segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Traçar Metas é Fácil...




Mas onde ficam os planos de ação nessa história? Na maioria dos casos, não ficam...

Temos o estabelecimento de metas como um hábito que acompanha a renovação do calendário. É uma obrigação, mas não significa que estamos de fato comprometidos com aquilo a que estamos nos propondo para o ano que se inicia. É uma mentira que contamos para nós mesmos, e claro que fingimos que acreditamos. Mas nem sempre queremos de fato a mudança registrada e então, criativos que somos, inventamos mil e uma desculpas para justificar o não cumprimento daquela meta.

Sei bem disso, minha mãe não poupou esforços para me ajudar a vencer o terrível e vergonhoso hábito de roer as unhas. Minha ansiedade justificava tudo, atropelava qualquer argumento de minha mãe. Até que, finalmente, as novas e irresistíveis coleções de esmalte me capturaram pela vaidade: parei de roer as unhas da noite para o dia, convencida de que meus tocos de unhas ficariam ridículos naquelas cores extravagantes. Encontrei a motivação que  precisava para de fato mudar um hábito.

Vencer a obesidade, parar de fumar, modificar hábitos alimentados por uma vida requerem mais do que bons argumentos: é preciso vontade indiscutível de vida nova naquele aspecto. Quantas pessoas já não ouviram do médico o ultimato: o cigarro ou a vida?, e são ainda fumantes. Ou já não são mais, pois partiram deste mundo... fumando! Todos conhecemos bem os malefícios, não é a conscientização  que nos falta. Mas a disposição pessoal de sacrificar um prazer momentâneo por algo que se quer mais, algo maior e que geralmente vem a longo prazo. Imediatistas que somos, só aceitamos a troca se for pra hoje o resultado.

Sejamos claros: podemos mudar, renovar nossa vida, sim. Podemos recomeçar a qualquer momento, não somente  em janeiro. Mas precisamos ter a coragem de fazer uma troca que envolve, geralmente, o sacrifício de algo, confiando em resultados que vem com o tempo – e não neste mesmo instante!

Dietas malucas não funcionam, são ilusões do comércio ou seja lá de quem as invente, mas não garantem emagrecimento saudável em uma semana. É loucura acreditar que reduziremos medidas sem encararmos um programa regular de exercícios físicos  – entre  outras tantas facilitações que existem por aí, vendidas como frascos de ilusão para muitos desavisados.

Já não caio nesses golpes, penso inclusive que nunca caí. Adoro fazer metas, traçar planos, mas com boa dose de realismo e disposição para o sacrifício. Percebo um erro comum na maioria das pessoas que se diz disposta a atingir um objetivo: esquecem de elaborar o plano de ação! Traçam a meta e passam o resto do ano esperando pelo milagre. Em dezembro colhem a sensação humilhante de não terem evoluído um milímetro sequer na direção do alvo pretendido.

Precisamos, portanto, de um plano. Se meu foco é o emagrecimento, quais  os hábitos saudáveis que estipularei? Quanto mais específica eu for, mais chances terei de seguir a receita e atingir minha meta. O mesmo vale para o desenvolvimento de novas habilidades, não basta apenas desejar: é preciso pagar o preço em termos de disciplina e dedicação. Faz-se necessário agir rigorosamente de acordo com o plano elaborado.

Há quem diga que já passou da idade para enfrentar uma renovação, para adquirir novos talentos, e que agora basta viver da realização dos filhos e dos netos. Que desculpa esfarrapada para a preguiça! Que medo de reinventar-se! Trago comigo exemplos que me levam para outros rumos: minha mãe, tendo passado a vida toda no interior em prol do marido e dos filhos, aflorou seus talentos justamente agora, na idade madura. Nunca a vi tão feliz, tão segura de si! Continua sendo a mãe devotada de outros tempos, mas agora acrescentou a sua história a consciência do valor individual e transmite isso como legado a sua posteridade, o que me enche de orgulho e gratidão.

Guardo também a lembrança de uma senhora que conheci em Divinópolis, Minas Gerais. Aos 65 anos, decidiu que aprenderia a reger. Não conhecia sequer as notas musicais, mas atenta às lições e disposta a de fato aprender, realizava todos os exercícios extra classe. Seu progresso era visível aula após aula. Quando já dominava a arte de reger, contou-me que então começaria as aulas de canto. No começo, nem eu poderia ser mais desafinada do que ela – e meu caso é grave!  Mas ao final de alguns meses, ouvíamos uma soprano confiante elevar sua voz enquanto comandava um coro de mulheres. Emocionada, aproximei-me  pra parabenizá-la por tanta dedicação, dizendo que me alegrava em vê-la atingir com excelência seu objetivo. “Atingir meu objetivo? Não, querida. Ainda tenho que aprender a tocar um instrumento musical” – foi  sua resposta, pronunciada sem  presunção, mas plena de determinação. Quando deixei Divinópolis, tendo concluído minha missão, Dona Clélia fazia aulas de piano e violino.

A idade não foi obstáculo pra ela. Nem o filho especial, totalmente dependente de seu auxílio. E muito menos as outras crianças especiais, das quais ela cuidava com zelo. Nem as clientes, em seu salão de beleza, reclamaram de seu desleixo, pois ela continuou atuando com total dedicação. E fez tudo isso sem um marido para auxiliá-la em suas muitas tarefas, já que o seu fugiu intimidado diante dos infortúnios da vida, afundou-se na bebida. Ela carregou o fardo sozinha, sem jamais reclamar da sorte que lhe coube. E sem parar de se aperfeiçoar em todas as áreas que desejou.

Traçar metas é fácil... Mas atingi-las é para quem tem um plano de ação, e força de vontade para colocá-lo em prática - não apenas em janeiro, ou então desesperadamente em novembro, mas de forma consistente, o ano inteiro.


Maestro João Carlos Martins, exemplo de superação


Suzy Rhoden

7 comentários:

  1. Que maravilhosa crônica essa ,Suzy!


    Ainda hoje está em um dos meus blogs, uma brincadeira, pedindo ajuda para a Maria Bolacha,srsr...

    Mas estás certíssima: para Tudo que queremos alcançar, metas devem ser estipuladas , procurando, com força de vontade segui-las.


    Adorei! beijos,tudo de bom e que a todas as metas de 2012 consigas chegar...

    chica

    ResponderExcluir
  2. Suzy, este texto está ótimo. Sabe o que precisamos para cumprir metas estabelecidas? Motivação! Sem motivação nada conseguiremos. Precisamos de conscientização, determinação e, se possível alguma ajudinha externa. O ser humano é assim, sem empurrão, não vai. Você lembra do Drauzio Varela no Fantástico? A legião que conseguiu deixar o cigarro? Ali estava ele, junto, presente, incentivando. Narrando e fiscalizando o Brasil inteiro. Assim precisamos de incentivo e motivação pra tudo, amiga. Pra emagrecer, pra não roer unhas, pra passar em concursos, pra acompanhar os filhos de perto na sua educação. Pra tudo. Sem motivação não conseguimos nada, paramos.

    E para cumprir estas metas que você fala, não importa datas festivas, o que importa é a decisão; tomar decisões é uma das coisas difíceis da vida, tudo parece que conspira para dar errado. Mas com força e determinação damos a volta por cima e conseguimos. Quantas superações temos visto! E que show de bola, não? Pessoas deficientes conseguem fazer coisas que nós não conseguimos, e isso prova a força da mente. E mente saudável não tem idade.

    Beleza de texto, amiga!
    Que sirva para que alguém resolva começar. Não importa a data.
    Grande beijo
    Tais luso

    ResponderExcluir
  3. Suzy, fico encantada com alguns exemplos de pessoas que, com um belo plano de ação, alcançaram seus objetivos, muitas vezes, considerados impossíveis. Você tem toda razão, estabelecer metas é muito fácil, alcançá-las é um desafio que deve ser previamente calculado.
    Parabéns pelo texto,como sempre você nos presenteia com essa sua maravilhosa habilidade com as palavras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Suzy!
    Adorei a crônica.
    Que tenhamos coragem de pagar um preço para atingir nossos objetivos.
    Que a preguiça e o medo fiquem de lado.
    Deixar a zona de conforto às vezes é conflitante,mas no final das contas sempre valerá a pena!
    Feliz 2012,cheinho de paz,saúde e realizações!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. SAUDADES MINHA LINDA E QUERIDA AMIGA!
    NEM SEI SE LEMBRAS COMO ENTRASTES NA MINHA VIDA...FOI UM DIA TÃO ESPECIAL QUE MARCOU PROFUNDAMENTE ...
    E HJ NÃO PODERIA DEIXAR DE TRAZER MEU ANJO DE GUARDA PARA JUNTAR AO SEU...E JUNTOS LOUVAR AOS REIS PARA QUE ESTE ANO QUE ESTÁ SÓ COMEÇANDO,ENCONTRAREMOS RAZÕES PARA NOS VISITARMOS ...
    BJS MINHA LINDA FLOR!

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzy,

    então você já morou aqui em Divinópolis? Pois é, eu vivo aqui há 17 anos e gosto muito.

    Sobre o texto, eu gostei muito quando você diz "não é a conscientização que nos falta, mas a disposição pessoal de sacrificar um prazer momentâneo por algo que se quer mais". Trabalho com uma equipe bem jovem e vejo a pressa estampada nas atitudes deles. Não existe mais sacrifício, esforço, espera, coisas que o mundo do imediatismo engoliu.

    Beijos e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Suzy,adorei tua visita em meu blog,e mais ainda,adorei ler esse texto que é estimulante e carregado de vida,o primeiro passo é fundamental depois de planejar alguma coisa,e você está justamente ensinando como se começa esse caminho...
    Beijos!
    Amei!
    O mundo precisa de pessoas que ensinem como caminhar para os objetivos sem utopia,dentro das coisas possíveis.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...