quinta-feira, 16 de maio de 2013

Acalmar a Tempestade



Esta vida é cíclica. Intercala momentos de extrema alegria com horas de pesar e dor. As tragédias nem sempre são anunciadas, por vezes justamente o auge da felicidade é o estopim para um período inesperado de trevas.

Nem mesmo o mais sábio dos mortais  escapa ileso às provações da jornada terrena. Mas, ao contrário dos demais, esse se permite aperfeiçoar por elas. É humilde o suficiente para aprender com cada situação, inclusive com aquela que lhe causa dor, pois sabe que, embora lancinante, a dor geralmente é momentânea. Porém, se alimentada com mágoa e raiva, transforma-se em amargura e permanece para sempre.

Quem nunca atravessou a tempestade num barquinho frágil, prestes a naufragar a qualquer momento, diante das ondas impetuosas? Quem é livre de medos e de incertezas e jamais foi pego desprevenido em seu caminho? Quem consegue voar acima dos ventos, sem jamais se deixar atingir pela fúria de algum deles?

As ondas me atingiram e fizeram balançar  meu refúgio. O vento, por um momento, me causou pavor. Mas não durou mais do que um instante, logo o Mestre do Céu e Mar acalmou a tempestade, e devolveu a paz ao meu coração.  

A vez primeira é sempre pior. Lembro bem, minha fé vacilou. Não  minha fé em Deus, em quem sempre confiei e de quem tenho ao longo da vida recebido forças, consolo e proteção. Mas minha fé no ser humano, criado a semelhança de Deus. Como poderia haver natureza divina em seres tão decaídos, tão invejosos, tão julgadores?! Fui abandonada em meus momentos mais dolorosos, ninguém tinha tempo para mim, ninguém queria se envolver com meus problemas. Primeiro fiquei magoada, depois amarga. Destituí ‘meio mundo’ da condição de amigo para colega, e a outra metade desse meu mundo tornou-se de meros conhecidos. Fechei-me para as relações humanas.

Mas um dia cansei do peso que tudo isso me causava. Carregar mágoas é como carregar pedras! Eu terminava o dia exausta, sentia-me improdutiva e não era feliz. Num esforço supremo, voltei no tempo e refiz o percurso. Não mudei as atitudes dos que me machucaram, mas mudei a minha: acrescentei  alegria a cada passo, inclusive quando estive sozinha e sofrendo. Quanta diferença isso fez!

Vieram novas dores, mas não me esqueci de sorrir enquanto avançava em meio às turbulências. Como resultado, passei a ser uma pessoa positiva, capaz de enxergar sempre além do prejuízo imediato: se desaba o mundo a minha volta, não vejo nas ruínas o fim, mas a possibilidade de recomeço; confio na capacidade de reconstrução. Essa é minha perspectiva, meu foco está na eternidade e não no ‘aqui e agora’.

Estou passando por um momento de tribulação. Os poucos que conhecem os detalhes da história – portanto  os únicos que podem se atrever a dizer alguma coisa no assunto – talvez se surpreendam com minha firmeza e serenidade. Lágrimas vieram, num primeiro momento, pois felizmente não perdi a sensibilidade. Mas elas não apagaram o sorriso, que brilha intensamente em meu rosto, como o sol ousado que mostra a cara sem medo, imediatamente após a chuva de verão.

Uma última e interessante observação: quando escrevi o texto anterior, publicado neste blog – sobre a resiliência – não imaginava estar preparando a mim mesma e aos meus filhos para os dias que  seguiriam. A vida imitou a arte, com requintes de detalhes, pois mais do que nunca teremos de ser resilientes.

Ainda assim, não temo os dias que virão, e em nenhum momento deixei que se perdessem minha alegria e meu bom humor. A travessia terá de ser feita de qualquer maneira, que seja alegremente! Mais uma vez constato que é tudo uma questão de decisão.

“Seu futuro é tão brilhante quanto a sua fé.” (Presidente Monson)
Suzy Rhoden 

20 comentários:

  1. Suzy, quem não passa por momentos de maremotos, ondas fortes, tempestades na vida? O importante é não perder o foco, o lume e seguir, na certeza que tudo há de passar e enfrentar as intempéries com um sorriso no rosto e paz no coração, fé, melhora a travessia! Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! Fico torcendo! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela torcida, amiga, já está tendo seus efeitos por aqui: tivemos um dia lindo! E o sorriso no rosto é marca registrada :)

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Limerique

    Apenas um momento de provação
    Outros tantos iguais por vezes virão
    Mas levante a cabeça
    Os medos desconheça
    Pois no seu interior está a solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo limerique, Jair! Está aí algo que faço sempre: levantar a cabeça e seguir, não gasto muito tempo remoendo dores... A vida continua e, por incrível que pareça, pode ser cada vez mais bela! Obrigada pela presença constante.

      Excluir
  3. Sobre a tempestade sob vc e seus filhos, minha oração, força e seja o que for, que a união, a coragem, o amor e a resiliência sejam forças calmantes e propulsoras.

    Sobre as tempestades da vida, da minha vida, temporais se deram, destruição, reconstruções ainda em curso, fechamento, aberturas com mágoas, compreensão de que magoas magoam mais a mim que aos outros, muito ainda a praticar, muito já sendo praticado.

    “Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura
    Essa intimidade perfeita com o silêncio
    Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo
    Resta esse antigo respeito pela noite, esse falar baixo
    Essa mão que tateia antes de ter, esse medo
    De ferir tocando, essa forte mão de homem
    Cheia de mansidão para com tudo quanto existe.
    Resta essa imobilidade, essa economia de gestos
    Essa inércia cada vez maior diante do Infinito
    Resta essa vontade de chorar diante da beleza
    Essa cólera em face da injustiça e o mal-entendido
    Resta essa faculdade incoercível de sonhar
    Resta essa pobreza intrínseca, essa vaidade
    De não querer ser príncipe senão do seu reino.
    Resta esse diálogo cotidiano com a morte, essa curiosidade
    Pelo momento a vir, quando, apressada
    Ela virá me entreabrir a porta como uma velha amante
    Mas recuará em véus ao ver-me junto à bem-amada
    Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
    Esse eterno levantar-se depois de cada queda
    Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
    Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
    Infantil de ter pequenas coragens”.
    Trechos da oração do apóstolo Vinícius diante do criador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda oração,Tina, obrigada por compartilhá-la!
      Esse tropeçar e levantar faz mesmo parte da vida, pouco a pouco vamos nos tornando peritos em recomeços e reconstruções. Quem disse que isso é negativo?! Afinal de contas, nos tornamos cada vez mais fortes, mais resistentes. De fato, há sempre muito mais a praticar e a aprender.

      Agradeço o carinho enviado diretamente a mim e a força que senti em suas palavras, carregadas de uma onda positiva e vibrante. Grata, grata, você já mora no meu coração! Beijos.

      Excluir
  4. Oi Susy,:

    Estou me recordando aqui do seu último post.Resiliência. Estou também dentro de uma tempestade. No começo foi difícil sustentar os remos nas mãos, e encontrar a direção.Pensei em me afundar em tristeza e lágrimas, mas veio aquela força, que tiramos de dentro de nós como se fosse mágica, quando precisamos ajudar aos nossos, para que todos não afundem também.
    Alguém tem que segurar a onda, e nós mulheres temos esta capacidade de tornar a noite em dia, com a ajuda de Deus. Nós conseguimos reinventar a felicidade, mesmo dentro da tormenta. Ao contrário de você, graças a Deus, ao buscar ajuda, encontrei verdadeiros amigos em quem não espera ter. E isso está sendo bastante significante. Também me coloquei à prova, quanto a resiliência, e descobri que não adianta ficar com pena de si mesmo, a vida continua, pra que sabe renovar o sorriso e acreditar que a tempestade em algum momento vai passar, que as soluções serão encontradas.Não estamos sozinhos.
    Um grande abraço.
    E que tudo esteja bem contigo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha, suas palavras chegam muito verdadeiras para mim, cheias de sensatez! Tem coisa pior do que sentir pena de si mesmo? Não dá, temos que encarar nossas dores e viver apesar dos problemas! De fato, não estamos sozinhos, os bons amigos sempre aparecem, de algum lugar... e o mais importante deles é Deus, que jamais nos abandona ou desampara.

      Obrigada por vir, beijos!

      Excluir
  5. Querida Suzy:
    Ninguém fica insensível a esse seu texto denso, humano e de bela escrita – como sempre. A vida não é um pacote com laços e fitas, muitas vezes se mostra cheia de labirintos angustiantes para todos nós. O importante é termos lucidez para podermos aparar as arestas e continuar. Você é sábia, sabe que depois da tempestade se abrirá um lindo sol! Espere, querida.
    Seu texto emociona!
    Meu carinho sempre, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tais! Você consegue ver além das palavras, percebe o que fica escondido nas entrelinhas... Confio plenamente no lindo sol, ele sempre surge após a tempestade! Por sinal, já surgiu... Beijos de gratidão!

      Excluir
  6. Olá, Suzy!
    Mesmo não sabendo qual o problema em questão, consigo enxergar sua força pelos seus escritos. Conhecemos as pessoas pelos seus registros, assim como você colocou em sua descrição:
    "Sou uma testemunha de meu tempo e de minha sociedade, através das crônicas que escrevo. Estou presente em cada texto, sobretudo nas entrelinhas..."

    Seu texto ajuda a ver o problema de outra maneira, para quem está de fora e com outro problema. E também mostra um pouquinho de você. Forte, determinada a vencer e muito esperançosa. Sua fé é linda.

    Que os sorrisos brilhem ainda mais.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fellipe, quer ser meu psicólogo particular? rsrsrs Me desenhou direitinho, pois se tem algo que vive em mim são essas três qualidades que você pontuou: força, determinação e esperança!!!

      Os sorrisos tem brilhado ainda mais, de fato! Obrigada pelo carinho, percebi sinceridade, você é um querido!!!

      Excluir
  7. Suzy, acredito que a fé é o suporte para tudo! Por isso acho tão importante ter essa estrutura reforçada todos os dias com orações, sejam de súplica ou louvor, assim ficamos preparados para a "guerra".
    Que sua vida, seu lar estejam sempre protegidos pela paz de Deus.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Néia!

      A oração faz milagres, não é mesmo? Vejo isso todos os dias, mas principalmente durante as tempestades. Não estaremos sempre além delas, inatingíveis, mas teremos o suporte que você falou para enfrentá-las: estaremos preparados para a guerra!

      Sempre sábia, minha amiga Néia! Beijo carinhoso.

      Excluir
  8. Suzy!

    Achei lindo esse texto!! Na essência vc fala da superação de algo vivido que poderia ter te transformado numa pessoa amarga, mas te transforma em alguém mais forte, preparada para outras tempestades.

    Me veio à mente uma flor que aqui chamamos de ‘Onze Horas’. Não sei como se chama aí no Sul, mas essa flor, a mais delicada que conheço, tem uma aparência de fragilidade imensa! As pétalas, de tão finas, são transparentes. Essa flor, da primavera, se abre pontualmente às 11hrs e aguenta firme o sol escaldante do meio-dia até do resto da tarde: só se fecha à noite para ‘dormir’. Então, novamente desabrocha no outro dia no mesmo horário... Assim se faz por vários dias, e eu tenho a impressão que ela ainda 'sorri' rs.

    Lendo seu texto não pude deixar de te comparar a essa flor: tão delicada e tão forte ao mesmo tempo!! Que bom amiga, que vc tem essa capacidade inesgotável de se refazer dos ‘ataques’ que volta e meia sofremos... Eles parecem raios mirados bem na direção da nossa cabeça, mas que felizmente podem ser neutralizados pela fé. E fé é o que não lhe falta, não é mesmo?... E bom humor que vc tem de sobra - tbm fundamental nesses momentos.

    Um mega beijo, fique com Deus e na paz! Torcendo aqui para que tudo passe logo. Alias, acho que já passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli,

      Estou me sentindo uma flor agora! rsrsrs As Onze Horas também vivem aqui no sul, e eu particularmente amei a comparação: apresento-me para a vida exatamente como essa florzinha de aparência delicada, mas pronta para tudo! Que especial ver que você captou tão bem esta minha essência e este meu estilo de vida.

      Sobre a capacidade inesgotável de me refazer dos ataques, estou tratando do assunto com a pessoa certa, não é mesmo? rsrsrs Temos fé suficiente para neutralizar o negativo e, não apenas isso, mas convertê-lo em positivo a longo prazo. O bom humor ajuda um monte, rir de si mesmo é um truque infalível!

      Mega beijo pra você também! E, acertou: a tempestade já passou e eu sobrevivi!!! rsrsrs

      Excluir
  9. OI SUZY!
    BOM SERIA SE NOSSAS VIDAS FOSSEM SÓ MARAVILHAS,MAS, SE ASSIM NÃO É, NA CERTA, "DEUS" QUIS COM ISTO NOS TORNAR FORTES E MERECEDORES DE SUAS BÊNÇÃOS.
    QUE ESTE MOMENTO QUE ORA PASSAS TE SEJA LEVE E QUE LOGO O MESMO "SOL" QUE VISTE NAQUELE TEU RETORNO, SEJA A MOLDURA DE TEU SORRISO, PARA ENFRENTARES TUDO COM FORÇA E FÉ.
    PARABÉNS PELA "DECISÃO" AMIGA, SEJAMOS FORTES NAS ADVERSIDADES PARA ABSORVERMOS TODA A ESSÊNCIA DA FELICIDADE...
    ABRÇS http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia flor do dia!

    Vim perguntar se vc já levou a sua vida par passear hoje.
    Não esqueça você marcou com ela e eu ouvi :)

    Nos desenhos que fizeres lembra da caixa de lápis de cor, de um amarradinho deles dos sem marca ou uma caixa daquelas de 24 ou 36 cores da Fáber Castel. Se na hora, situação calamitosa só tiver um lápis de escrever ou caneta, pelo meio do desenho alterne colorir, fazer bolinhas, tracinhos, mas nada de deixar os desenhos em branco.

    "Disse uma folha de papel branco:
    Pura fui criada e pura permanecerei para sempre.
    Antes ser queimada e convertida em brancas cinzas, do que suportar que a negrura me toque ou o sujo chegue junto de mim.
    O tinteiro ouviu o que a folha de papel dizia, e riu-se em seu escuro coração. Mas não ousou aproximar-se dela.
    E os lápis multicoloridos ouviram-na também, e nunca se aproximaram dela.
    E a folha de papel, branca como a neve, permaneceu pura e casta.
    Para sempre, pura, casta e vazia."

    Brancura só a da paz.

    Riscos, rabiscos, mata-borrão, lindas imagens, canetas, lápis, cores, passeios, poemas e paz para seu dia \o/

    ResponderExcluir

  11. Suzy querida,

    Não há como fugirmos dos ventos fortes da vida. Então, o melhor caminho é nos agarrarmos na fé e em nossa força para que eles não nos derrubem e nos deixem no chão, sem condições de levantar.
    Pelo tempo que a conheço já deu para perceber que você é uma pessoa equilibrada, calcada na fé, sábia e corajosa. Acredito, portanto, que logo esta ventania se transformará em leve brisa, tornando-a ainda mais forte e mais sábia.
    Fiquei lembrando aqui que quando mais nova eu temia a alegria excessiva, pois sempre surgia algo desolador depois dela. Talvez os momentos de felicidade e alegria venham exatamente para nos energizar para a superação das dores que se aproximam.
    Na verdade, tudo surge com um propósito. O que hoje parece ser "um desastre", amanhã será visto com outros olhos. Somos constantemente testados em nossa fé e em nosso aprendizado. Dói, é verdade, mas passa, ainda que pareça o contrário.
    Enfim, amiga, se você já é capaz de sorrir e manter o bom humor diante das surpresas desagradáveis da vida, é porque você já está num degrau acima em sua escala evolutiva.
    Resta-me desejar que você tenha força para superar este momento de tribulação, contando sempre com você e com sua fé em Deus, que nunca nos desampara.
    Finalizo com sua própria frase: "A travessia terá de ser feita de qualquer maneira, que seja alegremente!".
    Fique bem e conte comigo quando precisar. Torcendo aqui para que o sorriso que brotar em seu rosto seja de leveza e felicidade.

    Beijossssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  12. Olá Suzy :)
    Muitas vezes nosso barquinho quase naufraga,mas ainda bem que temos Deus,
    e Ele no momento oportuno,faz cessar nossas turbulências.
    Muita força pra vc,e não esquece que a qualquer momento vai mudar repentinamente a direção de todo vento contário na sua vida.
    E se houver um panorama desanimador,ele se transformará em lindo dia,
    e a tempestade em bonança!
    Bjs \o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...