quinta-feira, 25 de julho de 2013

Iracema, a Mulher Iracunda


Iracema, mulher de temperamento forte, dispensa descrição física: ninguém se dá conta se é gorda ou magra, alta ou baixa, feia ou bonita, pois seu gênio sempre exaltado se sobressai a qualquer outra qualificação que possa ser feita de sua pessoa.
Como toda mulher geniosa, casou-se com homem que não tem boca pra nada: Pacífico é seu nome.
O pobre vivia como parte da mobília, que nem para decorar servia naquela casa. Estava mais para objeto de tropeço, um móvel velho e inapropriado, que por caridade não se jogava fora. É inútil e desnecessário – resmungava  Iracema pelos cantos.
As rixas de Iracema com o esposo começaram cedo, na própria noite de núpcias. Botou o marido dormir no sofá, pois não gostava do jeito que ele se enrolava como uma cobra para dormir. Não tinha postura, elegância, quando entortava daquele jeito a coluna. E ela, mulher fina por natureza, não se submeteria as manias de solteiro do marido. Ou ele dormia retinho como uma tábua, ou desocupava a cama do casal, pois aquilo não era ninho.
E em ninho transformou-se o sofá da sala, por trinta longos anos.
Em uma semana de casamento, Iracema já proclamava uma lista reclamações, todas faltas de natureza gravíssima:  portas dos armários abertas,  potinhos destampados na geladeira, toalha sobre a cama, cobertor esquecido no sofá,  acento do vaso não levantado,  meias no chão da sala,  barbeador em cima da mesa da cozinha... Pacífico pedia xingamentos! - bufava Iracema pela casa.
A mulher, soltando fogo pelas ventas, botava o dedo na cara do marido e exigia retratação imediata, pois acaso pensava que era sua escrava? O vivente não argumentava, não se rebelava, não propunha revolução interna contra a ditadura da mulher, aceitava-lhe as imposições e tratava de botar as coisas em ordem na casa.
Mas não importava o quanto Pacífico tentasse agradar, a implicância de Iracema só aumentava: vociferava quando o coitado, distraído por um instante, fazia algum ruído ao sorver a sopa! Parava o jantar e dava início ao sermão. Pacífico afundava na cadeira, e a comida esfriava.
Mas a pior de todas as crises se deu no dia em que Iracema pegou o marido no flagra, chupando uma laranja na sacada: como ele ousava enfiar a cara dentro da laranja ao invés de levar, elengantemente, gomo por gomo até a boca?! Iracema surtou, correu com o marido para os fundos de casa, completamente irada!
A história só mudou quando, num inspirado dia, Iracema encafifou que Pacífico deveria ter sido pastor. Mas de que jeito, se nem ler a bíblia aquele imprestável lia! Ela, muito beata, naturalmente passava os dias com o livro sagrado aberto sobre a mesa, discursando a respeito dele. Não existia mulher mais religiosa... na teoria!
Pacífico, para silenciar a mulher, fez o que sempre fazia: acatou a ordem, pegando a bíblia para lê-la. Mas de imediato mudou o semblante daquele homem. Os lábios, calados com expressão de muxoxo, ganharam subitamente a expressão de segredo. Pacífico passou aquele dia inteiro em profunda meditação.
Iracema percebeu a mudança e, claro, se irritou. Xingou o esposo, chamando-o de fariseu hipócrita, que lia e não cumpria com a palavra – pois continuava com os mesmos terríveis defeitos!
Pacífico não se alterou, fora milagrosamente salvo, encontrara a cura para seu mal. Olhou para a esposa furiosa e sorriu. Sabia exatamente o que fazer, ou melhor, o que não fazer: não fez as vontades de Iracema pela primeira vez na vida.
Iracema foi da ordem a suplica, pediu, mandou, implorou, gritou; por fim, recorreu ao histerismo, mas não adiantou: Pacífico não se moveu do lugar, e o sorriso misterioso de seu rosto não se apartou. Só restou à mulher, vencida, subir para o quarto, esperançosa de que o raiar de um novo dia trouxesse de volta seu bom e velho – e manipulável – Pacífico.
Na manhã seguinte, Iracema desceu as escadas resoluta, pronta para mostrar quem era que mandava naquela casa. Iria surpreendê-lo, arrancando-lhe os cobertores, e com o dedo em riste declarar o ser fracassado que ele era.  Passou a noite elencando os defeitos do marido, sabia-os de cor para jogar-lhe na cara. Ele não passava de um fraco, jamais teria  coragem para enfrentá-la!
Mas, ao erguer os cobertores, deparou-se com o  sofá vazio, sem vestígio  de Pacífico. Sobre o móvel, restava apenas um breve bilhete:
Provérbios 21:19
Intrigada, andou para a mesa onde permanecia aberta a bíblia, por trinta anos,  na mesma página de sempre. Para sua surpresa – pois nunca teve antes a curiosidade de ler o livro sobre o qual tanto discursava – percebeu  tratar-se de Provérbios, e num instante localizou o versículo 19, lendo-o em voz alta:
“É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda”. Um ‘OBRIGADO!’ rabiscado ao lado deixava clara a conclusão do marido.
Iracema poderia ter morrido de raiva naquele mesmo momento, mas o destino reservou algo ainda mais doloroso para  seus dias:
Iracema foi infeliz para sempre, pois não pode uma mulher rixosa e iracunda ser feliz sem um homem pacífico para atormentar.
Suzy Rhoden


30 comentários:

  1. Rsssss...


    Genial e retrataste muito bem essa santinha Iracema,rss

    Que praga essa mulher, nao sei como Pacifico agüentou. Pagou seus pecados e se mandou!

    Bjs quade deixando o paraíso quentinho e voltando pra selva de pedra que detesto!,,

    Chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, aproveita teu finalzinho de férias! Agradeço por vir me ver, mesmo nesta época de descanso e passeios divertidos. Um beijão!

      Excluir
  2. limerique

    Mandona e megera essa senhora
    Enchendo o consorte a toda hora
    Ele cheio de patacoada
    Botou o pé na estrada
    Arrumou a trouxa e foi embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E demorou pra ir embora, né Jair! rsrsrs
      Belo limerique, obrigada!

      Excluir
  3. Suzy, que fantástico esse texto! Olha, só de ler sobre a Iracema, já dá nos nervos todas essas queixas, essas chatices a todo instante. Aquela famosa pessoa "cri-cri". Temos que lidar com gente no trabalho, na escola. Tá. Mas num casamento a coisa é mais séria. Deram-se os votos, não é mesmo? Discussões fazem parte. Mas a forma como Iracemas tratam Pacíficos e não se olham no espelho para procurar os próprios defeitos só prejudica o relacionamento. Pois não é que ela mesmo entregou a receita que o marido precisava? E foi vencida! Procurou pela própria infelicidade. Encontrou.

    Um texto excelente, que fiz questão de mandar por e-mail para duas pessoazinhas que vão adorar. Escrita excelente.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luís Fellipe, você é sempre muuuuuito gentil!
      Bem lembrado isso de existirem Iracemas por toda parte - escola, trabalho... Haja paciência, não é, não?
      Espero que seus amigos gostem do texto, e que tenham vontade de esganar a Iracema, pois ela merece! rsrsrs

      Abraço pra ti também!!!

      Excluir
  4. Ai, meu Deus... Iracema! E Pacífico.
    Suzy, conheci gente assim, mas o Pacífico que conheci morreu depois da megera - ficou acomodado por mais de 45 anos. Tem gente assim: umas psicopatas que precisam de seu Pacífico. E na verdade, ele também tinha sua cota de maluco, pois aguentar uma mulher dessas não é pra gente sã. Como podem, não sei. E também tem o inverso. As Pacíficas e os monstros. São relacionamentos que parecem ter sido feitos para se juntarem. Um alimenta a doença do outro. A megera que conheci morava na casa do filho casado, com a nora e netos. O tal do Pacífico tinha um quarto no quintal, construído para ele. Não almoçava junto com a família. E olhe: era uma família de classe média com bom nível financeiro. Então entendo essa tua história muito bem.

    Desculpe, tua história está tão bem narrada que me deu muita raiva.
    Bom que não eram da minha família. Mas eram da Igreja.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 45 anos?! E eu achando que o Pacífico aguentou demais...
      Mas, credo, essa tua história real é pior do que a da minha Iracema, como é que botam o homem num quartinho no quintal, fazendo refeições a parte, e ele aceita tudo quietinho?!
      Pra ver como os malucos andam por aí, disfarçados de vizinhos/amigos/irmãos da igreja, nessa sociedade maluca.
      Amei o comentário, Tais, a megera da Iracema merece mesmo ser muito xingada! rsrs
      Beijão

      Excluir
    2. Sim, a megera da minha história e o seu... Pacífico já tinham netos, deviam ter na época 7 e 8 anos. Isso faz anos, Suzy. Nunca esqueci que o Pacífico adorava morcilha! Lembro disso porque eu tinha horror, eu falava com ele quando passava pela casa. Achava muito estranho aquele casamento. Mas ninguém da família deles comentava nada... Mas muita coisa ficávamos sabendo! rsrs, 'Macabrices' da vida...(palavra do meu vocabulário).

      Excluir
  5. Suzy, como nossa amiga Tais já disse o fundamental, fico com a tarefa de dizer que tua escrita é deliciosa, enquanto leio, construo a imagem mental daquilo que vc diz. Essa é a função de quem escreve: nos fazer viajar por suas palavras.

    Adorei!!!

    Bjos, bom fds, querida.

    * Que bom que vc compartilha com tua mãe a família e os sentimentos de filha. Valoriza o que recebe e dá o que ela mais precisa. Isso não tem o que pague!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha doce amiga, Denise, é um prazer tê-la aqui! Assim como adorou o texto, adorei você presente, comentando e participando. Beijos carinhosos!

      Excluir
  6. Suzy, há cinco anos escuto muitos impropérios de uma iracunda vizinha que cruelmente maltrata o "Pacífico" do marido, rsrs. Ninguém merece um castigo desse! Parabéns pelo texto, como sempre, impecavelmente brilhante.

    Ótimo domingo!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Néia!
      Pelo jeito 'sua' iracunda não maltrata apenas o marido, mas também os ouvidos de toda vizinhança... rsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  7. Suzy, minha amiga, que conto é esse? Eu ameeeeeeeeeei!!!!
    Estou afastada da blogosfera como sabes, mas não resisti em comentar.

    Esse conto é especial, sobretudo porque trás à luz uma mensagem de muita sabedoria (registrada em Provérbios 21:19) que dá ‘um toque’ para as esposas rixosas e iracundas (chatas mesmo rsrs). Vc deu voz a esse versículo bíblico, tão curtinho, narrando uma história e mostrando suas consequências. Deu vida ao pobre do Pacífico e à Iracema, que prefigura a esposa manipuladora. Lembrei-me de alguém muito especial que ensinava com exemplos, criando personagens fictícios...

    Sobre pessoas manipuladoras, é exatamente isso: elas enxergam tudo defeituoso nos outros que precisa de um remendo. Tenta de todas as formas influenciar nosso comportamento ou ações, pois se sentem os donos da verdade. É importante saber identificar as muitas “Iracemas” por aí, antes que virem uma dor de cabeça. É muito difícil lidar com esses mestres da manipulação. Ainda bem que o Pacífico encontrou o caminho, e que caminho!!

    Bem, nem preciso dizer que ADOREI seu conto!!! Vc está escrevendo cada dia melhor!!! Que prazer é pra mim te ler!! Muita saudade eu estava de comentar essas joias literárias!!

    Um beijo enorme! A gente se vê por aí... Graças a Deus!!! Rsrs

    *Como a Denise, eu tbm admiro sua relação de afeto com sua mãe e parabenizo-a por divulgar isso publicamente, acho lindo, emocionante... Família é tuuuuudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridas, você e Denise, fico feliz demais por nossa interação se estender ao Facebook e podermos mostrar um pouco de quem realmente somos de outras formas, que vão além dos textos...

      Fico feliz que tenha adorado o conto, há muito tempo pensava em escrever algo assim, a partir desse pequeno e sábio versículo da Bíblia. De fato, além do 'toque' para a relação conjugal, penso que fica aí um toque para todos os relacionamentos, pois as 'Iracemas' estão por toda parte e sempre pensam que tudo está errado nos outros enquanto delas emana a perfeição. Acabam sozinhas, todos se afastam, mas não se dão conta de que sua chatice é que afugentou os outrora amigos.

      Que bom contar com sua plena e ampla compreensão, é um honra merecer um comentário seu em tempos de 'férias da blogosfera' rsrsrs

      Beijos

      Excluir
  8. Tudo o que não me mata me fortalece.
    Eu sou as coisas que descobri,
    as lições que aprendi, os amigos que encontrei.
    Eu sou os pedaços . Eu sou a infância que tive,
    sou a fé que carrego, comigo.
    Você aprende a gostar de você,
    a cuidar de você e, principalmente,
    a gostar de quem também gosta de você.
    A vida me ensinou ,
    que amar vale em qualquer circunstancia,
    em todos minutos da nossa existência.
    Quando a tristeza invadir sua alma
    haverá sempre alguém ,
    que um Dia você plantou sementes de bondade
    essas irão a seu socorro dizendo:
    Hoje venho trazer rosas , que você plantou
    com carinho .
    Agora sou eu , que acarinho sua alma chorosa.
    Deus abençoe sua semana.
    Espero você com muito carinho no meu blog.
    Beijos no coração carinhos na sua alma.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  9. OI SUZY!
    JÁ SEI DE TEU TALENTO, MAS, NESTE TE SUPERASTE, DE UM PROVÉRBIO, PEQUENO EM LINHAS, EMBORA GRANDE QUANTO A MENSAGEM, TECESTE UMA HISTÓRIA MUITO BEM DESENVOLVIDA.
    AS IRACEMAS DA VIDA QUE SE CUIDEM, OU SEU PACÍFICO SE MANDA...
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, ficou um alerta para as Iracemas!!! E para os Pacíficos também, pois nem tudo nesta vida se faz por amor... rsrsrsrs

      Beijos, querida!

      Excluir
  10. Sensacional Suzy, o pobre homem aguentou demais, e o desfecho não poderia ser melhor. Quantos homens "pacíficos" ainda hoje, vivem esta realidade, por colocarem Deus em seu casamento e seguem sofreno calados. O Pacífico do seu conto maravilhoso, também encontrou em Deus a solução.Parabéns. Genial. bjs. Obrigada pelo seu comentário la no blog. Fico sempre feliz com sua presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdinha! Que bom que gostou de meu Pacífico e da maneira que ele aplicou o provérbio escriturístico rsrsrs Embora esse não seja o desfecho ideal - pois seria bem melhor que a Iracema abrandasse aquele gênio indomável e valorizasse seu cônjuge - é um lembrete de que não há quem aguente tanto tormento nesta vida! rsrsrs

      Beijão, minha querida, obrigada por vir!

      Excluir
  11. Suzyamiga

    O Karl Valentin escreveu uma peça teatral com o título E não se pode extermina-lo? Aqui teria de ser E não se pode extermina-la?

    Qjs

    Henrique
    _______

    Continuo à tua espera na Travessa. Lá há prémios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs Uma ótima ideia! rsrsrs

      Tenho passado por sua Travessa, sim, em breve deixarei algum comentário para saberes de minha visita. Um abraço!

      Excluir
  12. Oi Suzy, desculpe pelo 'sofreno' lá no comentário,só agora vi o erro, devo ter trocado a letra sem querer ao digitar e agora estou sofrendo.
    bjs.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Não sofra minha amiga, essas coisas acontecem! rsrsrs Vivo engolindo letras, tropeçando na grafia, isso acontece 'até nas melhores famílias' rsrsrs Beijo de novo!

      Excluir
  13. Sou iracunda, irascível, pavio curto, sangue baiano com espanhol, uma mistura de dendê, pimenta e dança flamenca...rsrs, mas não sou Iracema, será que isso muda alguma coisa? Faz de mim alguém um pouquinho melhor que Iracema?
    Tb não tenho um marido pacífico, nem de nome, nem de temperamento, um pouco menos falante, menos sangue quente, providência divina eu imagino, para o caldo não entornar.

    Adorei a crônica, o puxão de orelha, com direito a provérbio e vamos que vamos no caminho do meio, pacíficas(os) e revolucionárias(os) na medida da necessidade :)

    Beijos e boa semana o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, sei que você é mulher de ação, mas não te imagino Iracema não! rsrsrs
      Adorei o 'pacíficas e revolucionárias' na medida da necessidade, pois nenhum extremo serve: bom mesmo é o equilíbrio e aquilo que pede a ocasião!

      Super beijo, até!

      Excluir
  14. Iracemas, também há as serenas... Mas esta personagem é sensacional e com um perfil psicológico bem trabalhado, bem descrito. Gostei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, que bom que você veio em defesa das Iracemas pacíficas e serenas, nada há com relação ao nome! A personagem é que era danada... e há delas com todos os nomes. Obrigada pelo carinho de seu comentário, beijo!!!

      Excluir
  15. PEDRO DAVI, recebi seu comentário muito especial, relatando experiência pessoal, porém, ao publicá-lo usando o celular, acabei excluindo sem querer!!! Sinto muitíssimo, peço encarecidamente que escreva novamente para que suas palavras sejam publicadas e eu possa lhe dar uma resposta adequada neste espaço. Agradeço a participação e peço desculpas pelo equívoco, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal,

    acho que sou um pacifico, como é dificil!!! Preciso tomar atitude positiva do Pacifico (talvez seja um doente mesmo). Parabéns pelo texto. Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...