quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mãe em Tempo Integral


Tive férias diferentes neste ano. Férias em casa. Pois aconteceram em período letivo: as crianças não estavam apenas em aula, mas em período de avaliações.

Aparentemente, eu não teria nada a responder aos colegas, quando curiosos me crivassem de perguntas do tipo: ‘E aí, o que fez? Para onde viajou? Que lugares conheceu e explorou? Quais  peças, shows, espetáculos assistiu?’

Mas eu tenho, sim, todas as respostas. Nesses dias, eu fiz ser mãe em tempo integral. Foi a melhor e mais prazerosa viagem de toda minha vida! Conheci melhor meus próprios filhos – sem despesas com vôo, hospedagem, restaurante... E por falar em restaurante, conheci melhor os livros de culinária que empoeiravam em casa. Foi divertido baixar receitas novas da internet e deixar os pequenos participarem das descobertas... Por milagre, acabaram as férias e a cozinha não explodiu! Ou ela só não explodiu porque já acabaram as férias...

Explorei parques, zoológicos, sítios, fazendas, e tudo de que três crianças precisam para gastar energia nos finais de semana. Melhor ainda foi a exploração do universo deles, que se deu muitas vezes dentro das paredes de nosso próprio lar: vi o quanto crescem em estatura, inteligência e sabedoria! Observei e fui observada, ensinei e fui ensinada.

Empreendemos uma curta viagem, numa verdadeira aula prática de História da Família: visitamos minha cidade natal, passando pela casa onde fui criada, a escolinha onde aprendi a ler, e daí à escola maior, onde concluí  meus estudos primários. Aproveitei para reencontrar familiares e amigos de infância, primos que não via há muitos anos, tios tão queridos.  Que viagem poderia ser mais marcante para minhas crianças do que lhes oferecer sua própria história familiar, suas origens?

O mais especial, contudo, foi assistir de camarote às melhores ‘peças’ de minha turminha – eu mesma presenciei, não foram trazidas a mim pelos olhos da babá ou da professora.  E não apenas assisti, mas participei ativamente: maioria dos shows foi interativo, envolveu a família inteira!

Nesse curto prazo – pois eu queria que durasse para sempre – vi meu filho, de sete anos recém feitos, transformar-se em leitor devorador de livros! Sim, eu o vi avançar para a fluência absoluta na leitura através dos livros que ganhou de presente ou que trouxe da biblioteca da escola. E, descobrindo-se capaz de ler sem tropeços, eu o vi ler um livro inteiro numa única noite – livrão para o seu tamanho – gritando entusiasmado do quarto, a cada etapa vencida: manheee, virei mais uma folha!

Vi esse mesmo menino sair correndo para procurar, dentre seus livros infantis, O Pé de Pilão, quando ouviu Mario Quintana ser citado em reportagem na TV, na data que marcava os vinte anos da morte do escritor: queria mostrar para os colegas e a professora o poeta preferido da mamãe.

Também vi meu primogênito lendo poesia e arriscando seus próprios versos. Um garoto até então muito tímido, mas que correspondeu ao desafio da professora da Primária a preparar seu próprio discurso para o grupo. Lemos, debatemos, oramos por inspiração, e ele redigiu seu texto. Depois, apresentou-o para a classe. Tão confiante estava naquele domingo que, para minha grande surpresa, me perguntou se poderia compartilhar o mesmo discurso na reunião geral, para todos os membros da igreja!

Ainda ouvi de minha menininha que quer ser professora na escola onde estuda, uma professora de balé. Tão pequenina e já sabe ensinar, de forma surpreendentemente didática, as primeiras noções e os primeiros exercícios de uma bailarina... Deu-me aulas diversas em casa!

Acompanhei os temas escolares, às vezes por manhãs inteiras. Incentivei-os nos estudos para as provas e cobrei comprometimento e resultados, como uma mãe que ama precisa cobrar. Foi maravilhoso ser mãe nas 24h do meu dia!

A boa notícia é que agora retorno ao trabalho, mas entendi que posso continuar sendo mãe em tempo integral. Pois mães que trabalham fora também podem ser mães presentes, que acompanham de perto a rotina dos filhos!

É uma escolha, naturalmente. Requer sacrifícios, como uma vida social menos intensa, ou pelo menos uma vida pautada por atividades limitadas. O adiamento da pós, mestrado ou doutorado por mais alguns anos, talvez. Mas vale a pena, claro que vale! Para ver de perto o processo de crescimento de um ou muitos filhos.

Como estamos atentas a função que exercemos em nossa empresa ou instituição, não confiando a outros a parte específica que nos cabe, também precisamos ter o cuidado de não terceirizar nossa prole. Nós os trouxemos a terra, a educação deles nos cabe. É nosso sagrado privilégio. Deve ser nossa absoluta prioridade.

Que outros nos ajudem, quando necessário. Mas que a designação divina de MÃES seja sempre nossa, com muita alegria e gratidão no coração. FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS NÓS!
(Siga o link para ouvir uma canção especial)

Suzy Rhoden

10 comentários:

  1. Nossa, amiga! Já chorei ao ler... e sim, ri também! Um riso gostoso, com cheirinho de carinho de mãe! hehe E carinho de mãe tem cheiro? Sei lá! Só sei que suas palavras tocaram meu coração profundamente... amei ler seu texto bem antes de dormir... soou-me muita paz! Obrigada por retornar! Beijo grande nos pequenos... anseio o dia de conhecê-los pessoalmente!

    ResponderExcluir
  2. Aplausos,Suzy!!Adorei te ler e ver tantas verdades! É bem isso mesmo! Uma experiência que marcou tua vida e a deles!!bjs, FELIZ DIA DAS MÃES!!chica

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto...ser mãe acredito que seja uma das responsabilidades mais lindas de se ter! Ainda não sou...mas quem sabe ano que vem!
    Beijo
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br
    www.tipoassimtomsik.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Doces momentos e lindo relato!
    Terceirizar e pedir ajuda é mesmo necessário e positivo para nós e para nossas crias
    Mas asas de galinha é o melhor lugar para os pintos
    E pintos debaixo da asa é coisa de Deus
    Felizes dias para vcs:)
    Beijos meus carinho e cantos de passarinhos \o/

    ResponderExcluir
  5. Suzy, feliz dia das mães!

    Seu texto é delicioso e me lembrou a primeira vez de meus filhos na escola quando uma mãe me falou que já estava entrando em pânico porque as férias se aproximavam. Férias eram terríveis, ficar com criança em casa nem pensar e muito mais...
    Eu confesso que fiquei meio assustada, porém quando chegaram as férias, foi surpreendentemente delicioso! Não viajamos, nada de programas gastadores "tipo shopping" e tem sido assim - descobertas, interações, descompromissos.
    Adorei! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. FELIZ DIA DAS MÃE!!! Mãe-rainha, dedicada, competente!!! Brilhante na escrita, na vida, como mãe e mulher! Tenha certeza que seus pequenos jamais esquecerão essas férias recheada de cuidados, carinho e atenção!

    Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, Suzy!
    Fico feliz que você tenha tido essa oportunidade.
    Não vejo a hora de chegar nessa fase gostosa que você está tendo com seus filhos, mas também estou curtindo muito ter um bebezinho em casa. Tudo tem seu tempo e sua ordem, né?
    Feliz Dia das Mães pra você! E parabéns pela mãezona que você é.

    ResponderExcluir
  8. Seu presente então chegou antecipadamente, nessas oportunidades temos que se aproveitar mesmo cada minuto. Elas são mágicas, faz bem para todos, para você que pode expressar mais ainda o seu amor de mãe, e para as crianças que o recebem. Que bom que seu filho, parece, irá seguir seus passos, logo estará escrevendo muito também.
    Quero te agradecer as palavras carinhosas lá no Expresso, e te desejar um lindo Dia das Mães, que você ganhe mil beijinhos dos seus pequenos.
    fica com Deus. Adorei a canção.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Suzy!!!!

    Pode ter certeza de que esta foi a melhor viagem que voce proporcionou aos seus filhos e a si mesma! De que adianta conhecer o mundo se não conhecemos nossos próprios filhos??? penso que nada!
    Você deu a eles um conteúdo que será usado daqui muitos anos, quando eles tiverem seus filhos!

    Um presente iluminado! Que todas nós mães, conseguimos discernimento e tempo para fazer da maternidade, um ato de amor à vida!

    Bjs Suzy, muito bom te ler de novo!

    Leila

    ResponderExcluir
  10. Suzy, voltei pra agradecer os carinhos!Linda semana,beijos,chica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...