sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O Tempo: Vilão ou Companheiro?

Imagem do Google

Ultimamente tenho reservado tempo para sentar e conversar com o Tempo.
Aqueles que me chamavam de A Louca terão certeza de sua intuição após esta afirmação.
Não importam as opiniões, louca ou não, tenho algo precioso a compartilhar sobre este assunto, e o farei nos parágrafos a seguir:
A corrida frenética, pelo que nem sabemos ao certo, nos afasta dos verdadeiros senhores do Tempo: nós!
Ele obedece ao nosso comando, não o oposto. Acontece que, em nossa vitimização, nós o personificamos com ares de vilão, passamos as algemas em nossos próprios pulsos e dizemos com cara de coitados: veja o que você fez comigo, estou preso e não consigo agir! Você é o culpado, você me prendeu nessa vidinha infeliz, e agora quem poderá me defender?! Ainda derramamos algumas lágrimas, bem convincentes, não fosse um único fator determinante: não conseguimos enganar a nós mesmos e no fundo sabemos que tudo ali é teatro, encenação da pior qualidade.
Meus amigos, o Tempo não é um monstro. Parem com esse vitimismo deselegante, saiu de moda, vocês não notaram?
O Tempo é o melhor de todos os amigos e se rende completamente aos nossos desígnios. Nós decidimos o que fazer com ele, e o mais interessante de tudo é que a porção foi dividida de forma igual entre nós: 24h diárias, nenhum minuto a mais pra você, nenhum minuto a menos pra mim. O Senhor de todos nós, nosso Pai Celestial, foi muito justo na distribuição das fatias terrenas. O divertido, que traz a emoção de existir, é que não sabemos por “quanto tempo” ainda receberemos a porção diária neste estágio de vida... Mais um motivo e tanto para levantarmos e fazermos algo, não é?
Soltar as algemas e reconhecer que o aprisionamento existiu apenas dentro de nossas mentes acomodadas é o princípio de tudo. Chega de drama, vamos rir um pouco de tudo? O Tempo adora uma comédia! Vamos rir com ele!
Pronto, já quebramos o gelo, rimos um pouco, agora vamos assumir nossos verdadeiros papeis nessa história toda.
Nós decidimos, isso já está claro, e ele apenas corre conosco, em nosso auxílio. Sabem a equipe de ajuda que acompanha os maratonistas? Não é muito diferente. Na maratona da vida, por vezes ficamos exaustos, e ele está ali, com o gel a mão, o copo de água pra nos hidratar. Diminuir o ritmo uns minutinhos não atrasa ninguém, quem contou essa mentira na qual acreditamos? Se pegamos a rota errada, distraídos por alguma coisa passageira, é só retomar o curso. O Tempo não nos foge, está ali, andando conosco, e sempre preparado para nos servir!
Finalmente o mais importante: não está na linha de chegada o ápice do sentimento de realização. A satisfação está no percurso! Se quisermos parar um instante para subir numa pedra e olhar de lá a paisagem, por que não? O Tempo não seguirá correndo, ele irá parar e desfrutar daquele momento conosco.
Algum dia acharemos nossa linha de chegada, e sabem de que vamos lembrar com mais carinho? Da visão do topo da pedra.
A vida não se trata de uma competição para ver quem chega primeiro.
A vida é o que fazemos ao longo do percurso.
Correr freneticamente, sentar e chorar com as algemas que nós mesmos colocamos nos pulsos, subir na pedra e apreciar a paisagem... a decisão é nossa.
O Tempo, ah, que grande companheiro!
Agora mesmo estivemos sentados lado a lado e desenvolvemos uma bela conversa enquanto eu escrevia esta crônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...