sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Destino ou mera coincidência?

Amanhecer em Porto Alegre

Alguns acreditam em destino traçado. Eu não, acredito em escolhas.

Mas... O que dizer daquelas impressões tão nítidas de que algo está previsto para acontecer? Não me refiro  ao  déjà vu – sensação de já ter visto ou vivido algo – e sim aos inexplicáveis “flashes do futuro”. Serei eu a única a conviver com eles?!

Calma, fiquem tranqüilos, eu não “ouço vozes”! Apenas sinto, de tempos em tempos, uma espécie de confirmação de que estou no caminho certo, de que cheguei onde deveria ter chegado. Obra do destino? Ou fruto do acaso?

Embora exista um caminho preparado, certamente mais elevado, não acredito que andamos por ele como marionetes, desprovidos de liberdade de escolha. Muito pelo contrário, utilizamos nosso arbítrio o tempo inteiro, indo pelos rumos que nós mesmos decidimos. E como nem sempre somos sábios, nem sempre acertamos... Então sofremos, choramos e, ignorantes, lamentamos a nossa “triste sina”. Na verdade, foi apenas a nossa estúpida escolha.

A primeira impressão do futuro, da qual me lembro, veio muito nítida aos meus dez anos. Eu voltava da escola, distante quatro quilômetros da pequena propriedade rural de minha família. Em dado instante, levantei o olhar até a linha do horizonte e a impressão do que vi e senti me acompanham até hoje: eu soube, com absoluta certeza, que iria além daqueles limites; que, como alguém que tem asas, ultrapassaria as fronteiras que minhas vistas alcançavam.

Alguns anos mais tarde, precisei escolher entre um namoro, que me daria a tranqüilidade de  bom casamento na região, e os estudos numa universidade federal, sozinha, longe de casa. Bati as asas e voei, muito além do que meus dez anos, naquele fim de tarde, alcançaram.

Outra impressão que me acompanha está relacionada à  mudança para Santa Maria, quando passei no vestibular. Fui com a cara e a coragem, carregando as próprias malas, sem pai, mãe ou padrinho trilhando a minha frente o caminho. Quando o ônibus descia a serra, vi do alto a imagem da cidade, entre duas montanhas, saltar diante de meus olhos, e em meu coração registrou-se a certeza: esta cidade será meu lar, a escolhida de meu coração. E é, será para sempre, não necessariamente um lugar para morar, mas o lugar inequívoco para onde voltar a qualquer momento e repousar.

A terceira grande impressão aconteceu durante  viagem da escola, no ano de minha formatura no Ensino Fundamental. Nossa rota incluía, além das cidades da Serra Gaúcha, uma visita a Porto Alegre. Lembro-me pouco, porém, da capital, apenas de termos passado a noite num alojamento do Corpo de Bombeiros. Acordamos cedo para seguir viagem, antes das 6h da manhã. Ao deixar o alojamento, meus olhos presenciaram o mais belo amanhecer que já haviam visto, acompanhados de certeza inequívoca: voltarei para ver muitas vezes o amanhecer em Porto Alegre.

Eu tinha apenas 13 anos, portanto logo esqueci a experiência. Tratei de viver a vida, aproveitando as boas oportunidades que ela trazia. E foram muitas! Uma delas, por sinal, me trouxe recentemente à região metropolitana, acompanhada da  família que constituí ao longo dos anos. Matriculada em um curso em Porto Alegre, passei a enfrentar o trânsito diariamente para assistir as aulas. Numa dessas manhãs, meus olhos passearam pelo céu porto-alegrense e trouxeram do passado uma lembrança que me deixou estupefata: era o mesmo amanhecer dos meus 13 anos!

Destino? Não, decisões. E uma ajudinha lá dos céus, para que eu fizesse sempre a mais sábia escolha. Chamo esses eventos de “flashes do futuro”, mas bem sei que são impressões espirituais, orientações que vem na forma de sussurros e que me dão a certeza de que estou onde deveria estar, cumprindo minha missão terrena e meu propósito pessoal.

De qualquer forma, as escolhas são minhas e  poderiam me levar, ou não, à confirmação do que senti há muitos anos.  Escolhi estar aqui, escolhi ter sobre mim este céu indescritivelmente belo, que desce para mergulhar nas águas do Guaíba estabelecendo, enfim, meu limite – o meu horizonte! Até que venha nova escolha.
Suzy Rhoden

9 comentários:

  1. Suzy, minha linda, já disse que admiro a sua coragem! Não se acovardou diante de obstáculos, foi lá e reescreveu, reinventou a própria história!

    Suas escolhas foram bem sucedidas por que soube ouvir as batida do seu coração. Foi sábia desde menina quando presumiu que horizontes podem ser conquistados quando os nossos desejos vem acompanhados da fé e da terminação.

    Eu também não acredito em destino, acredito, sim, em intuição guiada por uma ‘sabedoria maior’ que constantemente nos aponta o melhor caminho para a realização dos desejos do nosso coração. São esses ‘flashes do futuro’ que você cita no seu texto.

    Há milhares de anos o sábio Rei Salomão escreveu em Eclesiastes 9:11 que ‘...o tempo e o imprevisto sobrevém a todos’ . Embora muitos eruditos contestem e não atribuem a Salomão a autoria desse livro, eu não tenho dúvidas, pesquisei muito sobre isso. O sábio rei, inspirado por Deus, nos avisa que não estamos cativos de um destino preestabelecido, onde uns já nascem ‘marcados’ para sofrer, e outros agraciados com a sorte... De fato, Deus nos alerta para os imprevistos ao qual todos estamos sujeitos, sem distinção. Portanto, se vamos ou não ser bem sucedidos, depende, em parte, das nossas escolhas e de aceitar humildemente os conselhos que nos é dado generosamente.

    Lindo seu texto amiga! Sempre me emociono quando me deparo com pessoas lúcidas que tem uma visão realística da vida, sem, contudo se deixar estagnar no comodismo. Mil vezes parabéns!!!

    Bjo grande.
    sg

    ResponderExcluir
  2. Olá,Sizy!!

    Também acredito na escolha!
    nada mais certo na vida:Colhemos o que plantamos.Nossas atitudes e escolhas são as sementes!
    Lindo texto!
    Beijos,querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo,Suzy e que bom quando temos a sensação assim, essa certeza e confirmação que estamos no caminho certo, escolhemos bem. Isso é indescritível.


    Linda crônica e fico feliz por ti! Que venham sempre lindas escolhas e que tu saibas ponderar bem e achar o melhor sempre. beijos,chica e um lindo fds!

    ResponderExcluir
  4. Suzy!

    Destino? Não amiga, acredito em força de vontade, estudo, suor, algumas renúncias e sacrifício! 'Coisas do Destino' é algo que se quer ouvir, lugar para onde se quer ir ou quando dá errado e atribuímos ao 'Destino'. Mas não por luta e escolhas. Você passou no seu concurso que fez por opção, agora é recolher os frutos. E esses frutos serão também desafios para novas escolhas. E a roda gira, sempre assim, uma é consequência da outra!

    Você está de mil parabéns e toda a minha admiração. Eu sabia que você ia chegar lá pela sua garra... Não tive dúvidas nem um momento. E mais do que merecido! Você é uma daquelas pessoas de luta e de garra.

    Grande beijo e meu carinho pra você!
    Tais

    ResponderExcluir
  5. Suzy,
    Eu fico encantada com seus textos e a sua sensibilidade. Seus comentários no Delírio me deixam comovida. Você entende dessas coisas de coração kkk.Tão lindo seu texto, eu posso dizer que faço minha as suas palavras. Eu também acredito em escolhas,
    Beijos
    Denise

    ResponderExcluir
  6. Querida Suzy, que lindeza!
    Não sei se tenho esses flashes: nunca parei para pensar sobre isso! Graças a vc vou ter uma conversa muito interessante com minhas lembranças e impressões da vida! rssssssssssss
    Mas, o que me acontece, vez em quando, é sentir uma emoção tão grande, tão grande, provocada por um sentimento de gratidão que parece até absurda! É como se eu soubesse que estou recebendo muito mais do que deveria receber!
    E, ás vezes, tenho certeza, falo coisas para as pessoas que ainda não havia pensado! E as palavras caem tão bem, vêm tanto a calhar, acalentam ou clareiam determinado problema que me espantam: tenho certeza, como já disse, que sequer tinha cogitei!
    Agora, achei maravilhosa essa espécie de certeza visionária, na verdade, amei! E deve ser reconfortante "visualizar" as escolhas que fazemos como vc as visualiza: é benção! Porque quase toda escolha, penso, traz em si uma carga de dúvidas (é isto ou não é isto?).
    Parabéns e agradeça a mais essa benção!
    Bjsssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  7. Suzy, a imagem é maravilhosa e seu texto tanto quanto!
    Também acredito em escolhas, moldamos nosso destino de acordo com as decisões, às vezes acertamos, outras não. Que bom você hoje estar feliz com o rumo tomado!

    Um lindo e abençoado domingo minha querida amiga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    eu tambem passei por uma situacao semelhante: terminei um noivado para estudar fora do país.
    escolhas nem sempre sao fáceis. Fazer boas escolhas é saber também lidar com perdas...
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Escolhas ou destino... Quando eu era mais novo esse tipo de discussão entrava em pauta. Coisa de pré-adolescente. Nunca sabia exatamente. Fui conversar com a minha mãe sobre isso. Tsc...! Lá veio religião e toda aquela coisa de "estar escrito". Minha cabeça? Nem pergunte! Eu fiquei louco, né.
    Mas cresci. Minhas ideias em torno disso foram amadurecendo e pareceu tão claro, à partir do momento que tive que tomar decisões importantíssimas, que eu estava a todo instante escolhendo. Ainda tenho muito a pensar sobre isso tudo e sobre esse assunto, mas sei que a tal marionete é quase impossível que sejamos. Pra mim a frase "tudo poderia ser diferente" existe e é clara: nós fazemos escolhas!
    Seu texto está ótimo! Meus Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...