segunda-feira, 1 de julho de 2013

Corujices


Eu sei, é coisa de mãe coruja. Mas preciso contar, as corujas me entenderão e perdoarão o exagero na emotividade: minha princesinha, a caçulinha da casa, escreveu seu nome, sozinha, pela primeira vez, neste domingo! Talvez ela nem seja tão precoce quanto meus olhos encantados imaginam – fez 4 anos semana passada – mas é cheia de iniciativa e isso me infla de orgulho.
O acontecimento me fez voltar no tempo e relembrar as descobertas de meus dois meninos, cada um ao seu tempo. Que alegria extrema foi vê-los abrindo as portas mágicas do mundo das palavras! Arthur começou cedo, antes de 1 ano de idade reconhecia o A de seu nome nos outdoors, apontava para a letra e dizia maravilhado A – Aaaaaaart – pois era assim que ele se apresentava, reforçando o A inicial de seu nome.
Naturalmente, foi presenteado com o alfabeto em versão lúdica e brincar com letrinhas passou a ser sua ocupação preferida. Começou a ler por sua própria iniciativa e hoje, em casa, me convida diariamente para brincar de fazer rimas. Na escola, a professora disse que um dia será escritor, referindo-se à qualidade de seus escritos. É alegria demais para uma mãe!
Como fui alertada de que um filho é diferente do outro, nada projetei sobre Gabriel. Minha intenção era dar a ele liberdade para fazer suas próprias descobertas, sem cobranças, sem comparações. Por esse motivo, quando pensei em começar a introduzir meu garoto no mundo das palavras escritas, ele me surpreendeu: mãe, já sei ler faz tempo! E, para minha surpresa, tinha idade inferior a de Arthur, quando viveu a mesma experiência.
Chegou a vez de Sofia e, confesso, chegou ainda mais cedo do que eu imaginava! Reproduziu seu nome, copiando as letras. Mas sabia o que estava escrevendo e soletrava letra por letra, caprichando no traçado. Percebi que, ao copiar o I, não fazia cópia idêntica, mas já deixava ali traços de sua personalidade: fazia um risco e uma bola proporcional em cima, ao invés de simplesmente reproduzir o pingo que eu havia feito. Mostrou que tem estilo e que é adepta das variações. Escreveu muitas vezes seu nome, com os olhos brilhando de felicidade pela descoberta.
Nesta segunda-feira, recepcionou-me do curso que estou fazendo com um caderno inteiro de Sofias, todos escritos por ela, com letra impecável, e respeitando o espaço da linha. Já não faz uma reprodução, mas escreve seu nome sem ajuda, falando letra por letra, depois lê o resultado. Uma graça!
Lembro-me de ter sido criticada, certa vez, por alardear ‘pequenos feitos’ de minhas crianças. Mas a senhorita em questão estava errada, preciso corrigi-la: não são pequenos, são grandes feitos! Muito se perderá quando as mães deixarem de se encantar com as descobertas de seus pequenos; quando se esquecerem de voltar ao universo infantil para compartilhar da alegria genuína que só as crianças conseguem sentir na sua plenitude. Quando a jovem crítica tornar-se mãe, entenderá melhor o significado desses pequenos grandes feitos que tanto valorizo. Até lá, entendo e respeito sua limitação devido ao excesso de adultês.
O mais interessante é que, não importa a idade e não interessa a natureza da descoberta, bom mesmo é vê-los dando seus primeiros passos segurando em nossa mão, para logo depois aventurarem-se sozinhos. Sim, pois aprender a ler e a escrever significa descobrir a passagem secreta para a aventura; é subir num tapete voador e simplesmente deixar-se levar ao mundo da fantasia!
Sofia subiu no tapete. Já não lê pelos meus olhos, enxerga com os seus! Por enquanto, reconhece apenas seu nome. Logo reconhecerá o mundo. E, se mantiver o interesse pelo aprendizado, virá o dia em que deixará de escrever letras... Escreverá histórias! Ou melhor, a sua própria história e, quem sabe, a História de seu país, a exemplo da brava juventude brasileira e seus ousados cartazes. Segue firme, minha menina! E eu sigo aqui, com minhas corujices.

Suzy Rhoden

22 comentários:

  1. Ah, suzy, como entendo e valorizo essa tua corujice!!
    Entendo mães que enxergam seus pequenos alçando seus primeiros voos - os meus já me carregam junto há anos...rsrs
    Recentemente meu neto mais velho (3 anos e meio) escreveu o nome dele como faz a Sofia, soletrando cada letra, sabendo o que está escrevendo! talvez tenha sido bem estimulado quando ganhou desta avó um quadro e letras com ímã para brincar com as letras quando tinha pouco mais de 2 aninhos. Na época, sabia as letras iniciais de seu nome, dos pais e dos avós. Ele dizia D de Denise e V de vovó...eu fiquei assombrada, mas outras crianças da família mostravam habilidades precoces, e eu acho que o estimulo ajuda muito, além daquilo que eles tem hj em termos de informação e contato desde muito pequenininhos.

    ADOREI a forma como vc descreveu a descoberta deles para o mundo, que a passagem secreta leve tua pequena de encontro a um mundo onde valha a pena viver - e que possa escrever uma história de que possa se orgulhar e mensurar a felicidade vivida!

    O teu jeito de escrever me encanta, eu acabo relendo por puro prazer, se bem que às vezes a releitura até seja recomendada pra gente evitar conclusões apressadas...rsrrsrrsrsrs

    Muitos beijos mamãe coruja!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs A releitura é imprescindível, descobri isso ontem! rsrsrs
      Denise, vivi experiência semelhante com meu filho mais velho, que também reconhecia as letras e fazia associações muito cedo, mas muito cedo mesmo! Porém, a leitura exatamente só veio aos 5 anos, o que não deixa de ser precoce. Contudo, o interessante é que ainda hoje ele AMA tudo que se relaciona a letras e palavras, ou seja, o caminho tem sido prazeroso. Penso que isso vale mais do que qualquer coisa, não é? Que a experiência seja doce para eles, venha por sua própria iniciativa e com nosso estímulo, mas sem qualquer forma de pressão. E respeitando o tempo deles, que difere de criança para criança.
      Adorei conhecer sua experiência com o netinho, de corujices nós duas entendemos bem! rsrsrs

      Beijão

      Excluir
    2. Vc sabe Suzy, ele ama historias, e eu adoro contar, então uni essas duas coisas criando o hábito de presentea-lo com livros, mesmo que eu tb invente algumas...rs. É uma graça pq ele memso escolhe e pega os livros, e a gente tem que ler desde o titulo (ele passa o dedinho encima mostrando que é por ali que se começa...adoro isso....rsrs), e presta tamanha atenção na leitura que conta junto algumas partes. Recentemente levei dois, e em "Grão de Milho" tem uma parte que li cantando e ele canta junto, no mesmo tom da primeira vez... no outro, "A história do Leão que não sabia escrever", ele faz os sons e a fala do leão, tal como eu leio... isso que eu chamo "viajar' na historinha, ele curte mesmo, e não se cansa de ouvir milhões de vezes a mesma coisa. Como não estimular uma criança que mostra interesse por livros, apesar de ser viciado em joguinhos do iPad, né? Acho fundamental, e isso reflete na escola, no vocabulário incomum pra uma criança da idade dele... te juro que não é papo de vó, ele de fato me surpreende com as expressões que usa!!

      De corujices entendemos muito....rsrrsrs
      Bjoca!

      Excluir
  2. Que amor! É mesmo lindo esse dia ,essa descoberta e temos que vibrar com cada uma delas. Isso faz parte da vida e dos ciclosa. É lindo e não importa se corujice ou não. Eu me orgulhava e agora com os netos, da cada coisinha nova e alardeava,sr beijos,felicidades à Sofia! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alardeamos, não é, Chica, pois eles merecem esse nosso aplauso! Tento manter esse olhar para as descobertas deles, para que sintam o desejo de alçar voos cada vez maiores. Como você pode ver, continuo vibrando com minha bonequinha rsrsrs

      Beijos!

      Excluir
  3. Eis um verdadeiro milagre; cedo juntando as letras, formando palavras e logo serão poesias! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ives, estão no caminho mágico da poesia! Minha maior preocupação é manter neles esse amor pela leitura, pois sei que então 'o céu será o limite' para sua capacidade de criar - seja escrevendo, seja em outras áreas de conhecimento!

      Prazer tê-lo aqui, poeta!

      Excluir
  4. Limerique

    Constatar conquistas, corujice não é
    No teu caso longe de ser questão de fé
    És escritora maravilha
    Os filhos seguem a trilha
    Porque a fruta não cai longe do pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Jair, pelos elogios implícitos nesse teu belo Limerique!
      Não sou boa dona-de-casa, os textos já me denunciaram (rsrsrs), mas de letras e estudos, me esforço por entender bem! A alegria é grande por perceber que meus filhos estão sendo contagiados e que desde já tem amor por esse universo a parte. Um abraço!

      Excluir
  5. Sua Sofia está girando a primeira chave. Muitas portas com o código secreto da leitura., da escrita, dos desenhos infantis irão sempre se mostrar a ela! Tem que corujar mesmo e nunca perder esse encantamento pelas grandes conquistas, ou pequenas aos olhos dos que têm adultês.
    Parabéns à linda família.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio nessa 'corujação' total, Ana Paula! rsrsrs Na verdade, não quero nunca deixar de me encantar com as conquistas deles, quero viver de perto e sentir sua emoção. Sofia hoje me falou, enquanto praticava pela milionésima vez o exercício de escrever seu nome: mãe, eu quero fazer isso sempre! rsrsrs
      Obrigada, querida! Beijos.

      Excluir
  6. Que delícia de ler seu texto Suzy! Esses momentos que só quem é mãe sabe como são maravilhosos, ficam para sempre. Obrigada por partilhar sua alegria que veio anexada em cada palavra e que seus filhotinhos lindos continuem incentivados para a leitura e a escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente realmente nunca esquece, não é Néia? Mesmo que eles estejam adultos, cuidando de suas próprias corujinhas... Obrigada pelo carinho, sempre presente! Beijo.

      Excluir
  7. Ai que lindinho esse texto! Suzy...podes crer que esta é a fase mais bonita, aproveita, amiga!! As descobertas são fantásticas, ingênuas e compartilham tudo conosco. Tenho caixas cheias de cartões e bilhetinhos lindos e engraçados. Milhões de fotos que sempre vemos juntos.
    Depois crescem, as conquistas continuam lindas, com garra, inteligência e força de vontade, mas são já outras pessoas que lutam pelo seu espaço. São conquistas diferentes. Em outra escala.
    Mas tenho saudades dessa fase dos 4, 5 anos; da inocência deles. A atual me orgulha, me sossega, mas é totalmente diferente.

    Beijos, amiga, aproveita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fase é linda e tento absorver ao máximo dela, pois sei que eles crescem e só restarão saudades desses momentos ingênuos, como você pontuou. Adoro isso de compartilharem tudo, somos as pessoas mais importantes na vida deles, com certeza. Depois continuamos sendo, eu acho, mas eles já não expressam da mesma maneira. São outras pessoas, são outras conquistas. Mas todas são maravilhosas, não tenho dúvidas. Por hora, quero apenas aproveitar o sabor da infância através deles, pois esta fase tem sido linda e encantadora em nossa família!

      Obrigada por vir e comentar, beijão!

      Excluir
  8. OI SUZY!
    QUANDO UMA MÃE DEIXAR DE SE ENCANTAR COM OS PROGRESSOS DE SEUS FILHOS, ALGO SE PERDEU, CONTINUE A BABAR AMIGA, OS MEUS JÁ SÃO ADULTOS, MAS, PARA MIM, SÃO MEUS BEBÊS, MEUS AMORES, MEUS TUDO.
    IMAGINA ENTÃO, BABAR PELO NETO?
    ASSIM SOU EU E PELO QUE VEJO TAMBÉM SERÁS, POIS OS AMAMOS COMO SE FILHOS FOSSEM E ACHO QUE SÃO, POIS O AMOR É IGUAL.
    A SOFIA, O ARTHUR E O GABRIEL, SÃO TEUS TROFÉUS, PODE CORUJAR A VONTADE, ACHO LINDO.
    AMIGA. QUERO TE AGRADECER A IDA NO "SÓ PRA DIZER E O CARINHO DE TUAS PALAVRAS.
    FICA COM DEUS E QUE SEJAS SEMPRE FELIZ COM TEU TRIOZINHO
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee!!!
    Foi bom demais receber tua visita lá no blogue. Feliz demais! Vim aqui conferir as novidades e me apaixonei. És uma coruja que todos deveriam ter... estás certíssima!!!

    Um beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  10. A vaidade é um bichinho escroto que se imiscui nas mentes de todos nós, até naqueles que se sentem acima desse mundanismo deplorável. Quero corroborar o que digo, leia o texto de hoje do mestre Chassot no blogue:http://mestrechassot.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha este texto, que retrata tão bem e também as minhas "corujices"
    Estas docilidades da vida é que nos faz renovar e ter vontade de seguir em frente. E que bom ter a chance de rever tudo novamente, quando chegam os netos. Adorei poder acompanhar minha neta, e tenho um pouquinho dessas lembranças dos primeiros passos guardado até hoje comigo. As primeiras letrinhas, os primeiros desenhos e cartinhas. Tudo isto é bom demais.
    Parabéns Susi pelos pequenos mas tão grandiosos feitos de seus filhos. O nosso reconhecimento é também, base, para o crescimento deles.

    ResponderExcluir
  12. Minha mensagem de hoje
    espero de coração , que goste
    tem muito amor em tudo.
    È essa minha maneira de ser .
    È assim , que é meu coração
    amoroso e com infinita fé.
    Que ,Deus lhe de esperança
    para vencer todos os obstáculos.
    Plante em seu coração a semente do amor.
    Que ajuda a fazer feliz o
    maior número de pessoas possível,
    para ampliar seus dias risonhos.
    Que encha seu coração com a divina fé,
    para sempre .
    Um feliz final de Domingo :
    Uma abençoada semana seja de infinita paz
    junto com sua amada família.
    Beijos no coração afagos na sua alma ,Evanir.

    ResponderExcluir
  13. Um texto que me lembrou a infância, a escolinha, as letrinhas e joguinhos de palavras. Fui lá no tempo do meu jardim, quando comecei a escrever meu nome e isso surpreendeu a todos. Ganhei uma lousinha e nela eu perdia horas desenhando e escrevendo meu nome. No finalzinho desse ano, se não me engano 99, eu lia os outdoors (me identifiquei com o Arthur!). Fomos à praia. No caminho, lia os nomes de cidade, lia os outdoors, não perdi uma! Foi assim que tudo começou.

    Acho importantíssimo que se valorize esse grandes momentos. Quem ousou referir-se a essas descobertas tratando-as por "pequenas", que me perdoe, mas cometeu um grande erro. São esses momentos que formam essa nova criança e ela, por sua vez, ao enxergar o apoio nos sorrisos, sente-se impulsionada a seguir aquele caminho de descobertas.

    Excelente, Suzy!

    Abraço.

    ResponderExcluir

  14. Olá Suzy,

    Impossível uma mãe não vibrar diante das conquistas dos filhos e desejar compartilhá-las. Cada conquista é emocionante, desde os primeiros e cambaleantes passinhos-rsrs. Não sou mãe, como acredito já ter comentado aqui. Nesta encarnação vim com outros compromissos, mas sou a tia mais coruja do planeta. Acompanhei o crescimento de cada sobrinho e sempre 'babava' com cada vitória de cada um. Hoje faço o mesmo com os meus sobrinhos netos, os filhos da Fernanda, que foi operada, e cujas fotos postei. Sou madrinha de mãe e filho (o mais velho, com 4 anos). O primeiro desenho dele na escolinha ele deu para mim. Imagine a minha satisfação. Se eu continuar relatando os feitos dos garotos vou molhar sua página com tanta baba-rsrs. Enfim, sou coruja assumida e sem ser mãe. Imagine você, diante dos progressos precoces dos filhotes na arte da escrita. Está no DNA, amiga. O mundo da escrita e da leitura é fantástico e os levará a alçar deliciosos voos.
    Continue com suas 'corujices'. Dou o maior apoio. As crianças se sentem seguras quando os pais valorizam suas conquistas.
    Parabéns, mamãe coruja.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...