sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Verdadeiro Natal



Reclamar da correria de dezembro já é de praxe. Afinal, o tempo parece mesmo decidido a dar seu sprint final, voando a toda velocidade nos dias que antecedem a virada do ano. A época das festas é sempre repleta de compromissos, confraternizações, formaturas...

Dezembro é assim mesmo. O problema é que corremos tanto, mas tanto, que no fim das contas perdemos o foco daquilo que, de fato, estamos celebrando. O espírito natalino praticamente se perde no meio das sacolas de presentes, no máximo fica pendurado na árvore de Natal, junto com outros enfeites, no cantinho da sala.

Com tantos compromissos, sentimo-nos sobrecarregados. Exaustos, ao final do dia só fazemos reclamar desse mês tão estressante, desejando que o ano vindouro chegue logo. O pessimismo prevalece e não é raro observarmos nos amigos uma certa depressão...

Confesso que, mesmo contrária ao consumismo que aflora nesta época, deixei-me levar pelo turbilhão de acontecimentos. A agenda sempre cheia explicava meu sumiço do blog, do email e das redes sociais. Quando percebi, já estava às vésperas do tão aguardado Natal!

Entristeci-me, porém. Corri, envolvi-me com mil e um compromissos, e do aniversariante de dezembro quase não me lembrei! Naturalmente continuei indo à igreja, servindo em meus chamados e agindo como de costume. Mas gostaria de ter feito algo mais que me fizesse lembrar todos os dias não apenas da data, mas do significado do Natal.

Felizmente, pisei no freio a tempo! Consegui oferecer a minha família pelo menos duas oportunidades especiais de sentirem o Natal. A primeira delas foi no sábado, quando juntos participamos do Festival de Coros Natalinos de nossa igreja. Belos corais se apresentaram, compartilhando canções tradicionais de Natal, bem como arranjos especialmente preparados para aquela noite musical, nos mais diversos idiomas. Senti o cansaço acumulado dissipar-se no ar, enquanto as mais belas melodias preenchiam meu coração com ânimo e paz.

Na segunda-feira, veio a oportunidade seguinte de viver o Natal: realizamos uma Noite  Familiar quando, na presença de amigos queridos, relembramos natais marcantes de nossas vidas. Éramos adultos e crianças, todos sentados em uma roda, contando um de cada vez sobre seu Natal inesquecível. Os relatos foram variados, mas uma coisa chamou minha atenção: ninguém falou de um presente em específico e sim da alegria experimentada por algum motivo. Maioria das narrativas, por exemplo, dizia respeito  a situações vivenciadas em família. Filhos de pais separados, relembraram Natais nos quais a família ainda estava reunida...

Contei minha lembrança favorita de Natal e venho repeti-la aqui: em 2010, recebemos em nossa casa a família da amiga Cirlene, para uma Noite Familiar Especial de Natal. Enquanto nós, adultos, preparávamos a agenda com o programa da noite, nossas crianças ocuparam um dos cômodos da casa, solicitando enfaticamente que não entrássemos no devido aposento. Mesmo intrigados, respeitamos o pedido das crianças. Até que elas nos chamaram...

A cena que presenciei até hoje me emociona: com as luzes apagadas, utilizando-se apenas de lanternas, nossas crianças fizeram uma representação do nascimento de Jesus, tal qual o relato escriturístico. O bebê conforto de minha neném transformou-se na humilde manjedoura onde Cristo foi acomodado ao nascer. Maria, José, o anjo, os pastores, todos foram devidamente representados por crianças menores de 8 anos, sem qualquer ajuda adulta, por sua própria e espontânea iniciativa.

Da mesma forma que em outros tempos um anjo apareceu aos pastores anunciando o nascimento de Cristo, anjinhos amados vieram  anunciar a nós o verdadeiro Natal: Nasceu o menino Jesus! Com lágrimas nos olhos, em humilde reverência, curvamo-nos diante da sabedoria dos pequeninos, compreendendo porque é deles o reino dos céus: enquanto pensávamos nos mínimos detalhes para uma noite perfeita, eles pensavam no aniversariante, o infante de Belém, e, por esse singular motivo, a noite foi de fato inesquecível! AMAMOS VOCÊS, CIRLENE, RAFAEL, JOANA E ALANIS!

Suzy Rhoden




13 comentários:

  1. Suzy, tu és sempre maravilhosa e bem verdadeira!

    Que bom que conseguiste ter e proporcionar esses belos momentos em família. É isso o Natal verdadeiro.Esperar o Menino juntos, em família, união...

    Desejo que o Natal seja iluminado com o brilhos do menino em cada coração e que essa LUZ fique pra sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, dezembro mal se anuncia e seu blog já está todo enfeitado de LUZ no clima natalino! Verdade, teus posts me trazem ânimo e uma alegria contagiante em relação a este mês das festas... tuas palavras me fazem bem, mostram que em tua família vive-se o verdadeiro Natal não apenas a cada ano, mas a cada dia!

      Só posso encerrar retribuindo seu carinho e fazendo votos de um Natal iluminado para ti e teus queridos, e que 2013 venha repleto de coisas boas e de energias positivas!!! Muitos beijos.

      Excluir
  2. Oi Suzy!
    Que lindo relato.
    Amei vc ter contado sobre a representação do nascimento de Jesus,que as crianças fizeram.
    Na simplicidade delas,demonstraram a essência do Natal...
    Bjs!
    Boas festas por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso mesmo, Clau! Nós, adultos, planejávamos o Natal... eles, os pequenos, VIVIAM essa data especial! Que bom que compartilharam conosco, aquela se tornou uma noite inesquecível em nossa família, devido a espontaneidade das crianças.

      Obrigada por vir, tão bom ter você aqui!
      Ótimas festas pra você também, felicidades sempre!!!

      Excluir
  3. Suzy, estamos todos na correria, cada qual com sua ocupação, lá se vão os tempos em que o fim do ano era tão mais tranquilo, quando o consumismo ainda não exigia tanto da gente.
    Desejo a você e sua linda família um Natal de muita paz e saúde, que outros momentos tão lindos quanto esse que você narrou venham a acontecer novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia, seu comentário me fez lembrar do Natal de meus tempos de criança, lá no interior... não existia essa correria de agora, conseguíamos focar no Natal e sentir a data especial se aproximar em câmera lenta diante de nossa ansiedade infantil. Tempos bons!

      Para nós, hoje, conseguirmos um Natal assim, só com muito esforço! Mas certamente vale a pena, marca para sempre.

      Retribuo o carinho, desejo um Natal de paz e um Ano Novo iluminado para ti, querida amiga!

      Excluir
  4. Querida Suzy, linda crônica! Hoje, não se pensa em Natal, na sua origem. A festa atualmente é dos comerciantes, dos eletrônicos, dos últimos 'Top de linha', do peru (coitado), da cerveja, das comilanças. E das inúmeras prestações que ficam ao londo do ano. Depois da festa, as lamentações. E a desgraça é que tudo junta com as férias, com os seguros e outras obrigações anuais. Tudo em nome do nascimento de Jesus!
    Linda a comemoração das tuas crianças, esses ainda não foram afetados. Nós, já acostumamos com a loucura de fim de ano. O bom, amiga, é o dia seguinte!
    Porém, acostumamos a gostar do Natal, seja ele como for. Não deixa de ser bonito apesar de cansativo. Então a lei é curtir!

    Lindo Natal pra você e sua família! Vá e volte recarregada de belas crônicas e de vida!
    Grande beijo e muito obrigada por esse nosso intercâmbio maravilhoso!
    Você é especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, acabo de passar um liiindo Natal na companhia da família de meu esposo, por sinal, lembrei de ti na hora do peru - e não tive vontade de comê-lo! rsrsrs Fiquei aqui imaginando que um bacalhau cairia melhor, conforme sua sugestão... vamos dar uma folga pro peru! rsrsrsrs

      Agradeço seu carinho, sua presença, afirmando que eu é que sou abençoada com esse nosso intercâmbio, essa troca sensacional por emails, comentários nos blogs uma da outra e até mesmo o contato via pensamento, pois emana uma energia muito positiva e isso me deixa imensamente feliz! Que seu Natal também seja especial - com ou sem peru! rsrsrs Muitos beijos.

      Excluir
  5. Suzy, agora pude ler mais precisamente o que quis dizer sobre seus filhos. Foi uma atitude linda e que é inesperada. Mas é assim que temos a certeza que o verdadeiro natal não está perdido. Pois hoje eles são crianças e esperamos que eles levem isso consigo para quando estiverem na idade dos pais, com seus próprios filhos. Sentir o Natal é especial e você proporcionou isso de ótimas formas! Meus parabéns.
    Lindo texto, amiga. Sou seu fã!

    Um bom natal e feliz 2013... Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, preciso dizer que também sou sua fã? Sinto que falamos a mesma língua...

      Plena noite de Natal em família, foi muito especial para mim, mas eu não poderia deixar de vir aqui também desejar uma noite especial aos amigos da blogosfera, que fazem uma grande e positiva diferença em minha vida! Obrigada mesmo por entender meus sumiços nesta época e continuar vindo me visitar, você é um super amigo!

      Feliz Natal, maravilhoso 2013!!!

      Excluir
  6. Que maravilha de texto Suzy, Fiquei aqui a imaginar os pequenos contando a história do nascimento de Cristo e que imagens lindas me vieram!

    Concordo contigo sobre essas correrias, como elas nos dispersam... Minha esperança é que sempre tenhamos momentos de retorno e possamos voltar nos refazer e refletir. Que as correias sirvam-nos de aprendizado!

    Minha querida, foi bom demais te conhecer, ler teus textos me trazem uma alegria imensa! Por isso fiz questão de passar aqui para lhe desejar um dia repleto de muitas e muitas alegrias e que em 2013 seja um ano de muita felicidade pra ti a para os teus! .)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R. Vieira,

      Eu é que agradeço a bondade de sua presença aqui, juntamente com a compreensão de meu tempo limitadérrimo nesta época, impossibilitando a visita em blogs especiais como o seu! Sou eu quem teve a honra de ganhar uma nova e querida amiga neste ano, obrigada por isso!

      Aproveito pra desejar um ótimo Natal, repleto de felicidade e alegrias ao lado de seus queridos! Forte abraço, com meu carinho e votos de um 2013 perfeito para ti!

      Excluir
    2. Oi Suzy. Agora passando para lhe desejar um belo ano de 2013. E para dizer que sempre estarei por aqui! Gosto demais de tuas palavras. Meu beijo enorme!

      Felicidades!!!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...