quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quem Matou Max?!



Enquanto o Brasil inteiro se pergunta quem matou Max, eu me pergunto: quem é Max?!

Ok, preciso confessar: nem o direito de não saber quem é Max eu tenho mais! Sei quem ele é, o que fez, o que nunca deveria ter feito..., e tudo isso sem jamais ter assistido um capítulo inteiro da novela! Basta entrar nas redes sociais no “horário nobre” para saber com detalhes as baixarias protagonizadas por Carminha, Tufão e companhia, pois a narração da novela é feita online por seus fiéis telespectadores.

Tenho vontade de comentar: olha, se eu quisesse realmente saber o que está acontecendo na novela, não estaria aqui e sim boquiaberta a frente da televisão. Mas respeito a liberdade de expressão, a necessidade que alguns parecem sentir de compartilhar seu vício. Entendo que, se a incomodada sou eu, cabe a mim achar melhor ocupação do que a internet para essas preciosas horas de folga, tais quais ler um bom livro ou desfrutar da companhia dos familiares – se esses não estiverem vendo a novela, claro!

Pois atualmente percebo que novela não é mais exclusividade feminina: meus amigos homens são os mais atualizados, sabem exatamente tudo que está acontecendo e já não se envergonham de dizer: “sou noveleiro!”.  Se pai e mãe estão a frente da TV, onde estarão as crianças? Atentos à escola de maldade que cada capítulo oferece diariamente? Pois se alguém ainda não sabe como manipular, trair, agir com dissimulação, desviar altas quantias de uma empresa..., por favor, assista às novelas globais e aprenderá em um só dia!

Outra coisa que muito me intriga é ver cenas recheadas de traição, triângulos amorosos, momentos picantes e totalmente contrários ao que dita “a moral e os bons costumes” contrastando com finais românticos, nos quais as mocinhas adentram a igreja de véu e grinalda e terminam a trama grávidas de gêmeos! Como assim?! Valores guardados apenas para o último dia? Por meses consecutivos a instituição casamento é apresentada como falida para, no grand finale, ressurgir gloriosa das cinzas?! Não dá para entender...

Sou da opinião de que tudo que vicia é desprezível. Não suporto a idéia de estar atrelada a algo que não me eleva e nem me edifica. Novelas não me fazem bem, apenas me irritam: revelam o que há de pior no ser humano e me fazem perder um tempo enorme vendo os defeitos dos outros quando deveria estar tratando de eliminar os meus! Cada capítulo é uma página de vida assistida ao invés de vida vivida!

Enquanto escrevo, o penúltimo capítulo vai ao ar. Que perda lamentável! Como poderei viver sem saber quem matou Max?! Não me surpreende o brasileiro dar tal importância ao programa, segue simplesmente o exemplo de sua Presidenta...

Mas não ficarei ignorante no assunto por muito tempo: as redes sociais gritarão o nome do assassino! Também divulgarão a lista de casamentos e quantos bebês fofinhos nasceram de pais adúlteros arrependidos... 

E, se por acaso eu perder algo de suma importância na trama, não tem problema: a próxima novela virá com  mesmo enredo, mesmo clímax, mesmo desfecho. Mudam apenas os nomes dos personagens. Ou nem isso, se for Manoel Carlos o autor... Não é meu caso, mas há quem aguente “filme” repetido. Para esses, “Salve Jorge”!

Suzy Rhoden

23 comentários:

  1. rssssss... Tens razão! Essa novela eu acompanhei, escolho algumas, conforme a disponibilidade. E hoje é o fim, prometendo logo a seguir nos enrolar noutra que parece ser boa,pelo elenco. Lá estarei? Não sei! Depende se a trama me chamar em algum ponto e assim vamos. Não sou noveleira de plantão, mas gosto de ver como são bem produzidas, um trabalho digno de elogios.

    Os exemplos delasm nunca podem ser seguidos, nem é coisa pra criança.Aqui nessa hora estamos sós na sala.Neno dorme antes , bem antes...

    Vi que gostaste da Fifi,rs Coitada!! A caixa inteira cabia,rs beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica! Realmente, a produção de nossas novelas é trabalho digno de elogio, a qualidade é reconhecida mundialmente. Mas contesto os enredos e o tempo que se perde na tentativa de acompanhar cada capítulo. Para mim, é uma espécie de escravidão! Mas há quem goste e mencione boas novelas... no caso, Avenida Brasil tem sido amplamente elogiada. Quanto a crianças em frente a novela, é um enorme perigo para suas mentes e personalidades em formação! Realmente, não é coisa pra criança... que bom que Neno sabe disso!

      Muito bom ter você aqui, beijos, queridona!

      Excluir
  2. Nossa amei sua postagem é exatamente assim que me sinto! Vc traduziu em palavras exatamente o que acontece!
    Em todas as chamadas da novela aparece a Adriana Esteves com uma cara de ódio tão grande que não sei como as pessoas conseguem trazer isso pra dentro de suas casas.
    Bem este é o mundo que vivemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam, que bom ter você aqui!

      De fato, o sentimento de ódio e vingança era evidente em cada capítulo! Nunca consegui assistir um inteiro, pois mesmo quando a tv ficava ligada nesse canal e entrava a novela, aquela sensação de desamor me fazia pegar o controle imediatamente e sair dali. Suas palavras foram exatas: nunca tive a menor vontade de trazer aquele clima pesado para dentro de meu lar!

      Volte sempre, pois é um prazer receber sua visita.

      Excluir
  3. Concordo com tudo o que você disse, mas sei lá porque essa novela me enfeitiçou. Já essa próxima "Salve Jorge" eu não pretendo ver, vou estar estudando no horário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, essa novela enfeitiçou muita gente. Nossa realidade, conforme foi exposta nessa novela global, atrai "seguidores". O problema, em minha opinião, é que a nobre causa social não é o foco da emissora que colocou a referida novela no ar, e sim o lucro que viria com tantos telespectadores presos na telinha no horário nobre. Todo o tempo que devotamos assistindo algo que já sabemos ser nossa realidade poderia ser um tempo utilizado para de fato fazer algo concreto por essa população carente (o caso do lixão, por exemplo). Mas esta é apenas minha opinião, respeitando o direito que cada um tem de decidir o que faz de seu tempo e de sua vida.

      Obrigada por ter vindo!

      Excluir
  4. Rsrsrs, mas Suzy, não sobrou nada pra comentar!!! Você já disse tudo, até quem é o tal Max esse, eu não sei, nunca vi a cara dele. Suzy, não assisto novela, e também nada contra quem assiste. O que me intriga, é que programas bem conceituados de notícias etc., falam numa tal de Carminha (que não sei quem é), como se fossemos obrigados a estar por dentro dos assuntos novelísticos.
    Dias atrás, eu e Pedro fomos almoçar fora e o dono do restaurante, entre uma conversa de saída, falou na tal novela, e nós dois ficamos no 'aéeeeee'! Não entendemos nadinha. O clima ficou no ar - rsrs, coisa incrível, o homem não acreditou que não sabíamos quem era a Carminha! Quando leio os jornais ou algo online, passo direto pelas novelas.

    Você falou tudo que penso, não sobrou nadinha. Estamos de mãos dadas nesse pensamento. Um texto que gostaria de ter escrito! Só sei que o Brasil está aflito para ver o último capítulo, isso eu ouvi hoje, na Band FM no programa do Boechat!
    E agora que vem outra...Meio triste essa 'neura'.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, é a isso que me refiro: agora vem outra! rsrsrsrs

      Também não tenho nada pessoal contra quem assiste novela, o tempo é seu, faz o que quer com ele. Mas tenho minha opinião formada e acho, para mim, um desperdício de tempo ficar atrelada a algo que traz um novo capítulo no outro dia, e mais um no outro, e outro... que escravidão! Quando termina uma já vem outra, feita sob medida para a população, trazendo questões sociais... Mas pensa comigo se essas questões já não estariam resolvidas se metade da verba gasta na superprodução fosse doada e metade do povo que fica parado só assistindo de segunda a sexta levantasse e fizesse algo concretamente! Lógico que entendo a importância da sensibilização, da conscientização... mas vejo muito de manipulação e foco no lucro por trás da "boa causa" que os move!

      Mas as estranhas somos nós, por não sabermos quem matou o Max, nem quem é a tal CARLINDA de quem tantos falam... kkkkkkkkkkkkkkk

      Beijos, amigona! Valeu pelo excelente comentário!

      Excluir
  5. Suzy, finalmente encontro alguém com opinião semelhante à minha acerca dessa novela. Eu leio comentários nos jornais de outros artistas, de escritores, de jornalistas, de gente que admiro só elogiando a trama. Eu fico incrédula. Por que isso? o que tem de tão espetacular? o que quer ensinar essa novela? Eu fico perplexa. Será que só eu não estou entendendo a novela porque não elogio, não admiro?
    Ah, graças a Deus não sou a única.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, somos companheiras nesse "não entender o feitiço da novela sobre a população". Vejo a novela como um vício: se você assiste um capítulo, quer saber o que acontece no próximo, e no próximo... até que fica atrelado a ela, dependente, escravizado! Não tolero isso para minha vida pessoal, prezo demais minha liberdade.

      Quanto aos elogios a novela, também tenho visto isso. A crítica, de um modo geral, é positiva. Ainda assim, sinto não ter perdido nada, pois as questões sociais ali traduzidas estão evidentes em muitos outros lugares, de maior credibilidade por sinal. Para mim, não importa o final desta trama: o enredo trazia um contexto de ódio e vingança e isso foi suficiente para eu descartá-la de meu lar.

      Você não é a única, amiga, e tem mais gente conosco! rsrsrs Beijão.

      Excluir
  6. Oi Suzy :)
    Crônica perfeita!
    Eu não tenho paciência pra assistir novela,e vi escassamente alguns capítulos desta que acaba hoje.
    Nunca na minha vida acompanhei uma trama do início ao fim.Fico sabendo o que acontece pelas redes sociais...e sigo um blog ótimo,especialista em tv,onde em algumas postagens tomo conhecimento sobre o que vai ao ar.
    Em muitos capítulos,os valores morais são deturpados infelizmente.Ao assistir algumas cenas,me chateio,me revolto,me entristeço.
    Porém não difere tanto assim da nossa realidade.
    Não sei se os autores se inspiram na sociedade para criar seus personagens.Ou se algumas pessoas,baseadas nas obras de outrem,resolvem incorporar um personagem...
    Bjs!!
    Bom fim de semana \o/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!

      Sabe, conversei com um amigo do Serviço Social sobre esse ponto que você levanta (se a vida imita a arte, ou se a arte imita a vida) e ele se pronunciou da seguinte maneira:

      "Apesar de não ter visto nem um capítulo dessa novela, ouvi diversos comentários mostrando que a trama em questão não difere de tramas passadas mostradas pela rede Globo, traduzindo, na realidade, um decaimento da sociedade em que vivemos, com padrões morais que a cada dia vão se extinguindo. As pessoas que vivem e meios parecidos com o que apresenta a novela (caso do lixão) tendem a ser moldadas pela sociedade em que vivem. Durkhein explicaria muito bem essa situação através de sua teoria de que a sociedade molda o individuo, não o indivíduo a sociedade. Se a Globo quisesse melhorar a sociedade com suas novelas, ela mostraria exemplos a serem seguidos, não mostraria traições, trapaças, adultério e muitas coisas mais que só obscurecem a sociedade em que vivemos. No fundo, sabemos que a intenção da Globo é extremamente lucro e lucro, pois lucra-se com o que a massa gosta de assistir".

      Concordo com esse amigo, Clau. Penso que, se a intenção fosse melhorar, não teríamos personagens carregados de ódio e vingança, e sim pessoas honestas em todas as suas transações, pessoas equilibradas e que não se baseiam na conhecida frase de Maquiavel que estipula que os fins justificam os meios.

      Obrigada por ter vindo, minha amiga! Um beijão.

      Excluir
  7. Suzy, confesso que tendo entender porque as novelas enfeitiçam tanto o povo brasileiro, não existe uma explicação plausível para esse fenômeno. A cada dia os enredos ficam longe de serem admirados, que me desculpem os atuais autores, mas parece que eles subestimam a cultura da população. Certamente serei condenada, no entanto, após ler seu texto fiquei absolutamente feliz em saber que não estou sozinha nessa opinião.
    Amei seu texto, você disse tudo o que eu tenho vontade de expressar à respeito do assunto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Néia, é isso mesmo o que sinto: que somos subestimados por autores e diretores das emissoras, que escolhem justamente o grotesco, o errado, para colocar no ar! Não consigo admirar, por exemplo, uma mocinha carregada de ódio e sede de vingança, disposta a desmascarar sua opressora usando dos piores artifícios para isso!

    Mas somos minoria, o fato é que as novelas realmente enfeitiçam a população. A tendência é essa, quando lemos um livro: queremos saber o que tem no capítulo seguinte! Porém, uso o mesmo critério para livros e novelas: se não me edifica, não me ensina ou motiva a ser melhor, procuro outra coisa para ler ou fazer. Lembrando que, nessa comparação existe uma diferença gritante... ler significa interagir, olhar novela equivale a apenas assistir.

    Depois disso tudo, serei condenada junto contigo! rsrsrs Mas é a minha opinião, amiga, e felizmente somos livres para compartilhá-las. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que legal Suzy, fico feliz em ser útil e seria um prazer trabalhar em Gravataí,. hoje estava estudando a aula no instituto e me veio algo que me chamou a atenção, a Sociedade tenta mudar as pessoas de dentro para fora ou seja através de programas de governo que proporcionariam as pessoas mudar seu pensamento, suas ações e o modo como viver,por exemplo muitas vezes querem tirar as pessoas de uma Favela e dar condições de Moradias de vida melhores para elas mas esquecem de tirar a Favela de dentro das pessoas, ou seja o princípio da auto-suficiência é esquecido, é privado muitas vezes as pessoas poderem, andar com as próprias pernas tendo assim uma transformação de sua visão, uma auto estima que assim pode fazer com que a pessoa tire esse pensamento de miserabilidade de dentro de sim mesma e assim ela possa entender que a principal mudança que pode acontecer com ela para que as condições externas mudem é simplesmente uma mudança interna.Não sou contra a programas de governo mas acho que eles poderiam ser mais eficazes se eles fizessem com que o indivíduo pudesse modificar a si mesmo com o programa. abraço
    Rafael Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, meu amigo, penso como você! A favela deve ser tirada de dentro do ser humano, pois não basta tirá-lo de lá se ele continua pensando da mesma maneira. Se as novelas trouxessem uma contribuição dessa natureza, ao invés de mostrar e incentivar comportamento decaído de seus personagens, seriam muito mais úteis, em minha opinião.

      Excluir
  10. Suzy, nunca vi tamanha euforia por uma novela. Esse tipo de drama causa trauma em quem não está acostumado com enredos assim, como vocês estão falando. Acho um desserviço ao crescimento do ser humano. O que mostrou de positivo? Violência? Mas é aquela coisa, amiga, a televisão dá o que o povo pede, por isso é tão difícil 'educar'. E o que o povo quer dá ibope, e ibope dá grana. Não se tem um mês de folga de novelas.

    Sabe, Suzy, há muito tirei a televisão de minha sala: visitas ou parentes me empurrarem 'suas' novelas dentro de minha casa? Jamais! E o engraçado, o triste, é que ninguém se 'toca'.

    Beijo, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tais! Um amigo meu, policial, acaba de postar algo que chamou minha atenção: morreu um personagem, vilão, e o Brasil parou. Muitos policiais e homens de bem morrem todos os dias, ou defendendo a sociedade, ou vítimas da violência gratuita que assola nosso país, e ninguém se mobiliza! Pior que até bolões são feitos para saber quem matou o fulano... dinheiro girando numa causa fútil, que não acrescenta nada a ninguém. Realmente, do meu ponto de vista, a euforia é injustificada e desnecessária! Partindo da comoção nacional diante de um simples programa fictício de tv, dá para entender porque o sensacionalismo faz tanto sucesso na mídia: porque é o que o povo gosta, cenas recheadas de violência intercaladas com outras apelativas, de pura baixaria. As estranhas somos nós, que contestamos tudo isso.

      Beijooooo.

      Excluir
  11. Sensação boa essa de encontrar pessoas desligadas do mundo teledramaturgo! Uma pena não ter lido essa crônica antes do final da novela! Eu teria me sentido menos sozinho, viu... Como eu já havia comentado com a Tais, fui alvejado por palavras todas as vezes que falei uma ou duas palavrinhas sobre o que acho das novelas. Infelizmente essa é a realidade.
    Aqui na minha cidade, na sexta, quatorze pessoas foram baleadas em poucas horas além de a polícia sofrer ataques no período da noite. Segundo o jornal na manhã de sábado, 619 mil pessoas estariam apavoradas com o acontecido. Essa é a população total da cidade. Sabe o que fiquei pensando? As pessoas tiveram medo sim. Mas só depois da novela. Aquelas que não moram próximas aos locais que sofreram os ataques provavelmente só foram dar atenção verdadeira ao fato no dia seguinte quando os telejornais do país exibiram a notícia cruel do interior do estado. Enquanto algumas pessoas estavam presas em suas casas pelo medo, a outra grande parcela da população estava curiosa pra saber sobre a morte do tal Max...
    Ótima crônica, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Hugo, bem-vindo ao blog!

    É muito bom encontrar na blogosfera pessoas com postura firme, que não hesitam em compartilhar suas ideias, mesmo quando essas não condizem com o que pensa e acredita a maioria... Como você pontuou, somos minoria alvejada quando em confronto com os noveleiros de plantão. Mas não estamos sós: somos um grupo que não sente a necessidade de passar as noites em frente a telinha e isso de fato traz uma sensação muito boa. Enquanto o Brasil congela e nem respira para descobrir quem matou Max, muitos morrem por aí - por sinal, vários em sua cidade! - e não encontram para seu trágico fim grande comoção. Isso é estranho, não é? Mas não podemos mudar a decisão dos outros, por sinal respeito muito o livre arbítrio mundo e não entro em atrito com quem não larga sua novelinha por nada. Eu, porém, vou achar outra coisa para fazer e me alegro em saber que você também! Estaremos, muito possivelmente, escrevendo nossas crônicas :)

    Bom ter você aqui, volte sempre! Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. OI SUZY!
    TE AGRADEÇO PELAS PALAVRAS GENTIS LÁ NO "SÓ PRA DIZER.
    VOU TE CONFESSAR, VI A NOVELA TODINHA.
    MAS, TE DOU TODA A RAZÃO,EU ERA UMA QUE PENSAVA COMO TU, NÃO VIA NOVELAS, DEPOIS, VEIO A APOSENTADORIA, OS FILHOS CRESCIDOS E EM SUAS PRÓPRIAS CASAS, MAIS TEMPO LIVRE E SUCUMBI AO CONSENSO GERAL.
    BOM FINAL DE SEMANA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  14. Vim te ver e deixo um beijo,cheio de desejos de uma linda semana!chica

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Chica! Beijão pra você também, ótima semana pra você e familiares!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...