quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Amigo Secreto



Não sei quem inventou, mas a ideia é adorável: amigos, familiares, colegas de aula ou de trabalho confraternizam, oferecendo presentes uns aos outros. É tradição, faz parte das comemorações de fim de ano: o Natal não chega se antes dele não acontecer um Amigo Secreto.

O clima de sigilo absoluto torna o momento ímpar, afinal são muitos segredos para um evento só: quem tirou nosso nome, qual daquelas caixinhas é a nossa e o que virá dentro dela!

A agonia começa já na troca dos papeizinhos... E se eu tirar O Chato da empresa?! Aquele que bota defeito em todo e qualquer presente... Pior ainda se eu tirar o chefe! Lá se vai meu salário inteiro, pois  prevalece a ideia de que superior tem que ganhar presente melhorzinho... Há também os novinhos, aqueles que foram admitidos “ontem” na empresa...  Valdisfredo?! E agora, como é que eu descubro quem é o tal do Valdisfredo? Ali mesmo começa um caprichado procedimento investigativo...

Por sinal, a investigação é parte essencial de todo Amigo Oculto de verdade. Essa história de lista de sugestões é coisa moderna, interessante mesmo era o tempo em que precisávamos descobrir os gostos de nosso amigo para não errar no presente. Sempre fui uma estrategista, cercava os amigos do amigo, não ia direto à fonte. Assim, como quem não quer nada, ia aprendendo sobre a pessoa a ser presenteada, sem que ninguém desconfiasse de nada.

Outra coisa maravilhosa eram as pistas deixadas. Ah, bons tempos de escola, quando disfarçávamos a letra para não sermos imediatamente identificados! Alguns se davam ao trabalho de recortar letras de imprensa para confeccionarem seus cartões, já que não se falava nas facilidades da cibernética naquela época. Trabalhoso, certamente, mas muito mais divertido.

A língua coçava de vontade de contar para a melhor amiga – só pra ela! – quem era o nosso sorteado. Mas aí a melhor amiga repassava a informação para a melhor amiga dela, e o resultado já se sabe: amigo secreto revelado dez dias antes da entrega dos presentes!

Hoje em dia, porém, uma nova moda tem feito sucesso nas empresas: o inimigo secreto. A ideia é justamente chatear o presenteado, algo como dar a um rockeiro  uma caneca do Restart, ou a um gremista uma camiseta colorada. Parte-se do pressuposto que é mais fácil errar no presente do que acertar. Passei a acreditar nessa teoria depois que recebi uma espumante do chefe, sendo eu a única do grupo que declaradamente não bebia qualquer coisa alcoólica.

Para este ano, a sorte está lançada: amigo secreto realizado no trabalho nesta tarde. Por todos os lados, o burburinho... Uns dando com a língua nos dentes, outros comemorando, e eu com cara de “E agora?!” O Chato, O Chefe, ou o Valdisfredo, façam suas apostas!

Suzy Rhoden


17 comentários:

  1. rssssssssss... Um hábito bem legal e divertido e as expectativas sempre legais. Aqui em casa fizemos sempre e eles dizem que eu estrago tudo pois entrego,srsr


    Boa sorte por aí! E o calorão,heim? Parece que vamos penar esse verão! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo secreto é bom demais, principalmente em família! Então você entrega o jogo, Chica? Eu não, sou super discreta! Mas estou sempre descobrindo o amigo dos outros... rsrsrs

      Excluir
  2. Oi Suzy, essa brincadeira é mesmo muito legal, pena que sempre tem alguém mal humorado que faz questão de mostrar que não gostou do presente, rsrs. Na minha família costumamos estabelecer um valor aproximado para os presentes, assim ninguém corre o risco de dar ou receber algo muito aquém ou além do esperado. Mas no trabalho quem tem que presentear o chefe, certamente, deve ter um cuidado redobrado, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil presentear o chefe, né, amiga! rsrsrs
      Mas pior ainda é o chato, que reclama de tudo, olha com aquela cara de quem não gostou, sorri amarelo e diz um "obrigado" quase inaudível. Ainda assim, amigo secreto é tudo de bom, uma ótima brincadeira! Também estipulamos o valor e ainda fazemos uma listinha de sugestões para minimizar as possibilidades de erro no presente. De qualquer modo, mais importante do que o presente, é o clima que a brincadeira proporciona!

      Beijos pra você também, Néia.

      Excluir
  3. O chefe se eu não gostasse de vc, o chato se vc for corajosa para dar uma meia verde de bolinhas vermelhas a ele ou o Valdisfredo, sim o Valdisfredo é minha aposta e torcida e o presente, deixa eu ver...Algo com cara de Valdisfredo :)

    Adoro suas passagem e comentários por lá \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, o Valdisfredo é a melhor opção! Boa gente, embora ainda desconhecido... rsrsrs Mas isso é só uma questão de tempo. Quanto ao chefe, pobre salário... rsrsrs E o melhor de tudo no seu comentário foi a sugestão para o chato!!! Ameeeei a meia verde com bolinhas vermelhas, até incrementei: que tal um misto de bolinhas vermelhas e laranjadas? Sucesso absoluto, presente ideal para qualquer inimigo secreto! rsrsrs O chato que me aguarde (se foi ele meu sorteado, naturalmente rsrsrs).

      Bom ter você aqui, beijos, Tina!

      Excluir
  4. Oi, Suzy, não conhecia essa nova modalidade do inimigo secreto! Pra mim é nova.

    Bem, mas falando em amigo secreto... amiga, é a melhor coisa. Há pouco escutei pela rádio que os shoppings estão lotados, as ruas em volta estão entupidas. Sabe, não entendia há uns anos atrás o porquê de pessoas dizerem que não aguentam mais festas de fim de ano. Hoje, passado alguns anos, já entendo! Eu também não aguento. É só trabalho: presentes pra batalhão, e aquele peru que não acaba nunca, e todas as comidas que rodeiam o bicho. E no dia seguinte tudo novamente: a tropa reunida pra acabar, de vez, com o bicho.
    To cansada. Será que não vão inventar outra coisa? Há 2012 anos que a festa começou. Isso há muito virou a alegria dos comerciantes e a nossa desgraça. Estão aí todos os Smartphone e seus 'primos' na maior propaganda. Não tenho dúvida que é a pior época do ano para os que não acreditam mais em papai-noel.
    Olha, não reclame do seu Valdisfredo! Estou achando que pelo menos é algo inovador, vá atrás, consulte, investigue! É só um Valdisfredo!! Isso é milagre, rsrs.

    E quando a gente se esborracha, caminha vários dias escolhendo e depois a cara da pessoa mostra que você comprou errado... heim???

    Nossa... Beijos natalinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Minha amiga, Tais, você está revoltada com o peru! kkkkkk
      De fato, esse consumismo todo dá um cansaço, faz a gente passar correndo por dezembro e nem sentir as verdadeiras alegrias dessa época do ano... O amigo secreto ajuda muito nesse sentido, reduz o batalhão a ser presenteado, transforma-o num amigo exclusivo para o qual a gente dá um bom presente. Bom na nossa opinião, pois quem garante que a criatura vai gostar?! Nessas horas,o inimigo secreto parece bem útil rsrsrs É a moda do momento,amiga, algumas empresas já aderiram. A ideia é incomodar, zombar, chatear. Você presenteia exatamente ao contrário do estilo da pessoa. Até que tem sua graça, desde que o propósito seja claramente definido e todos entrem no clima da brincadeira. Ainda assim, acho muito arriscado, pois nessas horas o foco é sempre o ponto frágil do outro, e eu particularmente não gosto disso. Prefiro realmente investigar, tentar descobrir aquilo que o amigo gosta. E, de fato, não há como reclamar do Valdisfredo... pior mesmo é presentear o Chato!!!

      Beijos natalinos pra você também, e boas compras! Já sei que você adora o tour... rsrsrsrs

      Excluir
  5. Já tentei o método da Néia - a melhor maneira -, mas também não deu certo. Uns continuaram no método antigo... Aí veio o constrangimento.
    É, realmente não aguento mais peru e seus primos. Tinha pensado num bacalhau!! kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, imagino a situação! Alguns entram no clima do amigo secreto, presenteiam seu Valdisfredo acreditando ser o suficiente para a data festiva, mas aí aparece a tia-avó de alguém com presentes pra todo mundo - além do presentinho do Valdisfredo, claro - e aí a gente fica com cara de pão-duro, não é? rsrsrs
      Sobre o bacalhau, é uma ideia inovadora! E, só pra manter a linha divergente, na Páscoa você faz o peru... kkkkkkk

      Excluir
  6. Suzy, amigo secreto é muuuito bom. Uma pena que nem todos recebam coisas que agradem e talvez algumas técnicas para acabar com esse problema desmanchem o teor da brincadeira... Lembro-me de um amigo secreto na escola que os colegas queriam passar uma lista onde cada um escreveria, em frente ao nome, o que gostaria de ganhar... Fui totalmente contra. Apesar de ser desagradável ganhar algo totalmente fora do valor estipulado (ou mais precisamente abaixo dele) ou até mesmo algo que não seja de seu gosto, acredito que a surpresa do presente é uma das melhores sensações.

    para esse tipo de brincadeira precisa existir um pouco de bom senso e fazer, como você, uma investigação em torno da vítima! Essa é a emoção da brincadeira que não se resume tão somente a fazer a roda e trocar presentes, mas também a todo o processo de identificação do gosto de fulano...

    Bom, ótimo texto!
    Um abraço, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Luís Fellipe! Em meu trabalho, foi feita uma lista de sugestões, e alguns foram bem específicos, dando uma única opção! Para mim, isso não tem a menor graça, é o mesmo que ir até a loja e comprar o próprio presente... Quero ser surpreendida, então minha lista é bem ampla, mas dando dicas preciosas de minhas preferências: livros, é claro! Mas, seja lá o que for, será bem-vindo, não sou difícil de presentear :)

      Bom tê-lo aqui, forte abraço!

      Excluir
  7. Oi Suzy!
    Só hoje consegui passar por aqui e ler essa crônica tão gostosa.
    Amigo secreto,é legal,eu gosto!
    Na minha família a gente sempre brinca.
    A parte chata,é quando a gente ganha o que não pediu,
    (mesmo após ter feito uma listinha com várias sugestões!rsrs).
    Mas o que importa é o clima descontraído.Eu me divirto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me divirto, Clau! Adoro a expectativa do amigo secreto e em geral não reclamo do presente... desde que eu não ganhe nada alcoólico, pois não bebo álcool! rsrsrs Fora isso, vale quase qualquer coisa, apenas pelo prazer da brincadeira.

      Um beijão, bom Natal e Ano Novo! Sei bem como é a correria desta época e como sumimos dos blogs que tanto amamos... acontece o mesmo comigo! Abraço.

      Excluir
  8. Suzy,
    Na minha família fazemos o amigo secreto é sempre uma alegria.
    Beijos
    Denise

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzy,

    Vim agradecer a visita no Palavras e ler essa delicia de texto seu. Obrigada.

    Por aqui tb não é diferente, o amigo secreto faz a festa!

    Bjs e boas festas para vc e sua família!

    Leila

    ResponderExcluir

  10. Olá Suzy,

    Inimigo secreto é ótimo (rsrsrs).
    Com certeza, não pode faltar o amigo secreto nas confraternizações natalinas, em que pese o sufoco na hora do sorteio e da compra do presente adequado. É sempre muito divertido.

    Deixo para você e família os meus votos para um Natal feliz e iluminado pelas bençãos do Menino Deus. Que 2013 seja pleno de esperanças, alegrias e sonhos realizados.

    FELIZES FESTAS!

    Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...