domingo, 22 de julho de 2012

Feliz Dia do Amigo... atrasado! Ou não...


Semana de muitos compromissos, sequer me dei conta de que, no meio dela, havia uma data especial: um Dia do Amigo! Fiquei devendo para muitos queridos, que vieram postar felicitações em minhas páginas virtuais. Sinto muito, não receberam de mim um retorno, um obrigada, um “Feliz dia pra você também!”. Sinceramente, não sou mal educada e nem ingrata, apenas estive ocupada demais justamente nesta semana!

Mas há outro motivo – que não é uma crítica, de modo algum, aos que celebraram esse dia – pelo qual a data me passou despercebida: é apenas mais um dia, no meio de tantos, para se viver a amizade! A mesma gratidão que expressei no dia 20 de julho, poderia ter expressado no dia 19, ou no dia 21... que diferença faz?! Amizade, de verdade, é pra ser vivida todos os dias!

Claro, vale o lembrete do dia 20... Tudo bem, eu aceito, eu até concordo. Mas não me julguem menos amiga caso eu não tenha soltado fogos de artifícios nesse dia! Talvez eu não tenha conseguido, talvez eu tenha estado doente, ou demasiadamente aflita por algum motivo, ou triste, ou... O que quero dizer é que SER um amigo sempre vale mais do que apenas lembrar do dia do amigo!

Estive pensando – esta minha mania de pensar alto... e por escrito! – que qualquer esforço para definir a amizade em palavras é vão. Pois amizade não se descreve e não se mede. E não se cobra, principalmente. Aquela história de “se você é minha amiga mesmo, você faz isso ou faz aquilo” não vale mais nem para o Jardim de Infância! Percebo na reação de minha filha que, quanto mais imposta uma amizade, mais ela foge das amiguinhas tiranas. Bom mesmo é amar de graça e ser amada espontaneamente!

Outro ponto polêmico no assunto diz respeito ao perdão: “errou comigo uma vez, nunca mais!” e similares não fazem sentido para mim. Por quê? Serei eu uma alma extremamente caridosa e evoluída? Não, sou justamente muito humana! Humana o suficiente para saber que eu também erro, muitas vezes sem querer ou perceber, mas erro com meus amigos e dependo da condescendência deles. Erro quando estou mal-humorada e recebo um simples comentário como uma punhalada, reagindo impulsivamente e ferindo quem nem sequer sonhou em me ofender! Erro quando tiro conclusões precipitadas ao invés de, diplomaticamente, esclarecer a situação e desfazer os mal- entendidos.  Erro das mais variadas formas e preciso ser perdoada praticamente todos os dias – por que não perdoar quem erra comigo também?!

Além disso, tenho a alegria de dizer que algumas pessoas que já me feriram são atualmente algumas de minhas melhores amigas. Não faço questão de viver do passado, aprendo com ele e moldo o futuro a partir da lição recebida! Se posso crescer e amadurecer, a outra pessoa merece essa chance também. Feridas cicatrizam e, em tempos de cirurgia estética, são completamente apagadas da pele: por que não dar o mesmo tratamento ao coração? Nesse caso, somos os próprios cirurgiões, mas afirmo que o resultado é incrível!

E se o “amigo” for de fato maldoso e insistir em nos ferir continuamente? É, o mundo está repleto de seres assim, infelizmente. Mas, nessas circunstâncias, o problema está com eles e não conosco! Esforço-me por perdoar da mesma maneira, embora deixe bem claro o limite de atuação que essas pessoas terão em minha vida. Chamo essa estratégia de “legítima defesa”.  Ou seja, minha intenção não é o ataque e sim a defesa de meus valores e princípios: respeito é algo inerente a amizade.

Por fim, questiono a freqüente expressão “amigos verdadeiros”. Na condição de amigos, são obrigatoriamente verdadeiros! Para que a redundância, afinal?! Se não são verdadeiros, que sejam chamados de “meros conhecidos” então! Amigo é amigo, sempre, e ponto final.

Depois de tudo, não venho me desculpar pelo atraso, pois acredito estar atualizadíssima nesta data: Feliz dia para você, que é meu amigo, seja através de laços reais ou virtuais! Que este 22 de julho seja nosso Dia do Amigo! E também o dia 23, o dia 24, o dia...

Suzy Rhoden

8 comentários:

  1. Oi Suzy, não me ligo muito em datas que comemoram dia disso ou daquilo. É bem conforme o que você disse, amigo deve ser lembrado todo dia, assim como mãe, pai e outros tantos. Seu texto é uma bela reflexão e nos lembra que amizade abrange também sentimentos como o perdão, a paciência e a dedicação. Obrigada pela sua amizade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo maravilhoso texto.

    Não existe data para amigos, assim como tantas outras comemorações estipuladas...

    Amigo é pra todo dia, é estar ali, sem mesmo estar ao teu lado...

    E os que não são amigos, logo percebemos e eu, como bom bicho do mato que sou, sei muito bem me afastar...

    beijos praianos,tuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Suzy:

    Você abordou algo com muita sensibilidade e carinho. Datas, hoje, são sinônimos de comércio, de consumo. Não gosto de datas há muito tempo, pois o que menos demonstram são sentimentos. O negócio virou comércio. Nada me parece verdadeiro. E o Dia do Amigo é algo que se espalhou para ser lembrado num dia. Acho que nem precisava já que amizade é algo muito especial e de todos os dias.

    Penso que a amizade não nasce num pé de árvore e que vai caindo aos montes como frutas maduras. Amizades são poucas; são aquelas que sentimos falta, é quando queremos estar juntas, queremos dar um Boa Noite, queremos ser intrometidas para o amigo não se dar mal; é quando pedimos conselho. Seja pela telinha ou no cara a cara. Não importa, amizade a gente sente quando é verdadeira. Quantas vezes não trocamos mais sinceridade com os amigos virtuais? Quantas vezes nos iludimos com as reais? Ter amigo é sorte, é ter sensibilidade. Amizade é receber força e apoio quando precisamos, e de onde vem pouco importa, o que importa é sentir se realmente é amizade.
    Há coisa mais real do que sogra, cunhados, primos? Há coisa mais real do que ataques em família? Do que amigos de longa data e depois te dão o calote? Então tudo é relativo, amiga. O que fica, o que deve se averiguar são as VERDADES. Esse é o maior cuidado para se ter um amigo.

    Grande beijo, amiga.
    Tais

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzy !
    Eu acho até interessante saber que todos os dias se comemora algo.
    Mas dia do amigo,são todos os dias.
    E sua bela crônica retratou isso com perfeição.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. DIA DO AMIGO são todos os dias, mas valem as datas para fazer valer o quanto somos gratos pelas amizades. Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. OI SUZY!
    TÁ BOM, ENTÃO, FELIZ DIAS DO AMIGO.
    TAMBÉM ME PASSOU, NÃO DESPERCEBIDO, PORQUE É O DIA DO ANIVERSÁRIO DE MEU FILHO MAIS NOVO E PASSEI O DIA OCUPADA, ENTÃO NÃO ME MANIFESTEI NOS BLOGS, MAS PENSO COMO TU, TODOS SÃO DIAS DO AMIGO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  7. OI SUZY!
    TÁ BOM, ENTÃO, FELIZ DIAS DO AMIGO.
    TAMBÉM ME PASSOU, NÃO DESPERCEBIDO, PORQUE É O DIA DO ANIVERSÁRIO DE MEU FILHO MAIS NOVO E PASSEI O DIA OCUPADA, ENTÃO NÃO ME MANIFESTEI NOS BLOGS, MAS PENSO COMO TU, TODOS SÃO DIAS DO AMIGO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  8. Olá, Suzy!
    Então obrigada e felizes dias dos amigos procê tb!
    Texto muito bonito, lúcido e gostoso de ler!
    Bjssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...