quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bolo de Chocolate




O Dia do Amigo deste ano me leva para outros vintes de julho de minha vida – que não aconteceram necessariamente em julho, nem no dia vinte, mas que representam muito bem esta data tão celebrada. Quero compartilhar nesta crônica um desses dias, que teria sido um dia qualquer, se ao meu lado não estivesse minha amiga Gabriela.

Participávamos de uma reunião especial na igreja, durante a qual a congregação era convidada, havendo esse desejo, a utilizar o púlpito para expressar seu testemunho. Muitos se levantaram e falaram, eu inclusive. Mas houve alguns, e aí não me incluo, que sentindo forte emoção expressaram seus sentimentos dizendo a vasta congregação: “Amo todos vocês!” Numa dessas situações, ouvi a voz de minha irreverente amiga pronunciar num sussurro em meu ouvido: “Me ama mesmo? Então faz um bolo de chocolate para mim.” Claro que sorrimos discretamente, cúmplices na mesma observação. Não era uma crítica com a pretensão de ser ofensiva, apenas uma alusão de quem ouve uma declaração e não confia integralmente nela, até que ela seja provada. A frase mais adequada, em nossa opinião, seria: “Tenho o desejo sincero de vir a amar todos vocês.”

Os anos se passaram e trataram de me ensinar que aquela inocente brincadeira de minha amiga trazia em si uma verdade profunda. Lembrei, inclusive, das próprias palavras de Jesus Cristo aos seus apóstolos quando sentenciou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” Seria muito fácil professar amá-lo, mas permanecer apáticos em relação a seus ensinamentos. Haveria aí amor de verdade? Talvez houvesse aqueles que não diziam muito, mas a exemplo dos irmãos Simão Pedro e André, largaram suas redes e seguiram o Salvador quando receberam Dele o convite para fazê-lo. Mostraram seu amor na prática.

Gabi se encarregou de trazer a aplicação desse antigo princípio aos meus dias presentes, numa espécie de “Estatuto do Amigo”, que diz  o seguinte: “Se me amais, fazei um bolo de chocolate para mim.” Tão fácil distribuir amor aos amigos em recados carinhosos nas páginas de relacionamento... Mas quando eles precisam de algo além disso, eu estou lá para isso? Sou boa ouvinte ou, no caso da vida virtual, boa leitora dos desabafos alheios? Mereço credibilidade ou as confidências de meus amigos ficam bem guardadas entre mim e a rede online?  Tão fácil falar que se ama... mas cadê o bolo de chocolate?!

Nem todos são afeitos aos doces como essa minha amiga. Para alguns, o ideal é caprichar nos salgados. Ou mesmo variar na receita do bolo. Afinal, são vários e variados os amigos. Penso que parte essencial da amizade é saber justamente conhecê-los, e amá-los do jeito que são. Precisamos conhecer seus gostos para oferecer algo que lhes tenha valor. Feita essa sondagem, hora de cuidar dos ingredientes: para alguns, mais chocolate, para outros menos... atenção especial aos alérgicos! Amigo merece cuidado, merece tempo dedicado, merece compreensão.

A entrega do bolo, essa requer criatividade. Para os convencionais, um email, um telefonema. Para os conservadores, um bilhete escrito a mão, à moda antiga! Melhor ainda se ele for encontrado, de maneira inesperada, no meio de um livro qualquer... eu sei, isso era comum em outros tempos. Mas hoje em dia, que rara preciosidade! Aos que têm a oportunidade, entrar na casa do amigo atarefado e ir já pegando as ferramentas de trabalho em seu auxílio... afinal, os bolos costumam ter muito mais sabor quando compartilhados!  O desjejum cuidadosamente preparado, a flor deixada sobre a mesa, a música sinceramente dedicada... A gargalhada compartilhada na alegria, o abraço silencioso escondendo lágrimas na tristeza, as melhores lembranças trazidas à tona no momento preciso!  E para os que estão longe fisicamente ou simplesmente no tempo, de algum amigo quase esquecido, com o qual não se tem aparente contato, ainda resta um meio poderoso de conexão: a oração.

Segue a lista, interminável, de coisas pequenas e grandiozas, capazes de levar o sol aos olhos de amigos nublados pelos acontecimentos da vida. Aconteceu comigo nesta manhã. Entrei em uma de minhas páginas de relacionamento, e lá estava junto com um “bom dia” sorridente (senti o sorriso nas palavras escritas, de verdade!)  um link de uma música de minha infância, que fala dos “amigos do peito”, deixada como homenagem por uma amiga. Que bons sentimentos me trouxe a canção de outros tempos! Que bolo delicioso, preparado por essa amiga inspirada!

E assim o “Estatuto do Amigo by Gabriela” tem se cumprido com exatidão em minha vida. Ora ofereço, ora recebo as mais deliciosas guloseimas! E, diga-se de passagem, tenho como amigos os melhores cozinheiros da face da terra!

Neste dia especial, também me perdi entre ingredientes e a batedeira... estás longe, melhor de todas as amigas, em terras estrangeiras. Mas que importa? Estás aqui agora mesmo, e venho trazer para ti o resultado  da receita que tu me deste em outros tempos, lembra dela?

Para ti este “Bolo de Chocolate”, querida Gabriela.


Suzy Rhoden
Gravataí, 20 de julho de 2011

Um comentário:

  1. Eu tropecei em sеu ѕite pοr
    acidentе enquantο procurava Yahoo e еu eѕtou
    feliz quе еu. Ο envio da mensagem é um pouco difeгentе e eu gostavа ԁe ler.
    Εu, por sua vez fazer um сοmentário ѕobre isso no mеu blog
    e apontаr meus visitаnteѕ seu caminho.
    Obrigado.
    My webpage quero um namorado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...