sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Relacionamentos Humanos - (Para Gabriela)



De tanto ler e ouvir que hoje em dia não se pode mais confiar em ninguém, fiquei pensando no assunto. Estaremos diante de um caos nos relacionamentos humanos, como aquele que se viu há algum tempo no sistema aéreo brasileiro? Um tsunami de  decepções, arrastando gente indefesa que, enquanto veraneava na praia da amizade, era traída da maneira mais vil e apunhalada pelas costas?

Frases nesse teor estampam as redes sociais, a frustração é a palavra da vez. O ambiente virtual funciona como o  clube dos magoados: espaço adequado para desabafos de uns, indiretas de outros. Sinta-se à vontade para refutar a afirmativa quem nunca, nunquinha mesmo, fez uso da palavra escrita para um dos fins aqui mencionados.

Mas sabe o que penso disso tudo? Que é perda de tempo. Perdemos tempo tentando transformar o outro num arremedo de nós mesmos. Querendo que ele corresponda as nossas expectativas, ao invés de permitirmos que  seja autêntico. Cobrando e sufocando, focados em nossas necessidades, sem pensar que o outro poderá estar ainda mais ocupado do que nós, debatendo-se com problemas que nem nos passam pela cabeça!

Para mim, o problema não está nos relacionamentos humanos – está na falta deles! Não queremos nos relacionar, queremos apenas ser beneficiados O TEMPO TODO! E ainda temos a covardia de chamar isso de amizade, de induzir que o outro tem obrigações conosco porque é nosso amigo...

Não raro, agimos como se a amizade fosse uma via de sentido único  – convergindo para nós, é claro. Lembro-me do relato de uma amiga, que havia se tornado mãe de primeira viagem há poucos dias, e ainda assim, embora muito assoberbada, lembrou-se de ligar para uma conhecida. A fulana, mal atendeu o telefone, crivou a primeira de cobranças: não poderia ter sumido daquele jeito, nunca mais ligou, precisa se organizar e encontrar tempo para as amigas, ter filho não é doença terminal, virou reclusa, se isolou de todo mundo, etc, etc. Em nenhum momento se deu conta de que a sumida era justamente quem tinha ligado!

Cobrar dos outros é desgastante e inútil. Acaso podemos nós oferecer a perfeição? Para que, então, cobrá-la de meros mortais com os quais nos relacionamos?! Aí todos se afastam, porque não nos aguentam mais, e nós arrogantemente botamos a culpa na fragilidade dos relacionamentos humanos em tempos contemporâneos.

Felizmente, em minha vida nunca faltaram os bons exemplos. De gente que consegue se despir do instinto cobrador e simplesmente ser amigo. Sem pensar no que vai lucrar com isso. Sem colocar-se no relacionamento como o eixo central da terra. Sem desrespeitar a opinião do outro, pois entende que o livre arbítrio é uma dádiva divina. Sem tentar ajustar a personalidade alheia a sua, pois aceita cada filho do Pai Celestial como único e incomparável.

Quero citar dois exemplos apenas, dentre os tantos  que me ocorrem neste momento. O primeiro deles faz aniversário hoje.  E atende por Gabriela, minha AMIGA, não apenas com o A, mas com todas as letras maiúsculas. Mora bem longe de mim, fisicamente, mas às vezes me confundo e penso que ela está no meio da minha sala. Nunca senti sua ausência. Mesmo quando ficamos meses, anos sem comunicação. Ao nos reencontrarmos, falamos do ano passado como se fosse ontem, e nenhuma culpou a outra pelo sumiço.  Não estávamos sumidas, estávamos vivendo, ou seja, escrevendo histórias para mais tarde contá-las uma a outra. A desconfiança jamais ocupou nossos pensamentos, pois a amizade (o amor, a caridade) “não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” (I Cor. 13: 5). Se não for assim, é algo, mas não é amizade.

O outro exemplo me foi trazido por Gabriela, na ocasião de sua vinda recente ao Brasil. Felizes com sua visita, todos nos empenhamos em comprar-lhe presentes, enquanto disputávamos seu tempo conosco. Uma pessoa, porém, não entrou na disputa, mas suplantou a todas nós com a discrição de sua oferta: ao invés de pedir o tempo de Gabriela, nos poucos minutos que passaram juntas deu-lhe de presente um diário. Simples assim.

Ao lê-lo, em casa, Gabriela descobriu um registro minucioso de sua amizade desde o momento em que se conheceram, as aventuras que viveram juntas, as situações inusitadas, engraçadas, tristes... momentos que se perderiam na mente assoberbada de minha amiga, se não fosse alguém interessado em dedicar seu tempo para preservar uma rica história. Alguém que se doou sem cobrar nada. Sem jogar na cara: por que não me ligou esses anos todos?! Pois entende que amizade é algo que se compartilha espontaneamente, não é uma obrigação.

De tudo isso, guardo uma conclusão: é fácil, simples e econômico construir um bom relacionamento. Mas queremos o lucro. Cobramos. Por isso afastamos as pessoas e depois lamentamos: não se pode confiar em ninguém hoje em dia!

Porém pense cada um o que quiser, e viva como lhe aprouver. De minha parte, só tenho mais uma coisa a dizer: relacionamentos humanos são uma bênção! Gabriela, você tem tudo a ver com isso. Feliz aniversário!



Suzy Rhoden

20 comentários:

  1. Que beleza,Suzy! Tens razão: amizade não precisda ser cobrada( aliás, ninguém merece ser cobrada e inquirida disso e daquilo) Isso só afasta, desilude.

    Mas a verdadeira, mesmo longe, distantes dá a sensação de sempre estar próximo! Parabéns à Gabriela e a amizade de vocês! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença, Chica! Tão bom tê-la sempre por aqui...

      Excluir
  2. Limerique

    Com semelhante vivemos relação
    Em todo lugar em qualquer situação
    Nem um ser é uma ilha
    Completa-se com partilha
    E amizade não envolve obrigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jair! "Amizade não envolve obrigação", na verdade, envolve doação espontânea! Um abraço.

      Excluir
  3. Olá Suzy querida,

    Infelizmente, os relacionamentos de hoje têm primado pelo egoísmo. Uma amizade verdadeira pressupõe a aceitação de cada um como é e a compreensão de suas limitações. Uma característica importante nos relacionamentos de amizade (e também em qualquer outro tipo de relacionamento) é a ausência de cobranças, que sufocam e subtraem o colorido e o brilho da amizade, além de tirar-lhe a autenticidade, tão importante na relação. Não há lugar para 'obrigação' na amizade.
    Observo que o ser humano tem uma tendência egoísta e ciumenta com relação às suas amizades. Sempre deseja mais do que pode receber e costuma doar menos do que pode oferecer. Daí a frustração.

    Parabéns à Gabriela! Uma amiga de coração nunca se ausenta no tempo ou no espaço. Por mais longe que esteja sempre estará presente no coração e nas lembranças e o reencontro será apenas a continuação do ontem, como se nunca tivesse havido um afastamento físico. E que doçura a ideia deste diário!

    Bela homenagem ganhou a Gabriela através desta linda crônica.
    Este abraço da foto transborda afeto.

    Parabéns pela bela crônica, Suzy!

    Excelente final de semana para você e família.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Lúcia, você é sempre adorável em cada comentário! Expressa-se de uma maneira incrível, muito elegantemente. Agradeço a visita e o rastro de luz, deixado por você neste espaço. Um beijão!

      Excluir
  4. Que lindo texto Suzy e que sábia reflexão! Hoje em dia os relacionamentos são tão efêmeros, todo mundo quer ser amigo, mas sem qualquer responsabilidade. Que felicidade a sua em ter a Gabriela, amizade assim é uma benção.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amizade de rede social, não é Néia? Decorativa apenas. Ser amigo de verdade é outra história... Adorei recebê-la aqui, muitos beijos!

      Excluir
  5. Oi Suzy,

    Que delicia de texto e quantas verdades!
    Já não sei mais se ensino meus filhos a se protegerem ou se os ensino a continuarem nossos velhos e agora considerados antigos valores.
    A rede social virou um palco de falsas amizades, uma lavanderia pública.
    Muito bom seu texto! Parabéns por tão acertadas palavras.

    Mas hoje vou levar daqui uma frase que eu gostei demais: ...'não estávamos sumidas, estávamos ocupadas vivendo nossas histórias para contá-las umas às outras depois"

    Isso foi muito lindo Suzy! Guardei no coração!

    Bjs

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, é um prazer receber sua visita - sei que você fez milagres na sua agenda para isso! rsrsrs
      Que bom que gostou do texto e que levou uma frase no coração, acho que essa frase explica porque, mesmo após anos de distância física, reencontramos velhas amizades e agimos como se tivéssemos nos visto outro dia... pelo menos, é o meu caso e de Gabriela! Felizmente, agora andamos escrevemos juntas as nossas histórias, trocando "trocentos" emails por dia! rsrsrs

      Beijos gratos.

      Excluir
  6. Suzy, a cada crônica sua eu acho que é a melhor, nem vou dizer mais nada, viu... rsrs.

    Emocionei-me com essa linda homenagem à Gabi (que agora tbm tenho o prazer de chamar de amiga).

    Há tantas verdades nesse texto, vc acerta sempre em tudo que escreve. Além do pleno domínio que exerce sobre as palavras, sua disposição em mostrar aspectos positivos do ‘sentimento amizade’ e ainda acompanhado de bons exemplos, foi fantástico! Gostei demais.

    A facilidade que temos hoje em fazer amigos é imensa, abre-se um leque de possibilidades, o que resulta na diversidade de personalidades, opiniões, gostos e interesses pessoais. Tentar ajustar um amigo aos nossos moldes com cobranças, críticas e imposições é tolice, visto que pessoas são diferentes umas das outras. Aceitar as diferenças é respeitar a individualidade de cada um, quanto mais a quem chamamos de ‘amigo’. Que nunca nos esqueçamos de que a amizade não vem com uma procuração que nos dá o direito de posse sobre o outro.

    Parabéns a vc e a Gabi pela amizade linda e sincera que cultivam! Que o Nosso Pai Celestial permita que se estenda até a eternidade.

    Um beijão e meu carinho às duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, você é quem me emociona não apenas pela bondade do comentário, mas pela sinceridade que te é peculiar. Não tenho medo de receber um elogio/confete de ti, sei que são teus mais puros sentimentos, e sou muito grata por isso!

      Sobre o texto, você certamente há de concordar, Gabi merece essa homenagem! Ela tem sido uma amiga incrível desde sempre - pois é como se nos conhecêssemos há séculos, viu! - e mesmo quando estivemos distante fisicamente e sem comunicação, pensávamos e orávamos uma pela outra, de modo que nunca mesmo estivemos de fato distantes. Essa ausência de cobrança e aceitação plena da outra como é tem sido praticamente nosso lema, respeitamos uma a outra, nos alegramos com as diferenças que trazem, justamente, ainda mais brilho a nossa amizade! Vivemos na prática a frase espetacular que você usou: lembramos todos os dias que "a amizade não vem com uma procuração que nos dá o direito de posse sobre o outro". Assim, nos despimos do egoísmo típico e do ciúmes que cria tantas disputas no terreno da amizade. Somos amigas, ponto final, isso nos basta.

      Que o Pai Celestial nos ajude a todos a encontrarmos, cultivarmos e levarmos até a eternidade as boas amizades - a sua, por exemplo, faço questão de manter em minha vida! Sou grata por conhecê-la, por você ser alguém que me edifica e me fortalece.

      Beijos meus!

      Excluir
    2. Amiga, sua resposta merece uma tréplica e aqui estou.

      Eu é que lhe sou imensamente grata pelas coisas de valor que tem me ensinado, seja pelas crônicas, palavras, e principalmente pela sua conduta exemplar! Vc transmite um modelo salutar de comportamento a ser seguido, e deixa um rastro de afeto e sabedoria ‘maior’ por onde passa. Essa ‘cabeça dura’ aqui tem aprendido muito com vc! Logo vou exigir minha nota de zero a 10 hahaha.

      A Gabi merece essa homenagem e todas as outras que vc venha a prestar-lhe. Sei dos laços fortes que vos unem, fundamentado no respeito, na cumplicidade e na confiança mútua. Uma amizade tão linda, deve ser motivo de orgulho para os outros amigos, nunca de ciúmes.Sortudas vcs duas, viu!!

      Beijinhos.

      Excluir
  7. Que delícia de leitura Suzy.
    Voltei lá na minha infância, na adolescência, fiz as contas das amizades, eram tantas mas só restaram as verdadeiras. " O problema não está nos relacionamentos humanos – está na falta deles!" Concordo plenamente.
    Outro dia encontrei uma cartinha de uma amiga querida da adolescência, eu guardei com muito carinho . Ela se mudou do lugar de onde morávamos e só nos encontramos mais uma vez, depois perdemos o contato. Esta cartinha é de 1969.Já pensei até em fazer uma postagem relacionando-a. Morro de saudades, e éramos grandes amigas.Sei que se nos encontrássemos novamente, não haveriam cobranças, apenas abraços e mil histórias para contar.

    Linda crônica, pontuada pela lealdade,objetividade e clareza, mas houve também um traço de poesia.
    -"Não estávamos sumidas, estávamos vivendo, ou seja, escrevendo histórias para mais tarde contá-las uma a outra." Eu Adorei esta frase por tudo que ela quer dizer e diz.

    Com toda certeza você e Gabriela são pessoas especiais e uma deve se orgulhar da outra.
    A amizade de vocês já é abençoada e desejo que permaneça sempre assim.
    Nos dias de hoje é tão difícil encontrar amizades sinceras mas não nos impede de mantermos a que conquistamos.
    Parabéns às duas.
    Amei!!!! bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha, você é adorável! A poesia está em você, por isso consegue encontrá-la nos escritos alheios... confesso que não tinham me dado conta desse traço de poesia que você mencionou, me achou tão pouco poética! rsrsrs Mas agora você me deu esperanças, viu, de algum dia conseguir escrever poemas rsrsrs

      Sabe, Gabriela e eu nos orgulhamos muito de nossa amizade, justamente por ela não ser possessiva, não ser egoísta. Não temos aquele drama de 'ser a melhor amiga', queremos apenas ser amigas incondicionalmente, sem posições num ranking, sem disputas desnecessárias. Primamos pela liberdade tanto para viver, quanto para ser, por isso conseguimos manter uma amizade de muitos anos e, acredite, sem NUNCA termos discutido, brigado ou mesmo pensado mal uma da outra! Essa é nossa maior alegria, com certeza.

      Agradeço tanto carinho, você é uma pessoa incrível e eu AMO tê-la por perto, visitando e comentando em meu blog. Obrigada, de coração!

      Beijos, beijos.

      Excluir
    2. Lourdinha, concordo com a Suzy, vc é adorável e uma amiga especial que prezo muito!

      Lendo seu comentário lembrei-me que aconteceu algo semelhante comigo. Eu guardava comigo um poema que uma amiga muito querida escreveu no meu caderno no tempo de colégio. Perdemos o contato, porém, há 4 anos ela me localizou pelo FB e eu publiquei o poema amarelado pelo tempo na sua página. Ela mal pode acreditar que eu havia guardado-o por tantos anos! Foi muito emocionante, uma choradeira de cá e de lá rsrs. O poema ainda está lá, entre as minhas fotos no FB.

      Como é maravilhoso cultivar boas e sinceras amizades! Nada mais precioso! Tenho muitas e agradeço a Deus por cada uma delas! Algumas vejo sempre, outras que moram longe falamos por telefone ou pelo teclado. Outras são apenas virtuais. Mas todas trago guardadas bem fundo no meu coração!

      Bjão, amiga!

      Excluir
  8. Oi Suzy :)
    Demorei mas cheguei!
    Que crônica maravilhosa.
    No vasto campo dos relacionamentos humanos,
    a amizade é um patrimônio importantíssimo,uma benção.
    Mas é difícil lidar com pessoas que cobram atenção.
    Eu,por exemplo,não sou de muitos amigos não,
    e eles são bem variados.
    Tento dar atenção às minhas amizades,na medida do possível;
    nunca esqueço das pessoas que são importantes pra mim,
    mas não faz parte da minha personalidade ficar ligando e bajulando;
    então algumas pessoas me cobram por isso...
    Me desgasta,pois detesto ser cobrada.Acho que ninguém gosta.
    É impossível corresponder às expectativas dos outros...
    Mas tenho também amigos que moram bem longe de mim,ficamos meses ou anos sem nos encontrar,e qdo isso acontece,'falamos do passado como se fosse ontem,ninguém culpa o sumiço do outro.'
    No final das contas,cabe a nós sermos leais,pois só assim uma amizade cresce e solidifica.Que a reciprocidade faça parte dos nossos relacionamentos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, acho que a gente vai ficando cada vez mais seletivo, conforme os anos vão passando... não se importa mais com o número de seguidores e sim com a lealdade desses, em tempos de presença constante e em tempos de ausência (tempo corrido, problemas pessoais, sobrecarga de trabalho, etc). Assim é na vida virtual e na vida pessoal. Algumas pessoas, porém, como nós duas (pois me identifiquei contigo nesse aspecto) prezam demais a liberdade e detestam as cobranças. Assim como você, não sou de paparicos, de bajulações, de ligar na data do aniversário do cachorrinho da amiga, por exemplo. E não cobro essa atenção integral de ninguém, cada um tem suas ocupações, sua vida...
      Mas nem todos entendem isso, não é? Uma pena, pois ficam magoados de graça quando, às vezes, você gosta demais da pessoa mas não teve tempo de visitar o blog dela, de ligar, essas coisas... E ela já se fecha, corta relações. Desnecessário tudo isso, de fato.

      Quanto a nós, que permaneça a reciprocidade, e que inexistam as cobranças! Adoro seus comentários e sua presença aqui, sou muito grata mesmo! Beijão.

      Excluir
  9. Vim agradecer tuas palavras tão queridas e carinhosas por lá! Obrigadão! beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Lindo!

    Lembrei de muitas coisas - inclusive percebi mesmo que o problema está na falta dos relacionamentos. Muitíssimo bem pontuado! Acredito que muitos problemas estejam nas diferenças, mas as diferenças são um bom caminho para aprender e para dar seguimento a um relacionamento. Porque é nelas que nós nos renovamos, que nos tornamos constantes aprendizes da convivência.
    Nós precisamos aprender a cultivar. Ou senão transformaremos tudo numa colheita mecânica. Plantamos, sumimos e depois queremos conhecer as sementes que colheremos, sem não ter passado um dia ao lado delas.

    Adorei a foto! Diz tanto quanto o belo texto que nos deixou.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...