terça-feira, 11 de junho de 2013

Talentos

Cupcakes by Jessica Ferroni
Algumas pessoas parecem sentir prazer em torturar as outras...
Explico: uma amiga fez o favor de postar no Facebook os maravilhosos cupcakes que suas mãos de fada produziram. Mãos de fada, que carregam uma varinha mágica, por sinal,  pois tudo, simplesmente TUDO em que ela toca se transforma – para melhor, para mais belo, para mais saboroso!
Esclareço que a moça é maquiadora profissional e também faz os cabelos mais lindos, das noivas mais lindas de Porto Alegre e região metropolitana. Ah, ela faz unhas – as próprias unhas! – e posta as dicas para  meras mortais como eu sonharem com algo mais belo, mais moderno, mais ousado, mais criativo... Enfim, a mulher é cheia de talentos, coisa para virar fã mesmo!
Observando tantas habilidades em uma  pessoa  – não falei dos biscuits, do trabalho em E.V.A, dos instrumentos musicais que ela toca, etc, etc – fico me perguntando onde andava eu durante as aulas de prendas domésticas que foram ministradas na esfera  pré-mortal, quando nos preparávamos para vir a terra brilhar e multiplicar talentos... Gente, é certo que matei essas aulas!
O que me consola é que não fui a única: Gabriela me acompanhou. Até falei pra ela outro dia,  por email, que só pode ter sido ela a má influência, que me convenceu a sair de fininho do curso, para explorar antecipadamente o mundo em que iríamos habitar... Deixamos para trás as teorias, ansiosas pela prática, e vejam só no que deu! Com pesar, declaro-me a inutilidade personificada no que se refere a habilidades domésticas – cozinhar, lavar, passar, limpar, costurar, e todos os demais verbos do vocabulário de uma dona de casa.
Antes da sentença condenatória, permitam-me mais algumas palavras: considerem a boa vontade, essa tenho de sobra! Falta-me o talento inato, apenas isso. Mas quem disse que alguém precisa nascer sabendo algo para ser bem-sucedido na vida?! Acredito que a determinação faz com que aprendamos coisas impressionantemente difíceis – embora para outros pareçam fáceis e simples. Foi assim quando me propus a aprender Inglês, não apenas para falar, mas também para ensinar o idioma; e quando precisei aprender a dirigir, descoordenada do jeito que sou? Ou ainda quando comecei a treinar para um teste de aptidão física e descobri que posso ser excelente nesse quesito!
A verdade é que não podemos tomar o outro como ponto de referência para habilidades que planejamos desenvolver, ou então ficaremos desanimados e nos sentiremos desencorajados. A comparação é traiçoeira, coloca o foco naquilo que não sabemos e não naquilo que podemos vir a desenvolver. Porém, o talento alheio pode tornar-se um grande incentivo, um estímulo extra para galgarmos degraus que considerávamos muito além de nosso alcance, pois se outros aprenderam, nós também podemos aprender!
Além disso, precisamos lembrar que somos únicos e distintos. Admiro profundamente os maestros, os coralistas, e todos que se envolvem com a música. Mas ainda não senti o desejo de desenvolver esse talento, por enquanto me satisfaz ser apenas plateia. Não há problema nisso, os shows são feitos de artistas e de público, ambos essenciais para que os grandes eventos aconteçam.
Portanto, minha amiga-mãos-de-fada, você pode continuar brilhando com exclusividade nas suas múltiplas áreas de atuação que não me importo nem um pouco em ser sua cobaia, ok? Pode, inclusive, me chamar para degustar seus cupcakes, pois estou plenamente convencida de que a habilidade da degustação me pertence... Essa aula é certo que não faltei! Beijo, me liga! ;)

      Suzy Rhoden 

24 comentários:

  1. Que legal,Suy!

    Há pessoas realmente talentosas e onde tocam parecem mudar o cenário.

    Outras, como eu, nem tanto,rs..

    Mas o que importa é que sempre vamos ver algumas habilidades em nós. Procurando, vamos achar, sem dúvida, mesmo tendo faltados à modalidade dessas aulas,rs...

    Não podemos querer nos igualar com os outros, afinal nem todos podem fazer tudo e de tudo,né? beijos, lindo dia( aqui ainda escuro...) chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Chica, temos talentos e dons variado, e isso é ótimo, pois teremos sempre algo a compartilhar e também algo a aprender com o outro! O que me impressiona são certas pessoas que parecem fazer de tudo e sempre bem feito... Sei que tenho algum talentinho, mas cultivado com muito sacrifício! rsrsrs Imagine ficar esbanjando assim, que maravilha! rsrsrs

      Beijo grande, minha amada!

      Excluir
  2. O amor é grande e elava o ser humano, e o faz compreender que precisamos ser compreendidos, respeitados, e amados! Bom dia dos namorados" abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Um feliz dia para você também, aliás, que todos os dias sejam não apenas dos namorados, mas de amor verdadeiro e incondicional! Abraço.

      Excluir
  3. Limerique

    As vezes com esforço me concentro
    Tentando criar algo do pensamento
    Inútil esse trabalho
    Quase sempre falho
    Porque nada se cria sem talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, essa é que é a questão... Há como desenvolver talentos dormentes em nós? Penso que sim, que o esforço transforma-se, pouco a pouco, em aperfeiçoamento, e um dia quem olhar de fora dirá que temos um maravilhoso talento! Ou estarei enganada? Fico pensando nessas coisas...
      Agradeço o limerique e a presença, abração!

      Excluir
  4. Tu que é a fada! Podes não ser certas aptidões, mas tem o total domínio das palavras, tanto escritas como ditas!!
    Talento tal, que babo todos os domingos nas aulas caprichadas e que nos prendem de uma maneira que não sei explicar. Obrigada por tudo! Deus nos ensinou... vamos dividir nossos dons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, compartilhar os dons é a melhor parte!!! Que graça preparar aquelas aulas se não existissem alunos atentos como você e os demais, realmente sedentos de aprendizado? Tenho certeza que você sente da mesma maneira quando faz uma daquelas maquiagens incríveis e vê a felicidade no rosto da pessoa que você maquiou, penteou, etc. Dividir os dons é algo divino, é o que faz com que eles se multipliquem! E você faz isso MUITO BEM!!!

      Beijão, minha amada, é um prazer imenso vê-la brilhar em tudo que faz!!!

      Excluir
  5. Olha que determinação eu até tenho, mas se você vir meus cupcakes... são de chorar de tão horríveis. Desculpe discordar, mas um talento assim em mãos habilidosas faz muita diferença!
    Adorei o post! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, você sempre me fazendo rir hahhahahah
      Como assim "são de chorar"?! rsrsrsrs
      Eu te entendo, não estamos discordando nesse ponto: a cozinha é algo que encaro com o maior prazer, mas não tem jeito, o negócio simplesmente não sai do jeito que deveria sair, é frustração na certa!
      Portanto, eu concordo com você: mãos habilidosas fazem toda a diferença!

      Bjooooo

      Excluir
  6. OI SUZY!
    POIS ENTÃO FICA SABENDO QUE SOU TUA FÃ DE CARTEIRINHA. TEUS TEXTOS SÃO SEMPRE INTERESSANTES, ENGRAÇADOS E QUANDO QUERES CONSEGUES NOS TOCAR LÁ NO FUNDINHO DO CORAÇÃO, EIS UMA HABILIDADE QUE TENS, ALÉM DAS OUTRAS.
    MAS, ESTA TUA AMIGA É MÃOS DE FADA MESMO, TAMBÉM SOU UMA GRANDE DEGUSTADORA, SE PRECISARES DE AJUDA, CHAMA.RSRSRSRSRSR
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lani, você é um amor! Estamos entre fãs então, pois nem preciso repetir aquilo que digo sempre lá no seu blog: sou encantada por tuas poesias! Elas mexem profundamente comigo, de verdade!
      Ah, pode deixar que aviso Jessica caso ela precise de degustadoras aqui na região, aceitamos o 'sacrifício', não é? rsrsrs

      Beijão

      Excluir
  7. Oi, Suzy, bonita homenagem à sua amiga! Talento todos temos em áreas diferentes. Você se descobriu numa área que nem sonhava: acompanhei um pouquinho nos seus textos. E, após descobrir onde está nosso talento, é só insistir, aperfeiçoar. E isso faz toda a diferença.
    Concordo quando você fala no exemplo alheio, é um enorme incentivo. É lucro total.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto demais disso, Tais, dessa diversidade de talentos. Graças a isso, podemos realmente nos encantar e apreciar o talento do outro, muitas vezes sem nem notar ou perceber que somos também, por algum motivo, admirados e apreciados.
      E por falar nisso, sabe que em relação ao assunto "crônicas e escritos em geral" seu talento é para mim um enorme incentivo, fez uma grande diferença sobretudo lá no início, quando comecei este blog. Nunca esquecerei de seu apoio, viu!

      Beijo, querida!

      Excluir
    2. Obrigada, amiga, mas o mérito é todo seu! Fico muito feliz, mas você sempre foi muito talentosa na escrita, demonstra em seus textos. Também é talentosa como mãe e na sua profissão - que deu tudo que tinha naquelas provas - lembro bem: tirava 9.9, mas queria o 10!

      Mais beijos!

      Excluir
  8. Oi Suzy,boa tarde...
    Nascemos desprovidos de alguns talentos,
    mas com dedicação e esforço podemos nos tornar habilidosos em muitas áreas.
    E eu também acho que 'o talento alheio pode tornar-se um grande incentivo'.
    Pode servir de inspiração para desenvolvermos nossa criatividade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, você falou exatamente a minha língua: acredito que podemos desenvolver habilidades que hoje nem sonhamos! Sou exemplo disso na vida pessoal, mudei radicalmente de profissão e precisei desenvolver talentos específicos, dos quais dei conta direitinho! Quando não eram necessários, estavam adormecidos, e eu nem imaginava que poderia vir a desenvolvê-los!
      Portanto, concordo com tudo que você disse: com esforço e dedicação, traçamos nosso destino e nos aperfeiçoamos naquilo que quisermos!
      Quem sabe algum dia eu não volte aqui para contar, num texto, que sou excelente cozinheira... Bem, isso já é uma questão de milagre! rsrsrsrs

      Bjos!

      Excluir
  9. Suzy, minha linda!

    Ser boa filha, boa mãe, boa esposa, boa amiga... Esses sim são talentos acima dos outros. Todos esses tenho a mais absoluta certeza que vc tem. E olha, no mundo de hoje isso é pra poucas, viu!...
    Além do seu impressionante talento para a comunicação através da escrita, descubro aqui outros talentos seus: o da fala e o talento para 'acordar' talentos adormecidos... Que maravilha isso!!

    Há pouco tempo escrevi numa crônica que não acredito em dom: aquela coisa ‘nata’ que, dizem, trazemos na genética sugerindo que não necessitamos do aprendizado. Acredito sim em talento e vocação, mas até esses tem que ser descobertos e aprimorados. Todos nós temos mais habilidades para certas coisas e aprendemos com mais facilidade, outras nem tanto. Tudo é aprendizado ao longo da vida, e quando somos movidos pela paixão alcançamos resultados surpreendentes.
    Ainda acredito que podemos realizar coisas pelas quais não temos nenhum talento. Fazemos pelo esforço e o desejo de aprender. Sou um exemplo disso: queria pintar (meu talento), mas antes, precisava desenhar (nenhum talento) #frustraçãototal!!! Tive que ir à luta. E que luta!!!!!!! rsrs.

    Bjão amiga!! Como sempre, ARRASOU no talento!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Perfeito, Sueli! Também penso que tudo é uma questão de disposição ao aprendizado. Conheço pessoas que, pela necessidade, desenvolveram habilidades específicas e se tornaram excelentes naquilo que antes detestavam ou achavam impossível de realizar. Sou um exemplo disso no que se refere ao atletismo, eu fugia de corridas, não corria nem até a esquina de casa! Mas precisei, dei um jeito de estimular uma capacidade que estaria para sempre adormecida. Da mesma forma que hoje fujo dos ramos da matemática, mas se precisar, vou lá e aprendo! Penso que essa disposição é o que faz toda a diferença, é o que faz algumas pessoas brilharem enquanto outras se acomodam e se escondem atrás de sua 'inptidão', deixando de aprender coisas maravilhosas que a vida quer lhes ensinar!

    Portanto, me aguarde, minha amiga, dia desses te chamo pra comer os MEUS cupcakes! rsrsrs

    O legal de tudo isso é recordar a luta travada, quando partimos do nada (nenhum talento) e ver que podemos, SIM, brilhar naquilo que fazemos!!! Bjo, Sueli!!!

    ResponderExcluir
  11. Sabe Suzy, também acho que se não houver acomodação podemos aprender de tudo um pouco, mas convenhamos, para certas habilidades não basta a técnica, é preciso o dom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Suzy, me identifico bastante com essa área de degustação. Vamos combinar que são necessárias várias habilidades, todo um trabalho psicológico para entender o poder das papilas gustativas, além de aprender a controlar a vontade de determinado prato, muitas vezes limitadíssimo a apenas degustação e não disponível para banquete.

    Não poderia também esquecer a parte em que fazemos o tratamento pós-trauma de cozinhar e não dar certo: aquele bolo sem leite, aquele bife nunca perfeito (Saudades da Sueli!)

    E há quem diga que nós degustadores somos gulosos e aproveitadores de bons pratos. Ora essa!

    hahahahaha

    Seu talento pode não estar nas atividades domésticas, mas encontra-se em peso nas palavras, que são sempre muito bem colocadas num texto que dá gosto de ler.

    Excelente!

    Abraço.

    P.S: Obrigado pelos elogios fantásticos. Seu blog, assim como alguns outros, se tornou inspiração quando cheguei aqui. E continuam sendo. Você é a cara! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah Luís Felipe, comecei a leitura de seu comentário rindo, adorei a teoria da degustação, afinal preciso convencer Jéssica a me elevar a essa condição em relação a seus experimentos! Você me deu uma baita ajuda! hahhahaha

      Agradeço a bondade, quem me dera ter o talento nas palavras ao qual meus bons amigos fazem referência aqui... Mas estou no caminho, reconheço, e quem sabe um dia acredite que sou mesmo 'boazinha' na escrita! rsrsrs Valeu demais o incentivo, aquele abraço!!!

      Excluir

  13. Olá Suzy,

    Você não foi a única que matou estas aulas, pode estar certa disso. Com certeza, eu estava entre a fujonas deste aprendizado. Cheguei neste mundo desprovida totalmente de talentos domésticos, mas, por sorte, como muitos, frequentei outro tipo de aulas e trouxe outros talentos. Ainda bem, né? Todos carregam algum tipo de talento, que misturados a outros, explicam a beleza da obra criadora de Cristo. Desde pequena minha mãe insistia comigo na cozinha e em trabalhos manuais. Nenhum sucesso. Também, ela trouxe todos com ela-rsrs.
    Os Cupcakes da Jessica parecem deliciosos. E talento para saboreá-los eu tenho-rs.

    Beijão, querida. Estava na Tais e fiz uma ponte aérea para cá para ver se havia novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Lúcia, suas palavras me servem de consolo! rsrsrs Afinal, não sou a única com dificuldades domésticas, ufa! rsrsrs
      Por sinal, gosto muito dessa diversidade que nos faz, justamente, vivermos bem em comunidade, uns compartilhando com os outros! De fato, sinto-me abençoada em muitas áreas, com talentos que vieram comigo já bem encaminhados... Outros, como esses manuais, só desencavando com muita paciência - e acho que isso me falta! rsrsrs

      Que bom que lembro de mim ao passar pela Tais, fazendo uma ponte aérea e aterrizando em meu espaço: é muito bem-vinda! Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...