segunda-feira, 9 de junho de 2014

Um Sorriso para o Futuro


Dividida entre os próprios pensamentos e a atenção às filhas que brincavam na pracinha, Lívia nem percebeu passarem as horas. Geralmente participava das brincadeiras das meninas, mas também tinha o cuidado de promover oportunidades de interação entre elas, sem a sua excessiva interferência. Realista, sabia que algum dia poderia vir a faltar e gostaria que, então, as garotas já compreendessem a responsabilidade que uma tinha em relação a outra.

Nessa tarde, deixou-as brincarem livremente. Da mesma forma que livres ficaram também seus pensamentos para voarem, sem escalas, do presente para o passado, e do passado diretamente para o futuro. Olhou-se com outros olhos. Viu-se, atemporal, vivendo ora melhores, ora piores momentos.

Interessante como o passado amargo já não doía! E como o futuro incerto de alguns anos atrás, agora era seu alegre presente.

Clarissa tinha menos de três anos e Júlia ainda estava em seu ventre quando conheceu a dor do abandono. O marido, esquecido dos convênios matrimoniais, simplesmente foi embora. Sem uma discussão, sem um adeus. Sem uma chance de recomeço.

Viu-se só, da noite para o dia, com uma criança nos braços e a outra dando sinais de querer vir ao mundo. Houve, claro, suporte emocional da comunidade condoída, mas não era o suficiente: faltava-lhe um pedaço. Sem o marido, sentia-se apenas metade. Uma metade arranhada e rasgada, inútil nesta vida.

Culpou-se. Pois o mundo ensina que a culpa é sempre da mulher: “não foi boa o bastante, tornou-se mãe e esqueceu-se de ser esposa, era péssima dona de casa”. Mas como culpar alguém a quem não foi dada chance de mudança?! “Ora, devia ter sido mais atenta aos sinais de desinteresse do companheiro!” Sinais não significam nada, erra-se na interpretação o tempo todo! Se não foi homem o bastante para expressar em palavras o que o incomodava, esperando um milagre da companheira assoberbada, foi certamente um covarde egoísta. Pulou do barco que afundava, deixando mulher e filhas náufragas, sem sequer tentar oferecer-lhes um bote salva-vidas!

Junto com a culpa, instalou-se a depressão. Não era um não querer mais viver, e sim um não enxergar como viver. Apagou-se a luz de repente, e tudo ficou escuro. Queria ter vontade de gritar, andar, bater, chorar, correr. Mas não conseguia sequer querer qualquer coisa. Morreu por dentro por inanição de amor.

E aí voltou a culpa, dessa vez projetada pela sociedade: Fraca! Não se ajuda. Fica chorando pelos cantos por causa de um homem, ao invés de cuidar das filhas. Imatura. Por isso ele a deixou!

Do futuro, sorriu para o passado: fraca é essa sociedade machista, que se atribui poder de julgamento. Nada sabe de sentimentos, de doença da alma. Como pode um coração ferido, antes de alcançar a própria cura, distribuir bálsamo aos outros?! Ainda que esses outros sejam os próprios filhos.

Para os outros, foi apenas mais um divórcio, dentre os tantos que se presenciam hoje em dia. Para Lívia, foi o fim de tudo em que acreditava e para o que viveu até então: uma família eterna. Em sua cabeça, não entrava a possibilidade de um ponto final, pois até mesmo a morte ela compreendia como uma vírgula apenas e não um fim. Encerrava-se a sua história, não cabiam mais palavras, nem pontos, nem nada.

Até que um dia, Lívia acordou com o canto dos pássaros. Abriu a cortina e percebeu o sol. Não resistiu e abriu também a janela, deixando seu quarto ser completamente inundado pela luz solar. Nesse dia, Lívia sorriu do passado para o futuro: havia vencido seus dias de luto, estava pronta para recomeçar.

Sentada no banco da praça,  pensava nas cobranças que são projetadas sobre a mulher em processo de  separação. Que tempo terá ela para viver e soterrar sua dor, se a todo instante tem de dar explicações ao mundo exterior? Mulheres recém divorciadas precisam de tempo, de calma, de trégua. Olhares apiedados não servem para nada. Conselhos direcionando o foco para as crianças são inúteis, pois que boa mãe  não sabe disso? Ela sabe, mas ainda não consegue, precisa se reestruturar. Precisa assimilar o fim, para enxergar a vírgula que vem depois dele.

Subitamente, o presente de Lívia veio despertá-la da atemporalidade:

- Querida, trouxemos flores pra você!

Otávio e as meninas sorriam, cada um com uma flor do campo nas mãos. Ele esteve todo o tempo a observá-las, para que ela pudesse ter alguma privacidade sem ser incomodada. Era o marido dos sonhos, e um grande companheiro na educação das crianças. Era o amigo de todas as horas. O amor que veio depois da vírgula.

Onde estava esse homem maravilhoso, que demorou tanto a encontrar? Sabia bem a resposta: esteve todo o tempo a esperá-la no futuro, mesmo quando ela não podia vê-lo do passado. E agora viviam um eterno presente.


Suzy Rhoden

28 comentários:

  1. Que lindas divagações iniciando em um banco da praça, vendo as filhas brincar.

    E que passeio pelas verdades sobre as mulheres, o processo de separação, tão dolorido em geral e que sempre precisa de um tempo para vivenciar aquele luto e reagir.;

    Que beleza que a Lívia teve um final lindo e, na semana dos namorados, nada melhor que isso! Adorei te ler! Linda semana, tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sonho com os finais felizes, para todos que amo... que Lívia e sua história, na semana dos namorados, traga bons presságios!
      Por falar nisso, uma linda e apaixonada semana pra vc e seu Kiko, minha querida!
      Beijão

      Excluir
  2. Querida amiga, sempre encontrando as palavras certas."Nada se sabe de sentimentos, de doença da alma". A separação conjugal, pode ser tão triste ou até mais impactante que a viuvez, uma vez que da separação e do abandono muitas vezes não se tem os motivos, como você se expressou, sem comunicação, um fica esperando um milagre das mãos do outro, onde o egoísmo impera.
    A humilhação, a sensação de impotência, o sonho desfeito além da solidão e tantos outros itens fazem da separação um campo minado, um abismo.
    Felizmente aqui, tudo terminou com um final feliz. O amor ressurgindo, os sonhos acariciados pela perspectiva da felicidade.
    Muito bonito Susy.
    bjs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha, obrigada! Interessante o que você falou, pois foram palavras semelhantes as de uma amiga, que viveu um divórcio doloroso. Ela mencionou ser a situação mais doída e inexplicável do que a morte, e eu compreendo o que ela quis dizer. Embora nunca tenha vivido algo assim pessoalmente, imagino que a dor da morte de um casamento seja tão lancinante, ou mais, do que a morte física: em relação a esta se tem uma esperança na próxima vida, mas quanto à primeira, o fim é mesmo o fim.
      Adoro seus comentários, muitooo grata! Bjos

      Excluir
  3. Belíssimo texto Suzy! Rico em reflexões e eu quero me ater em uma delas: o luto.
    Temos tanto medo desta palavra, mas o luto é tão necessário nas perdas, nas separações, não somente pela morte, mas nestas situações como você bem pontuou. E deveria ser o luto silencioso; sem as cobranças da sociedade, sem os palpiteiros de plantão. Porque vivido este luto, inesperadamente sentimos vontade de abrir a janela.
    Hoje o culto à felicidade total, em todos os dias é muito exacerbado pelas mídias virtuais - tudo é sempre lindo e não há espaço para tristezas, não há tempo a perder com o luto.
    Lamentável. Sabemos que momentos difíceis acontecem no viver e ter um tempo interior para assimilar, para poder chegar até a janela e abrí-la, é essencial.
    Beijo, adorei estar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Também sinto o luto como necessário nas perdas, pois todo fim é a morte de algo. É preciso ultrapassar a escuridão desses primeiros dias... Adorei seu comentário, muito pertinente, e interessante a reflexão a partir da história de Lívia!
      Beijos

      Excluir
  4. muito bonito o texto e o seu blog. gostei bastante
    bjs
    Flavia
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    Rifa: Premio atual oculos ray ban original novinho.
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Suzy!
    Acompanhei tantas amigas em situações como esta que ao final até eu já estava descrente do casamento. Algumas encontraram outras pessoas e foram felizes, outras não encontraram outro amor mas aprenderam a serem felizes consigo e seus filhos... Muito triste! Uma lição de aprendizado e de resistência.

    O que eu acho mais estranho é que, muito raramente você vê um homem nesta situação. Não quero ser feminista neste momento, mas a verdade é que dificilmente veremos homens aceitando suas perdas, suas dores e fracassos com dignidade e verdade. Os poucos que conheço passaram por isso de forma muito digna. pena que são muito poucos!

    Abs Suzy lindo seu texto!
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, este texto nasceu justamente do conviver com amigas e amigos que passaram pela dor do divórcio indesejado. Uma dor da qual conheço apenas em teoria... mas que me condoía a alma, por saber estarem pessoas tão queridas pra mim dilaceradas por dentro! Ainda assim, não sou uma descrente no casamento, muito pelo contrário: vejo no amor a solução para todos os problemas, seja o amor devotado a um novo companheiro, seja aos filhos ou simplesmente a si mesmo! O amor é o que vai juntar os pedaços novamente, algum dia.

      Concordo com você em relação aos homens... Maioria deles, pelo menos.

      Beijão, minha linda! Muito obrigada!

      Excluir
  6. Lindo!
    Reflexivo!
    Real, poético, pulsante esse texto.
    Faço minhas as palavras de Ana e trabalho todo dia o curtir o hoje, esquecer um pouco o que passou e ter esperança e espaços abertos a espera no futuro.

    Beijos, meu carinho e cantos de passarinhos \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, querida, que seria de nós sem a esperança e esses espaços abertos para o que há de vir?! Também cultivo o hoje, pois do presente bem vivido nasce um passado rico de histórias!

      Beijos

      Excluir
  7. Olá Suzy,
    Bonita e reflexiva crônica...
    Tão bom ver alguém que consegue renascer das cinzas,
    dar uma chance a si mesmo, superar-se e
    recomeçar com ousadia e coragem.
    Gostei de ler mais esse adorável post.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... admiro quem extrai de dentro de si mesmo essa força!

      Grata pela presença :) Beijos.

      Excluir
  8. Olá, Suzy,

    Fiquei feliz com o desfecho da história da Lívia.

    Ela recomeçou... que bom, que bom!!

    Enfrentou a realidade, amadureceu sem perder a ternura...será muito feliz!!

    Tenha um ótimo domingo!

    Ah...estou vindo do blog da querida Chica.

    bjim,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia, bem-vinda!
      Também gostei do desfecho, do final feliz... Na semana dos namorados, acho que eu seria expulsa da blogosfera se a história terminasse de outra maneira! rsrsrs

      Beijão

      Excluir
  9. Que bela escrita nesse envolvente conto, Suzy.
    Toda dor precisa de um tempo para ser estancada. A dor de um abandono inesperado é ainda mais sangrenta quando inexplicada. É comum que se vá ao fundo do poço e até morrer para renascer para a vida. Creio que uma pessoa na situação de Lívia se sente pior com olhares piedosos e/ou julgadores, pois já basta a ela se acusar injustamente.Um homem que abandona uma mulher grávida e ainda com uma filha não merece ser cultuado. Fez bem à Lívia reconstruir sua vida e abraçar uma felicidade que estava reservada para ela.

    Adorei. (Você está demais na escrita. Parabéns!)

    Excelente domingo e ótimos dias.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vera! Fico toda boba quando recebo elogios de pessoas especiais como você :) Tenha um maravilhoso domingo, minha amiga!!!

      Beijos

      Excluir
  10. Oi Suzy...que bela reflexão, por isso é tão importante vencer, abrir as janelas e deixar o sol entrar...dar a volta por cima o que tem de ser será!
    Gostei muito do seu texto e do seu blog também.

    Um super beijo e ótimo domingo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaka, que alegria saber que aqui esteve e gostou do que encontrou! Já fui visitá-la em seu espaço, de onde retornei com excelentes impressões.
      Beijo, com carinho!

      Excluir
  11. São poucos os que têm o seu olhar caleidoscópico para enxergar de uma forma tão sensível a dor que desnuda o ser no momento de escuridão. E com esse olhar você consegue vislumbrar a luz que a escuridão, temporariamente, esconde! A travessia para outro momento traz esse encontro com o avesso que é tão necessário para novos momentos e novos aprendizados! Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena, agradeço-te as belas palavras!
      Bem sabemos que, falando de vida e de caminhos adversos, o encontro com o avesso pode ser assustador... mas faz-se necessário, para que haja renascimento e recomeço!
      Adorei sua presença aqui, seu comentário... sempre bem-vinda!
      Beijos

      Excluir
  12. Suzy lindo texto! Amei teu blog! Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula! Quando quiser, é só voltar :)
      Beijinhos

      Excluir
  13. Olá

    Que haja sempre
    uma inspiração
    para acordar
    as palavras
    adormecidas
    em tua vida.

    São elas que dão sentido a tua vida,
    e as vidas que passeiam por tuas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aluisio!

      Que haja sempre a inspiração sobre a qual falaste lindamente em versos! Fiquei emocionada. A blogosfera, felizmente, nos permite essas belas surpresas, essas agradáveis interações. Saiba que seu comentário já cumpriu um de seus propósitos: trazer-me a inspiração, obrigada!

      Excluir
  14. Vengo del blog de Zilani Celia y me ha encantado tu Espacio; por lo cual, si no te importa, me hago seguidor de tan bello Blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. OI SUZY!
    TEU TEXTO É ENVOLVENTE, SENSÍVEL E BONITO.
    FAZENDO LINKS PERFEITOS ENTRE PRESENTE PASSADO E FUTURO, TECESTE A HISTÓRIA E A FINALIZAS DE FORMA ENCANTADORA.
    SABES QUE SOU TUA FÃ, ENTÃO DIZER QUE ESTÁ LINDO É POUCO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...