, que pela posição que ocupam hoje em todas as esferas, sociais políticas e outras devem ficar alheios, temos que nos preparar e termos coragem para-abrir a boca- dizer quem somos, oq ue fizemos e o que pensamo para todas as camadas sociais, não sómente lá naquele bairro distante, com pessoas que veem a Igreja como um supermarcado pra resolver e até vesez com promessas de que ser for membro- vamos ajudar- é isso acontece. Erico Veríssimo o grande escritor pai do luisinho, onde está deve estar muito triste pelas colocações que seu filho postou, deve se pudesse com vontade de dar um puxão de orelha no luizinho f.v. OM, vamos trabalhar MS e STRS, vamos visitar e levar a palavra para todos as camadas, inclusive para os intelectuais...Carlos...

    ResponderExcluir
  34. Muito Bom Srª Suzy.
    Sr. Verríssimo, que papelão em!!
    Ai vai uma escritura do Livro de Mórmon pra vc refletir:

    Oh! Quão astuto é o plano do maligno! Oh! A vaidade e a fraqueza e a insensatez dos homens! Quando são instruídos pensam que são sábios e não dão ouvidos aos conselhos de Deus, pondo-os de lado, supondo que sabem por si mesmos; portanto sua sabedoria é insensatez e não lhes traz proveito. E eles perecerão.
    Mas é bom ser instruído, quando se adá ouvidos aos conselhos de Deus.
    2 Néfi 9:28-29

    ResponderExcluir
  35. Olá Suzy!
    Penso que se uma pessoa ignora um assunto,jamais deve se atrever em abordá-lo,o resultado é catastrófico...
    O Luiz Fernando Veríssimo,quis ser engraçado e foi infeliz ao escrever tal artigo.
    Não gosto de ver ninguém atacando crenças alheias.Acho isso leviano.
    Não somos obrigados a aceitar a religião de outras pessoas,mas respeitar sempre podemos e devemos.
    Eu também ficaria indignada se escrevessem coisas equivocadas sobre a minha religião.
    Parabéns por defender a sua igreja.Isso prova que você é uma seguidora fiel.
    Gosto da maneira pela qual vc se expressa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Voce traduziu em palavras o que todos nós sentimos. A intolerância religiosa é abominável ainda mais usando de argumentos totalmente equivocados, sem um mínimo de conhecimento. Vai aqui o meu repúdio a este senhor LFVeríssimo.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Suzy..!
    infelizmente vi nos comentários que LFV tem adeptos..como o caso do ''editor'' ( nome usado para comentar a mensagem)..esta pessoa também não sabe o que diz.
    obrigado pelo post Suzy..parabéns.

    ResponderExcluir
  38. Caro RICARDO DE FREITAS e a todos a quem esta resposta possa interessar:

    Falando em poligamia, sua informação não provém de sites oficiais da igreja nem são fundamentadas por dados históricos (pelo menos você não apresentou aqui as fontes).

    A resposta inequívoca para seu comentário encontra-se neste link: http://mormon.org/question/faq/category/answer/0,9777,1601-2-114-1,00.html

    Trata-se de uma declaração do então presidente da Igreja SUD, Gordon B. Hinckley, datada de 1998. Ela apresenta a verdade a respeito da poligamia, conforme praticada em tempos antigos, e a posição atual e oficial da igreja a esse respeito. Em nenhum momento, as "11 esposas de Joseph Smith com maridos vivos" são mencionadas, porque essa é mais uma inverdade difundida em sites não oficiais, geralmente por pessoas interessadas em atacar nossa fé.

    Grata por sua opinião, pois me deu a oportunidade de postar esclarecimentos aqui. Por favor, visite o site e realmente conheça a igreja e o povo SUD.

    ResponderExcluir
  39. SOU MÓRMON E AGRADEÇO A LUIZ FERNANDO VERISSIMO!

    Não há dúvidas quanto à inteligência e capacidade do homem Fernando Veríssimo, o que me faz acreditar que as mentiras escritas por ele a respeito da Igreja e nossas crenças e práticas não são causadas por ignorância, mas por preconceito religioso, que em muitos aspectos se iguala ao preconceito racial. Fosse apenas pela parte do deboche eu não me importaria, mas mentira já é outra coisa. Por isso, seus artigos, para mim, não serão considerados nunca mais como fonte de informação, se muito de entretenimento, se ao menos me fizerem rir, visto que, pelo jeito, o autor não se baseia na verdade, mas no preconceito, sensacionalismo ou em qualquer outra coisa que possa atrair a atenção do leitor.

    Todavia, passado o primeiro momento de indignação, quero sim agradecer ao ex-estimado Autor por colocar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em evidência. Milhares de acessos estão sendo feitos ao site da igreja agora mesmo por pessoas curiosas em saber sobre a veracidade das palavras colocadas no artigo.

    Para dar uma idéia do que estou tentando dizer, na próxima vez que estiver pesquisando algo no Google, escreva a palavra "Church" (que significa "igreja") o primeiro nome de igreja que irá aparecer é "The Church of Jesus Christ of the Letter-Day Saints" que é o nome oficial da Igreja "Mormon" em Inglês e o link leva o navegante direto ao site oficial da Igreja. Isso acontece graças ao investimento que a Igreja tem feito na midia digital, mensagens no youtube, os vídeos sobre o Natal que a Igreja lançou no ano passado, genealogia, mãos-que-ajudam, programas humanitários, etc.... milhões e milhões de cliques colocaram a Igreja no topo da lista.

    Muito em breve, e também graças a artigos infelizes como o do Autor em questão e pelos milhões de cliques que eles causam, o mesmo acontecerá com o nome da Igreja no Brasil (ou em Português).

    É... parece que a máxima "falem bem ou falem mal, mas falem de mim" prevalesce dessa vez, porque a verdade das ações da Igreja e de seus membros espalhados pelo mundo falam muito mais alto do que comentários preconceituosos e mentirosos. Por isso a Igreja nem se preocupa em responder artigos como este em questão.

    Por isso, meu muito obrigado a LUIZ FERNANDO VERISSIMO.

    Visite www.mormon.org.br

    ResponderExcluir
  40. nossa essa matéria é boa,como existem pessoas que geram polemicas ,qto a religião dos outros .e nem ao menos pesquisam ,assuntos verdadeiros sobre o s verdadeiros fatos? ficam acreditando em vídeos colocados no youtube,são religiosos fanáticos que querem a qualquer custo banir o verdadeiro evangelho que JESUS CRISTO ensinou aqui na terra ,amar à DEUS sobre todas as coisas ,ama ao teu próximo como a ti mesmo,não faça julgamentos para não serdes julgado,porque ficam vendo coisas e criando equívocos para desvertuarem os verdadeiros cristãos.isso é lamentável. tere.

    ResponderExcluir
  41. Amigos,

    Tenho a impressão de que as palavras de O EDITOR têm sido mal interpretadas por alguns: a minuciosa análise que ele apresenta diz respeito ao artigo de Luis Fernando Verissimo (superficial e descartável, em sua opinião), e não ao texto publicado neste blog, de minha autoria. Concordo com a análise feita por ele.

    Havendo esse interesse, O EDITOR está convidado a retornar e desfazer os equívocos.

    Agradeço a opinião de todos, expressa livremente. Nenhum comentário foi moderado até aqui, pois houve respeito nas manifestações. Todas as opiniões são de grande valor, pois nos dão a oportunidade de buscarmos mais esclarecimentos, em fontes oficiais.

    O site da igreja, onde todas as dúvidas no assunto podem ser sanadas, é este aqui: http://www.mormon.org.br/

    ResponderExcluir
  42. E pensar quantos outros assuntos escritos por ele nós lemos achando que estamos sendo informados de forma correta e criamos nossa opinião em cima,bom que as máscaras sempre caem...que estejamos sempre prontos para defender nossas crenças em qualquer cituação mesmo perante pessoas chamadas "ilustres".Como alguém formador de pinião se sugeita a escrever sem embasamento nenhum,é inacreditável e revoltante que ainda exista pessoas que julgam nossas crenças atravez do "ouvi dizer",espero que o Veríssimo leia todos os comentario postados a sua infeliz crônica.

    ResponderExcluir
  43. Você está de parabéns Suzy.

    Mais lamentávelmente isso só vai aumentando, pois as pessoas não pesquisam sobre a igreja verdadeira em FONTES CONFIÁVEIS(SITES OFICIAIS), e a medida que a IGREJA VERDADEIRA vai crescendo os falsos boatos só aumentam!

    ResponderExcluir
  44. Oi Suzy
    Gostei do seu posicionamento com relacao a questao LFV.Vou completar 50 anos de membro da igreja este ano e posso afirmar que a Igreja sai fortalecida por estes ataques,ja passei por muitos,e afinal, a Verdade sai vencedora.Em minha moderada experiencia de vida,faco a seguinte analogia: vivemos em um mundo essencialmente poligamo onde a maioria dos homens e mulheres nao conseguem dedicar suas vidas a um unico parceiro/a como fazemos nos membros da igreja,e uma minoria que pertencem a outras denominacoes religiosas que tambem guardam este conceito e as quais rendo meu respeito e consideracao.Sao estes poligamos mundanos,que atacam a igreja,disseminam maldade no intento de encobrir a sua propria pois nao respeitam a familia e os bons costumes,gerando toda esta animosidade.Em minha vida estabeleci um codigo de etica que uso como bandeira para meu relacionamento com meus semelhantes;Se nao tenho algo bom,positivo,objetivo,ainda que seja uma queixa,para dizer,nao falo.Aprendi isto com meu Salvador Jesus Cristo,Ele agia assim.
    Me considere seu amigo e irmao,um beijo
    Fernando Grahl

    ResponderExcluir
  45. MUITOS ESTAO AFASTADOS DA VERDADE POR NAO CONHECE-LA VERISSSIMO E UM DELES

    ResponderExcluir
  46. se as pessoas pesquisassem direito e soubessem q essa igreja é verdadeira saberiam q poderiam contar com o candidato (:...

    ResponderExcluir
  47. Na verdade a Igreja já está há mais de um ano fazendo uma campanha de esclarecimento junto ao povo americano, por já entender as criticas que certamente virão por conta de um “mórmon” disputando a Casa Branca. A nós , brasileiros cabe mostrar nosso exemplo, e ver o candidato como candidato, não apenas como membro da igreja, pois como tal, também está sujeito a imperfeições.O fato de ser membro da igreja, não significa que ele seja a melhor opção para Presidente da República. Eu , pessoalmente, não gostaria de ver um Republicano voltando ao poder nos EUA. Acredito que se isto acontecer, na atual conjuntura politica mundial, será um atraso. Não defendo a postura de LFV, mas também tenho direito a minha opinião politica.

    ResponderExcluir
  48. Suzy querida adorei esse post e realmente o tom de deboche, sarcasmo e ignorância que ele usou foram o fim, nem parece alguém estudado. Um pouquinho de pesquisa da parte dele já seria o bastante para saber que falou besteira. Será que ele se retratara? Duvido muito.

    bjs

    ResponderExcluir
  49. Li a crônica do Veríssimo e esta. Tb li todos os comentários. Mas é bom lembrar, de acordo com a fé Mormon, a "poligamia foi instituída por Deus" e só "abandonou" a prática por imposição. Os fundamentalistas continuam seguindo a "orientação divina". Os membros não fundamentalistas foram poligamos no passado e acreditam que serão na próxima vida!

    Não acredito que o moderador vá permitir esse texto, mas se permitir, estou aberto para esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  50. Ola Suzy,

    Enquanto " os cultos " como esse tal de verissimo abordam assuntos como esse sobre nossa fé, a verdade está indo avante, pois os verdadeiros cristãos estão buscando e aceitando Cristo e nós estamos ai pra leva-los ao caminho, pois nós conhecemos o caminho e portanto a profecia está sendo cumprida: Falarão bem e mal, e ainda assim não terão exito.

    Fica aqui o meu apoio a tua postagem. Criei 03 filhos no caminho reto, eu, como você e tds os santos que postaram aqui podemos falar de nossa fé, pois a vivemos 24 horas por dia, agora quanto ao Sr. verissimo mostra-se tão culto e na hora de falar de nossa fé não se dá nem o privilégio de pesquisar no google, será que o que ele escreve em seus artigos é fundamentado em que, já que pelo que me parece ele não lê nada, como pode escrever, de onde será que ele tira tanta abrobrinha ??

    Deus vive !

    ResponderExcluir
  51. CARLOS BRAGA,

    Você fez um acréscimo importante ao leitor: mencionou a existência de 2 segmentos religiosos, a saber, os fundamentalistas praticantes da poligamia; e os não fundamentalistas, chamados membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que NÃO praticam a poligamia em tempos atuais. Esse conhecimento, que você possui, foi justamente o que faltou a LFV quando elaborou seu artigo e provocou grande confusão. Ele não se deu ao trabalho de pesquisar a realidade, pois do contrário saberia sem qualquer dificuldade que Mitt Romney não é membro da igreja que ele descreveu, e sim da igreja SUD, da qual também sou membro ativo. Questiono a superficialidade de homem tão importante de nossa literatura, um formador de opiniões! Tinha por obrigação estudar profundamente o assunto sobre o qual ousou escrever com 'ares de verdade'. Esse é o assunto de meu texto - a obrigação que um escritor tem de não ser leviano quando apresenta fatos. Senti-me no direito de esclarecer os equívocos.

    Os demais acréscimos, informando que os membros não fundamentalistas:
    a)foram polígamos no passado: http://mormon.org/question/faq/category/answer/0,9777,1601-2-114-1,00.html
    b)acreditam que serão polígamos na próxima vida: por sua conta, pois essa informação não provém de fontes oficiais da igreja.

    Ninguém é obrigado a aceitar a doutrina SUD, inclusive uma de nossas regras de fé estabelece: "Pretendemos o privilegio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa consciencia; e concedemos a todos os homens o mesmo privilegio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem".

    Solicitamos simplesmente respeito por nossas crenças, assim como respeitamos outros povos, outras religiões. E quem se interessar em conhecer mais, por favor procure as fontes certas: http://www.mormon.org.br/

    ResponderExcluir
  52. Oi Suzy, textos que abrem discussão sobre religião são sempre polêmicos, por isso penso que as palavras devem ser muito bem colocadas e jamais levantar alguma questão sem ter embasamento, conhecimento, enfim. Veríssimo foi infeliz e ele, como uma pessoa pública, portanto, formadora de opiniões, deveria ter mais cuidado ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  53. suzi,

    Obrigado por ter publicado o texto e pelos seus comentários.

    Em relação ao item b, não é minha opinião, é fato. Quando faz-se os convênios no templo e o marido não for leal aos convênios a mulher será dada a outro. A primeira esposa será a rainha e as demais serão a segunda, a terceira, etc.

    Se desejar, quando voltar de minhas férias, ao chegar em casa, posto "as fontes oficias".

    Fui bispo e e tb da presidência da estaca e tenho muitos livros que atualmente não se encontra nas alas, estacas, ou nos Templos.

    Mais uma vez obrigado pela oportunidade de mostrar algumas coisas que a grande maioria dos membros desconhecem.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  54. Irmã Susy,sou membro da Igreja há muitos anos. Quando ouvi esta notícia, fiquei decepcionado com nosso escritor. Sou grato a ti irmã por tua coragem e testemunho da Igreja defendendo nossa fé. Sei que muitos conhecerão a verdade devido a este equívoco do escritor.
    Um grande abraço!
    Augusto Beloto.

    ResponderExcluir
  55. Muito bom o seu texto Suzy! Parabéns!

    ResponderExcluir
  56. Obrigada por esse Post tão esclarecedor, vc é muito corajosa, obrigada por defender nossa crença de mentiras, abraço!

    ResponderExcluir
  57. Temos tanto conhecimento pra adquirir nessa vida, tantos talentos a desenvolver, tantas revelações a receber, tantas experiências espirituais a comtemplar...


    ... perdoe-me pela indelizadeza, mas não há um segundo sequer pra meditar sobre a ignorância e olhar a vida mediovre do senhor verissimo !

    Maravilhoso o artigo.

    ResponderExcluir
  58. Suzi...

    Defender a verdade é muito bom. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  59. Verissimo foi levianamente infeliz em sua crônica. Seus comentários baseados em inverdades o desqualificam totalmente para o nível de escritor que a nossa sociedade o presenteou. Argumentos com opniões contrarias a uma determinada crença é totalmente aceitável numa comunidade democrática, mas a atitude de fundamentar afirmações em cima de informações comprovadamente falsas é realmente lamentável.

    ResponderExcluir
  60. Excelente o artigo Suzy, este talvez seja o maior desafio de uma sociedade livre: ter que conviver com a critica e a sátira aos valores sagrados. Ainda assim o fato tem seu lado positivo, pois permite aos membros fiéis exercitarem a habilidade de defender os principios verdadeiros (Dec 123: 4,5) e corrigir com brandura os equívocos proferidos pelas pessoas ou publicados pela imprensa, transmitindo respostas às perguntas com explanações positivas das doutrinas e práticas da igreja. O importante é sempre sair fortalecido dessas situações, cientes de que o trabalho que fazemos e a causa a que pertencemos é muito maior do que a produção intelectual de qualquer escritor. Parafraseando Bruce R. McConkie, que comparou a igreja a uma grandee organizada caravana passando por um vilarejo: ' O que importa se uns poucos cães latindo tentarem morder os calcanhares dos viajantes cansados? a caravana segue em frente'. (Ensign, nov 1984)

    ResponderExcluir
  61. Oi Suzy,

    Realmente é lammentável como as pessoas têm uma opinião formada sobre coisas que não conhecem.
    Escrever é ótimo, fazer sucesso escrevendo deve ser melhor ainda, mas respeitar as escolhas alheias deve vir antes disso.

    Beijos

    Leila

    ResponderExcluir
  62. obrigada por suas palavra em defesa de nossa crença., muitas vezes nos vemos em situaçoes em que nos atacam por não conhecerem nossa religiao e realmente precisamos estar preparados para defendê-la,. parabens!

    ResponderExcluir
  63. Olá Susy!

    Adorei seus comentários e gostaria muito de me juntar a todos que se indgnaram com os comentários desse escritor. Não ter conhecimento de causa e fazer comentários preconceituosos é pior que a pura ignorância. Ele só esqueceu que todos candidatos tem sua crença e por que o candidato Republicano Mitt não pode ter a sua crença? Espero que esse escritor se retrate, pois ofende a todos que professam uma crença em um país de liberdade religiosa.

    ResponderExcluir
  64. Concordo com vc no que se refere a questão religiosa, porém, esse senhor candidato, representa a extrema direita americana , que prega a liderança americana no mundo e lhes dá o direito de invadir países, matar presidentes, líderes religiosos e quem quer que se oponha aos direitos americanos. Péssimo candidato aos EUA. Péssima pessoa para o mundo. Agora, se é mórmon, crente, católico, umbandista, ateu, isso pra mim não faz a menor diferença... Espero que a liberdade de expressão prevaleça neste blog, e eu não seja censurado por discordar, em parte...

    ResponderExcluir
  65. CÂNDIDO LACERDA,

    De maneira alguma você seria censurado por apresentar sua opinião neste blog, seja ela política ou religiosa. Como você deve ter observado, não me posicionei nem a favor, nem contra o candidato Mitt Romney. Meu foco aqui não foi a ideologia política, mas o ataque leviano a um candidato motivado, possivelmente, pela fé que ele professa ter - o que, em minha opinião, denota intolerância religiosa. Não fossem as inverdades publicadas contra a religião - com o fim de atingir o candidato - eu não teria tido motivos para me expor escrevendo este artigo.

    Obrigada por sua presença nesta página, sua opinião é válida e naturalmente foi publicada.

    ResponderExcluir
  66. Mais uma vez, perfeito! Obrigada por colocar em palavras os sentimentos de todos os membros da Igreja. Apenas queremos o que todas as pessoas querem, independente de suas escolhas: RESPEITO! Não culpo apenas Veríssimo pelo infeliz artigo, mas os jornais que o publicaram sem qualquer responsabilidade, isto coloca em cheque a credibilidade dos meios de comunicação de nosso país, que apenas buscam sensacionalismo e ibope sem se preocupar com a veracidade dos conteúdos. Mídia corrompida é sinal de rebaixamento da democracia, deixando os cidadãos de um país em perigo, à mercê de interesses privados, e não públicos.

    ResponderExcluir
  67. Suzy,
    Perfeita suas colocações, penso que todos nós membros da igreja devemos sim nos manifestar de forma sábia e deixando claro para toda a sociedade de forma geral que não estamos defendendo o candidato A ou B, estamos sim pasmos com o fato de um veículo de informação importante como o Jornal Estado de São Paulo, ter permitido que um de seus colunistas tenha atacado de forma tão vulgar e descarada a nossa crença e religião, isso é preconceito puro.

    ResponderExcluir
  68. Não entendo porque tanta ênfase em distinguir as duas religiões (uma que pratica poligamia e a outra não), pois as duas acreditam na poligamia como doutrina. Também sou SUD e também acho que alguma distinção deve ser feita.

    ResponderExcluir
  69. Muito esclarecedor o seu texto! É uma pena qque algumas pessoas falem sobre cegueira espiritual ou que seguimos cegamente uma religião... puxa! como fico triste com isso! Mas... é asim mesmo...temos que respeitar a todos, mesmo que os que estejam errados...não sigo uma religião cegamente, mas porque a pesquisei e pedi a Deus se era verdade tudo o que eu aprendi... soube em meu coração...por mim mesma...e sou muito feliz por isso! parabéns por sua postura, no texto e na defesa dos comentários!!

    ResponderExcluir
  70. CARLOS BRAGA,

    Sua resposta foi postada no dia 14 de janeiro de 2012, 21:19. Ela aparece imediatamente após o comentário de Antonio Maniçoba, que sucede o seu. Tentei enviar a informação para o e-mail que você deixou, mas eles retornam. Favor confirmá-lo para mim se desejar continuar a comunicação. Você não foi censurado pelo comentário, muito pelo contrário: recebeu a maior de todas as respostas! Não compreendo como não conseguiu encontrá-la... De qualquer modo, aqui está a informação.

    ResponderExcluir
  71. Sou membro desta Igreja já uns 47 anos.Não tenho lembrança alguma de haver visto essa prática, da qual oLFV fala. Tenho tanta experiências espirituais, não tenho como negar felicidade q sinto, pois até salvei a vida de uma neta, através de inspiração divina, Isso aconteceu no final dos anos 90. Hoje ela, LUIZA é uma linda moça e é membro também. Presto meu testemunho q Deus existe e nos dá toda a força q precisamos, nos ilumina e nos mostra toda a verdade. LFV, por favor, vai fundo...pesquise na fonte certa e vc não vai se arrepender jamais.

    ResponderExcluir
  72. SABE,ÁS VEZES EU NÃO ENTENDO OS DESÍGNOS DE DEUS.SALOMÃO TINHA 300 ESPOSAS E INÚMERAS CONCUBINAS E SALOMÃO ERA UM HOMEN DE DEUS...MANDOU MATAR GOLIAS POIS MAIS VALE UM DEGENERAR DO QUE UMA NAÇÃO...EU ACHO NÃO DEVEMOS CRITICAR NAAAADA, NEM OS ERROS DAS PESSOAS,DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO DE CRISTO...AMAR Á TODOS SEM SE PREOCUPAR COM OS PROBLEMAS ALHEIOS.ERROS OU ACERTOS SOMENTE DEUS IRÁ JULGAR.

    ResponderExcluir
  73. Olá Suzy!!!!! Gostaria de conhecê-la pessoalmente, é muito bom saber que existe membros com um perfil e um testemunho como o seu, deixando as nossas crenças a parte, ninguem tem o direito de jugar as opções religiosas uns dos outros, mas preocupar-se se este candidato ou qualquer outro terá a capacidade de governar uma nação dentro dos padrões eticos familiares, morais e sociais que a humanidade espera, quando se trata do presidente dos EUA. Parabens pelo seu comentário e testifico que o Senhor faz grandes milagres em nossas vidas e que a Igreja de Jesus Cristo dos Ultimos dias é um desses milagres , a verdadeira igreja restaurada e capaz de levar as familias de volta ao Pai Celestial e isso é o que importa, todos precisam conhecer antes de falar para que suas opiniões sejam fundamentadas na realidade do contexto e não na opinião a respeito do achismo, parabens pelo seu trabalho, você é uma verdadeira filha do Pai Celestial, mãe amnorosa e esposa dedicada.

    ResponderExcluir
  74. Suzy, como Bispo que fui e em plena atividade na Igreja, me deparo com o exemplo de alguém "que diz que sabe tudo e não sabe nada, e o pouco que sabe lhe será retirado". É senhor Luiz Fernando Veríssimo, achas és o deus do conhecimento; cuidado, o pouquinho de conhecimento que tens, já está sendo retirado de ti, esse comentário fútil e vazio de conhecimento prova isso!!

    ResponderExcluir
  75. Realmente e lastimável, esse mundo está cada fez pior...

    ResponderExcluir
  76. Essa opniões não são verdadeiras, mas A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, é fundamenta em principios eterno, ainda bem que as opiniões, são terrenas....

    ResponderExcluir
  77. SIM ,concordo com tudo o que meus irmãos de fé falaram . Mas!! nós já sabíamos que este tempo chegaria, como no tempo do pioneirismo, agora mas modernizado , vejam , um mórmom concorrendo a presidencia dos EUA !!, muito justo , esta polemica , para mais conhecimento ,e valorização, da igreja SUD. OS ÚLTIMOS DIAS ESTÃO CHEGANDO !! E o mundo conhecerá o poder de Deus .Abraços ,

    ResponderExcluir
  78. Adorei o que escreveu! Tem pessoas, que só porque tem um certo conhecimento,acham que sabe tudo,vc foi inspirada!

    ResponderExcluir
  79. Ricardo,
    Não viaje!!!

    ResponderExcluir
  80. Até agora não entendi porque a candidatura de um candidato Mormon à Presidência causa tanta polêmica?. As pesoas têm medo de que?
    Senhor Verissimo, você ajudou a muitas pessoas pesquisarem sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ultimos dias e ao mesmo tempo deixou de lado a sua credibilidade. continue escrevendo sem pesquisar que ficará sem leitores

    ResponderExcluir
  81. vc é de santa maria? eu fiz missão em santa maria!

    ResponderExcluir
  82. Após várias cartas de leitores para a redação explicando o que ele não pesquisou, Veríssimo se retratou:

    "Errei (...) Gravarei com brasa na testa, para nunca mais esquecer: informe-se antes de dar palpite."


    http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2012/01/19/bombons-427202.asp#.TxhwLXP1TvF.facebook

    ResponderExcluir
  83. CLAUDIA,

    Perdoe-me pela demora na resposta, estava de férias e fiquei algum tempo desconectada.

    Sou de Santa Maria, sim, mas atualmente moro na região metropolitana de Porto Alegre. Gostaria de ter seu email para mantermos contato, pois é provável que tenhamos nos conhecido durante sua missão. Aguardo seu email, um beijo.

    ResponderExcluir
  84. PRISCILA CAVALCANTE,

    Estive desconectada, de férias na praia, por alguns dias. Quando retornei, que surpresa feliz: a retratação de Luis Fernando Verissimo! Obrigada por tê-la compartilhado aqui no blog, ela certamente foi resultado de nossa manifestação como membros, em vários blogs, nas redes sociais e em muitos emails que enviamos para a redação dos jornais nos quais o texto havia sido publicado.

    Luis Fernando Verissimo está perdoado, certamente. E esperamos que coloque em prática o que ele diz ter aprendido: INFORME-SE ANTES DE DAR PALPITE! De qualquer modo, tudo valeu a pena para que muitos se aproximem e conheçam melhor nossa religião, quem sabe até o próprio Verissimo passe a olhar para tudo com outros olhos... quem sabe?!

    O que importa foi termos feito nossa parte no que diz respeito à defesa da verdade. Tenho certeza de que é isso o que o Senhor espera de seu povo nestes últimos dias: "erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações" (D&C 115:5). Como nessa situação específica, estaremos prontos para, a qualquer momento, nos levantarmos e defendermos com diplomacia aquilo em que acreditamos. A sensação do dever cumprido é maravilhosa!

    Obrigada por sua contribuição neste blog, Priscila!

    ResponderExcluir
  85. Nooooooossa ,que texto esse, Suzy! Só falta vir o Veríssimo,rsrs...
    Muito boa essa polêmica e uma coisa é certa: o cuidado de um escritor ao jogar suas palavras...

    Parabéns!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  86. Susy
    Por instantes senti-me orgulhosa de fazer parte de seu rol de amigos, e gostaria de compartilhar com os leitores que LFV foi realmente infeliz com essa cronica, escrever sem ter conhecimento é imperdoável, sempre tive muito orgulho de ser conterranea do pai de LFV, Érico Verissimo que levou o nome de Cruz Alta por onde andou, autor de O Tempo e o vento.
    Tenho certeza que sua retratação fez juz ao seu sobrenome.
    Parabéns pela sua coragem! Parabens por defender o Evangelho de Cristo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...