domingo, 18 de maio de 2014

Como Nasce um Leitor

Arquivo Pessoal
Das alegrias que trago na vida, uma das maiores é ter três filhos leitores. Mas como se deu o milagre, afinal? Como nasce um leitor?
Não há manual e muito menos fórmula mágica, isso é consenso. Mas existem caminhos que irão aproximar nossos filhos dos livros, os famosos estímulos. Daí ao apaixonar-se é uma questão de tempo: cada criança tem o seu momento.
Uma amiga, por exemplo, postou em seu blog Diariamente que descobriu seu livro favorito aos 13 anos, com o romance Música ao Longe, de Érico Verissimo. Por coincidência, esse mesmo livro marcou também minha vida: significou minha transição da literatura infantil para a juvenil. Por dias, andei com a personagem Clarissa rumo a maturidade,  descobrindo, tal qual a protagonista, novos sentimentos dentro de mim. Clarissa foi verdadeiramente uma companheira de descobertas em minha adolescência.
No entanto, meu nascimento como leitora se deu mais cedo, com obras praticamente desconhecidas, das quais sequer lembro os autores! Os Desastres de Sofia ocupa espaço importante em minha estante mental; Memórias de um Burro era o inesquecível livro que líamos em grupo, na biblioteca da escolinha; A série Vagalume  veio com toda força por volta de meus 10 anos, e foi fatal: fez de mim, além de leitora, uma devoradora de livros!
Não cito os clássicos, embora eles tenham surgido posteriormente em minha vida e tenham fortalecido meu gosto pela leitura. Mas cito obras de meu interesse na época, que me fisgaram por alguma razão. Considero esse um ponto fundamental para que se nasça genuinamente um leitor: interesse pessoal pelo assunto. Alguns gostam de ficção, outros de matéria jornalística. Uns se apaixonam por contos e crônicas, outros só vêem encanto na poesia. Que assim seja no primeiro momento! Pois depois de nascido o leitor, ele aproveitará, de alguma forma, qualquer coisa escrita que lhe cair nas mãos.
Pais conscientes preparam o caminho. Quem, ao descobrir-se grávida, optaria por um livro como o primeiro presente a ser comprado para seu primogênito? Minha amiga, já citada acima, o fez. Que linda maneira de dizer em gestos: filho, além de  dar-te a vida,  dou-te o mundo. Toma, descobre-o por ti mesmo!
Outra amiga, Pedagoga, sentenciou: somos para eles o espelho. Se lemos e expressamos prazer na atividade de leitura, eles tenderão a experimentar o mesmo. Um ambiente acolhedor e interativo geralmente é fatal: eles viciam!
Meus filhos já estão viciados, tive hoje a prova: Sofia pediu-me para ler uma história de sua escolha, enquanto seus irmãos olhavam desenho animado. Na mesma hora em que abrimos o livro, os meninos pausaram o desenho e se aproximaram. Um deles para protestar: “Mãe, estou na metade desse livro! Se você ler pra Sofia, já saberei a história”. Sugeriu que escolhêssemos outro livro, e assim o fizemos. Sem que tenham sido convidados, juntaram-se a nós e passamos um maravilhoso tempo juntos, cada um lendo um parágrafo.
Ainda que os interesses mudem com o passar dos anos, e que a leitura não aconteça com a mesma avidez, estou certa de que, formado o pequeno leitor, ele não mais  abandonará o hábito da leitura:  descobertas as asas, elas serão sempre usadas.
Não há, portanto, um milagre: um leitor não nasce da noite para o dia. Mas, conforme os estímulos que recebe, vai se desenvolvendo e se autoafirmando. Bons professores na escola lapidam esses leitores em formação, refinam o gosto, ampliam a visão e a interpretação.
Bem cedo na vida, teremos o retorno do tempo investido: eles farão questão de ler pra nós! Serão pássaros que voam longe, que voam alto, mas que farão questão de voltar para o ninho. O ato de ler para nossos filhos ensina também a gratidão.

Suzy Rhoden

11 comentários:

  1. Lindo,Suzy! Que lindos todos lendo assim.Isso dá gosto e nos faz bem.Tenho aqui em casa,Neno, devorador de livros.E ainda mais quando são os que pode escolher, sem ser imposto pelo colégio que, aliás acho que devia mudar esse critério. Ele lÊ, muito e adora e sempre contei historinhas, li pra ele. Hoje, escreve com perfeição, sem necessitar qualquer correção. Muito legal quando eles se formam leitores! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzy,

    eu também acredito que o exemplo é o melhor caminho! Mas não há regras, cada caso é um caso... O importante é que eles descubram a grande aventura de ler!

    Bjs e boa semana!

    Leila

    ResponderExcluir
  3. Suzy eu sinto exatamente o que você está sentindo pois posso ver que a semente está germinando! É mesmo uma alegria ter filhos leitores, especialmente em era digital...
    Certezas não há, mas os caminhos sugeridos por tuas amigas são, ao meu ver, pilares. Propiciar o contato com o livro em forma de bibliotecas, livrarias, presentes e também ser o exemplo - a mãe/ pai que encontram prazer em estar num sofá na companhia de um livro, trasmitem o quão maravilhoso é este mundo da leitura.

    Vejo pelos meus que há fases. Ora leem muito, depois vem um período pouco produtivo. Mas sinto uma dificildade que é a transiçào da leitura infantil para a juvenil. Acho que nesta fase eles são muito influenciados pelos amigos ( virtuais ) e a "tal" lista dos mais vendidos que nem sempre...

    Adorei a postagem! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que exemplo maravilhoso!!!!!!!!!!! Amo ler e quem me ensinou a mar ler foi uma professora de português com os livros da coleção "Para gostar de ler" que eu amei e devorei vários, meu autor preferido era o saudoso poeta gaúcho Mário Quintana. Depois também devorei a coleção Vagalume, nossa quantas horas de diversão!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Trago um link de um bom texto sobre leitores. Assim que li, lembrei da tua postagem!
    O texto é bom, o chato são as publicidades pulando e piscando...

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2014/05/um-livro-para-aprender-bamar-leiturab.html

    Bj!

    ResponderExcluir
  6. Suzy, imagino sua felicidade em ter leitores na família, nada como o estímulo vindo dos pais, amigos, enfim. No meu caso, foi observando uma irmã mais velha, sempre com livros nas mãos, assim também fui levada à esse mundo maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Suzy, fico feliz em saber que ainda existe no mundo pessoas preocupadas em repassar para seus filhos o quão importante é a leitura na vida deles, não só por praticar melhor, mas por aprender a se comunicar com as pessoas, melhorar a escrita e acima de tudo criar formadores de opiniões, pois a leitura faz com que o leitor possa viajar dentro dos livros, seja ela uma leitura boa ou ruim, mas é o próprio leitor que formará seu próprio gosto, apreciando com respeito e autonomia, costumo dizer aos meus alunos, que não há leitura sem interpretação, se o mesmo leu e não entendeu, então ele não leu, apenas passou os olhos pelas palavras.. e assim vejo o quanto eles estão estimulados a ler, sem apenas decodificar os símbolos, e me empolga saber que uma sementinha está sendo plantada... Parabéns pelos filhos queridos e dedicados que tens... beijos, Profe Simone

    ResponderExcluir
  8. Que lindo texto, fiquei encantada...e o nosso exemplo é tudo!!!E acada dia tenho prova disso, porque a Bianca me vê com meus livros e cadernos ela já se achega e quer escrever, ler e desenhar e agora também contado histórias...ela pede todas as noites antes de dormir: "Mãe, uma tióia (história)". Primeiro a gente conta e depois ela tem que contar também! Isso é simplesmente ENCANTADOR e nos enche os olhos de lágrimas e o coração de ORGULHO!
    Um beijo querida e que nós possamos proporcionar aos nosso filhos e alunos um ambiente acolhedor e cheio de imaginações!

    ResponderExcluir
  9. O universo dos livros era meu mundo desde muito cedo... não sei precisar quando, mas lembro que coloria imagens com giz de cera, o que me diz que iniciei cedo o manuseio dos livros. Minha juventude tb foi preenchida por muitas horas de leituras, quando quase tudo era proibido e eu me refugiava onde podia voar...
    Mas lembro bem de como tentei influenciar meus filhos, não tendo a satisfação de ver o mais velho tomar gosto, resistindo muito na época escolar às leituras obrigatórias. Será que era por ser obrigação? Mais tarde houve um reencontro dele com alguns assuntos de seu interesse, mesmo não se tornando um devorador de livros...rsrs
    A caçula já demonstrou mais intimidade com esse universo fantasioso, colorido, desenvolvendo maior simpatia - depois interesse acadêmico. A terceira geração já mostrou o amor pelas histórias, através de meu neto mais velho realizo a alegria de ser "contadora de histórias".... e compro livros sempre, já estimulando o segundo, de um ano e meio... rsrs

    Um leitor nasce do amor que vê pelos livros, que ouve, que observa... eu me realizo!
    Adorável a "espera na dentista"... rsrs
    Bjos queridona... tão bom passar por aqui e te ler!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Suzy,

    Adorei revê-la por lá. Estava sentindo a sua ausência.
    E que charme essa nova foto do perfil, hein? Gostei muuuito!

    Uma fofura ver essas três crianças concentradas na leitura.
    Creio que o interesse pela leitura surge, em primeiro lugar, pelos estímulos que a criança recebe, tanto em casa quanto nas escolinhas e colégios. A obrigação pela leitura afasta o interesse pelo livro. Pelo menos era o que acontecia comigo quando era forçada a ler os livros recomendados no colégio, e em tempo pré-determinado, pois o assunto seria questão de prova em interpretação de texto. Até acredito que tal obrigação também possa constituir um estímulo às avessas, pois, dependendo do livro, o assunto poderá despertar interesse pelo conteúdo e, de consequência, pela leitura. Minha mãe sempre cuidou de comprar livros, nos empurrando para a leitura, embora um tanto 'na marra'-rsrs. Nem todos os irmãos se deixaram envolver pelo mundo mágico da leitura, o que contaminou o processo de formação de seus respectivos filhos, infelizmente. Em contrapartida, tenho uma irmã que sempre foi devoradora de livros e isso fez dela uma ótima cronista e também poetisa, pois faz seus poemas e versos com muita propriedade e sentimento. Não tenho filhos, como você já sabe, mas considero o gosto pela leitura uma das maiores heranças que se pode deixar para os filhos.
    No seu caso, o fato de seus filhos apreciarem a leitura é mérito seu, que exemplificou com o seu gosto pela leitura e escrita, além de estimulá-los sem coerção. Portanto, você tem o direito de sentir-se orgulhosa ao vê-los abraçados aos livros e ao mundo maravilhoso que eles descortinam. Parabéns!
    Como sempre, querida, é um prazer ler suas crônicas e textos.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. OI SUZY!
    NÃO PODIA SÓ LER E IR EMBORA SEM DEIXAR UM COMENTÁRIO, POIS ACABO DE CONHECER TEU TRIO. SÃO LINDOS, SÓ TUA MENININHA, POR ESTAR COM O BONÉ, NÃO DEU PARA VER O ROSTO MAS, DEVE SER LINDA TAMBÉM.
    IMAGINO TEU ORGULHO AO VÊ-LOS ASSIM, INTERESSADOS PELOS LIVROS E SABENDO SERES A RESPONSÁVEL POR ESTE GOSTO.
    ABRÇS E FICA COM DEUS.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...